Com a tecnologia de hoje, os consumidores conseguem encontrar inúmeras informações sobre o produto que desejam. Mesmo prestes a realizarem suas compras, muitos fazem uma pesquisa rápida no celular para terem certeza de que estão fazendo a escolha certa. Por isso, usar campanhas personalizadas pode ser extremamente efetivo na hora de se destacar entre os concorrentes.
A habilidade de atingir o consumidor com um anúncio personalizado no momento ideal é capaz de fazer toda a diferença, pois favorece tanto a conversão quanto a conquista dos clientes da concorrência. Para isso, é preciso que a campanha seja bem planejada e conte com um fornecedor de qualidade.
Ficou interessado em conhecer sobre os materiais personalizados e como usá-los para maximizar seus resultados com o marketing digital? Então, confira o artigo que preparamos especialmente para você!
O primeiro passo em qualquer campanha de marketing é conhecer o público ao qual ela é destinada. Quando se tem um produto que abrange um segmento muito amplo ou uma grande variedade de itens, a tentação de basear as campanhas apenas em alguns dados demográficos, como idade, gênero e poder aquisitivo, é grande.
Entretanto, essa abordagem gera um resultado muito genérico, com baixo engajamento, além de não atingir possíveis clientes que estejam fora do grupo selecionado. Tentar aplicá-la em campanhas personalizadas pode ser desastroso: imagine uma pessoa possivelmente interessada no produto recebendo um anúncio que não se comunica com ela — e, pior, em um momento inconveniente.
Portanto, é importante conhecer profundamente o público-alvo, mas não apenas tratá-lo como um grande bloco. A segmentação do mercado ajuda a trazer um melhor entendimento de seus consumidores e, com isso, a possibilidade de criar campanhas que vão ser bem mais engajadoras e com uma taxa de conversão maior.
Uma maneira de realizar essa segmentação (que é muito útil para tal tipo de campanha) é a clusterização. Ao dividir seu público-alvo em fatias menores, fica mais fácil personalizar as campanhas de acordo com os clusters, tornando-as ainda mais específicas.
Enquanto conhecer o público-alvo permite produzir um conteúdo que se comunique melhor com ele, compreender a jornada de compra e em que estágio o cliente se encontra possibilita que as campanhas personalizadas atinjam o consumidor no momento ideal.
A jornada de compra pode ser entendida como o trajeto que o possível cliente percorre desde o primeiro contato com a sua empresa até o fechamento do negócio. Mas não se trata de um caminho direto, pois a pessoa pode avançar e retroceder algumas vezes antes de realizar a compra.
Assim, do mesmo modo que é possível fechar negócio no primeiro contato com a marca, o cliente pode desistir da compra dentro da loja, com o produto na mão. Ao levar em conta o momento em que o consumidor está em sua jornada e personalizar o anúncio de acordo com isso, porém, você consegue guiá-lo para a decisão correta.
Para tanto, é preciso usar as informações que ele provavelmente está procurando no momento.
Para que suas estratégias de marketing digital funcionem, é importante que elas trabalhem em sincronia. Há vários canais pelos quais o consumidor pode ter acesso à empresa, portanto é preciso que todos comuniquem a mesma mensagem.
Caso seu anúncio mostre uma promoção, mas essa condição especial não se aplique a quando a pessoa chega à loja (seja virtual, seja física), não apenas a compra não será realizada: o cliente ficará com uma má impressão da empresa. Como resultado, haverá a diminuição da eficácia de futuras campanhas.
Essa sincronização se torna mais fácil quando o gerenciamento das campanhas ocorre de maneira centralizada. Assim, evitam-se problemas de comunicação internos que poderiam resultar em casos como o descrito.
Ficou fácil perceber a importância de usar a geolocalização em suas campanhas personalizadas, não é? Conhecendo o cluster que se deseja atingir, o serviço ajuda a inferir em qual momento da jornada de compra o cliente está e impactá-lo com um anúncio personalizado para aquela situação.
Assim, é possível disparar um anúncio de restaurante na hora do almoço para quem está a determinada distância do local. A primeira coisa que muitas pessoas fazem ao sair para o almoço é checar o celular, portanto o material vai atingir seu público na janela de tempo ideal.
Mas essa é apenas uma das vantagens da campanha geolocalizada. Conforme os dados dos clientes são adquiridos, é possível identificar padrões de comportamento que ajudam a aprofundar ainda mais as estratégias de seus anúncios personalizados. Essa ferramenta, chamada geobehavior, permite um retarget preciso, avançando o público na jornada de compra.
Para continuar aprimorando as campanhas e conseguir os melhores resultados, é essencial não apenas prosseguir com a divulgação, mas também avaliar os resultados dos últimos trabalhos realizados. Compreender os dados que essa avaliação proporciona é uma excelente base para melhorar suas estratégias.
Existem métricas usadas para analisar esses dados — algumas são mais gerais, como visitantes e retenção, já outras são específicas, como o GRP (Gross Rating Points) e o TRP (Target Rating Point). Verificando-as, você consegue encontrar os pontos fortes e fracos da campanha, bem como qual parte do público está reagindo melhor à estratégia.
Essas informações podem ser aplicadas para otimizar todos os pontos apresentados no marketing e mesmo em outros setores do negócio. A abordagem data driven é umas das tendências mais importantes do marketing digital hoje e vai continuar crescendo em um futuro próximo.
Como podemos ver, as campanhas personalizadas se utilizam das tecnologias existentes para maximizar a eficácia e o engajamento dos anúncios. Além disso, os dados que a análise de seus resultados proporcionam podem ser usados para aprimorar ainda mais a divulgação, gerando um ciclo virtuoso que só traz vantagens para o negócio.
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