Você conhece o conceito de atribuição multicanal? Essa é uma estratégia que visa ajudar a entender como os pontos de contato com o cliente contribuíram para uma conversão.
Por exemplo, imagine que o cliente fez uma compra no site, vindo de uma postagem no Facebook. Agora, imagine que antes disso, ele acessou seu blog, recebeu e abriu e-mails, viu vídeos no YouTube e muito mais. A atribuição multicanal busca definir de forma mais precisa o peso de cada mídia na conversão.
Porém, existe um grande desafio. A jornada do cliente não é linear, tanto em relação ao tempo, como aos pontos de contato. Então, se você quer otimizar as conversões na sua empresa ou agência, continue lendo o post e entenda tudo sobre atribuição multicanal.
Deixando um pouco mais claro as dificuldades de fazer esse trabalho, como mencionamos, o caminho que leva o cliente até a compra é como um fone de ouvido que fica no bolso por muito tempo. Os fios estão totalmente embolados e você precisa gastar um tempo para desembaraçar.
Primeiramente, existe o desafio do impacto do online no offline e vice-versa. É muito difícil medir o quanto um post no Facebook impactou as vendas na loja física, por exemplo. Qualquer empresa que tenha um estabelecimento desses tem esse desafio, mas não é limitado a elas. Se você patrocina um evento físico também precisa pensar nisso.
Além disso, focando no digital, o público não necessariamente usa um dispositivo. Ele pode ver um e-mail no computador no trabalho, postagens nas redes sociais no mobile indo para casa e um vídeo no YouTube no tablet quando chega. É preciso ter o histórico dos clientes em diferentes dispositivos e ter uma estratégia multi-device.
Por fim, existe a atribuição multicanal em si, que é a jornada por múltiplos canais até que a compra seja concluída.
Na prática, o que mais costuma acontecer é uma combinação dos 3 desafios, já que o phygital é uma grande tendência. Ou seja, o cliente tem todos esses pontos de interação com a sua marca, em locais diferentes e dispositivos únicos. Logo, o grande desafio é criar uma experiência do cliente consistente em todos eles.
Afinal, a percepção da sua marca é única para o público-alvo, independente do canal. Logo, uma experiência incrível no Facebook pode ser anulada por uma péssima interação no e-mail, por exemplo. Contudo, é impossível focar a atenção de maneira igual em todos os canais, já que não existe nem tempo nem dinheiro para isso. Esse é o propósito da atribuição multicanal, reconhecer e focar nos que mais importam.
A verdade é que nenhum tipo de atribuição multicanal é 100% perfeito. Todos tem um problema. Ainda assim, existem modelos que podem ajudar:
Você pode estar se perguntando por que ter esse trabalho todo. Você provavelmente já sabe como a mensuração de dados é importante para o marketing, e a atribuição multicanal ajuda a ter uma visão mais clara do que acontece até que seu cliente compre. Com isso, você aproveita diversas vantagens.
O grande objetivo e a grande vantagem desse conceito é que você vai ter relatórios mais precisos. Logo, a sua tomada de decisão vai ser muito mais eficaz. Você vai saber responder com precisão diversas perguntas como:
Além de ter relatórios mais precisos, o processo também é facilitado. Ao invés de ficar quebrando a cabeça decidindo quais são os canais mais importantes, essa informação já é produzida automaticamente.
Um exemplo de como a tomada de decisão é otimizada. Se você sabe quais são os canais mais importantes para conversão, pode focar nesses veículos. No sentido oposto, quando for necessário cortar custos, você também sabe onde não pode mexer.
Pensando no ponto de vista do cliente, você também pode ajudar a otimizar sua experiência. Se você conhece os principais canais, pode investir para garantir que eles sejam cada vez melhores.
Por fim, somando as vantagens anteriores, você tem uma visão única. Isso significa que você consegue construir o caminho de conversão ideal para a sua audiência e para o seu produto. Essa é a melhor forma de ter ações de marketing eficientes.
Como ficou claro, a atribuição multicanal é essencial para qualquer estratégia de marketing. Porém, os modelos mais eficientes também são os mais difíceis de implementar. Por isso, uma empresa especializada na distribuição, estratégia e mensuração de campanhas online em múltiplos formatos e canais pode ajudar muito. É isso que você consegue com a SimpleAds.
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