Se por um lado a publicidade online possibilitou às marcas expandir seus pontos de contato com o cliente e o consumidor, por outro lado ela trouxe ao mercado da propaganda o desafio de garantir um ambiente digital seguro aos anunciantes. Práticas adotadas pelas marcas para que seus anúncios estejam vinculados a conteúdos apropriados à sua audiência e adequados à sua estratégia de negócio são chamadas de brand safety.
Tecnologias foram desenvolvidas para evitar que a publicidade de empresas sérias e idôneas seja exibida junto a conteúdo falso, pejorativo, abusivo ou que incite a intolerância, por exemplo. São recursos que até pouco tempo eram restritos a grandes anunciantes. Hoje, muitas marcas que contam com o serviço de uma ad network como a SimpleAds têm acesso a tecnologias e ferramentas que garantem não só o brand safety mas também maior engajamento do público com a publicidade e, consequentemente, com a marca. Vejamos:
Sistema antifraude
No caso da SimpleAds, a maior parte do investimento em tecnologia é voltada à segurança. Por meio de um Ad Server (plataforma que gerencia e entrega publicidade online), é possível entregar ao anunciante:
Outra solução utilizada pela SimpleAds é a Fraudlogix, que identifica padrões do tráfego na web com o objetivo de isolar irregularidades, como usuários falsos, seções de browser inconsistentes, user-agents sem identificação, incompatibilidades em geolocalização, dispositivos de reputação duvidosa, uso de proxy e IPs com origem de dispositivos não humanos.
Engajamento da audiência
A tecnologia hoje aplicada na publicidade digital também está a favor dos formatos dos anúncios. Uma variedade de formatos em diferentes categorias (In-content, Interstitial, Floating e In-app) atende todos os objetivos dos anunciantes. Além disso, para atrair e reter a atenção do usuário, há o cuidado de seguir as boas práticas da propaganda na web. Formatos amigáveis e que priorizam o engajamento do público não dificultam o fechamento da publicidade ou iniciam um vídeo com áudio ativado. Também só exibidos após o carregamento total da página do site.
A proposta é sempre oferecer a melhor experiência para o público, que, inclusive, é segmentado pela DMP (Data Management Plataform) Navegg. Experiência de marca excelente para a audiência certa traz mais impressões, mais cliques, mais engajamento e, consequentemente, mais resultados.
O controle de qualidade dos canais também contribui para melhorar a percepção que o usuário tem da marca. Cada um dos centenas de sites da rede SimpleAds passa pelo crivo de um profissional, que avalia o perfil do conteúdo, a qualidade editorial e a frequência de atualização.
Independentemente do porte do anunciante ou da verba disponível para a publicidade online, o importante é não perder de vista a importância de agregar valor aos anúncios feitos para internet.