A comunicação é uma das principais ferramentas para melhorar os resultados de um negócio. Bem aplicada, pode aumentar a abrangência da marca, fortalecer a imagem institucional, ganhar mercado e aumentar a base de clientes. Porém, muitas empresas erram por não contar com um planejamento de mídia.
Afinal, para atingir seus objetivos, as empresas precisam definir as melhores estratégias e ações. Sem um planejamento bem construído, é quase certo que elas escolherão os piores caminhos e não conseguirão alcançar o resultado esperado. Isso significa perder tempo e dinheiro — e ninguém quer isso.
Agora que você já sabe a importância de contar com um bom planejamento de mídia, que tal aprender o que fazer para otimizar as estratégias de marketing? É só acompanhar os próximos parágrafos!
Qualquer empresa gostaria de atingir todo mundo. Porém, isso não é possível. As pessoas possuem interesses, hábitos e comportamentos distintos, logo não há como construir uma estratégia de comunicação que seja eficiente com todos os públicos. Por isso, é preciso identificar com quem falar.
Procure conhecer quem é o seu público-alvo, como ele se comporta, quais os seus interesses, o tipo de conteúdo que costuma consumir e o que ele espera de você. Com isso, ficará muito mais fácil definir suas estratégias de comunicação.
Existem diversos canais que podem ser explorados: mídias sociais, sites e blogs, redes de televisão, revistas etc. Ao conhecer o seu público, você saberá quais meios de comunicação ele tende a consumir e, assim, poderá escolher melhor em quais investir seus recursos e ter maior taxa de retorno.
Os vídeos, por exemplo, vêm ganhando cada vez mais espaço na internet. De acordo com uma pesquisa da Cisco, 82% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos, o que demonstra a importância dessa mídia para a web.
Outro recurso interessante é o Rich Media: anúncios com recursos avançados de vídeo, áudio ou outros elementos. Esse modelo de divulgação permite que as pessoas interajam e se envolvam com os conteúdos criados.
Para ser eficiente, o planejamento de mídia deve recorrer a um conteúdo de qualidade — independentemente de qual meio de comunicação for. É justamente essa qualidade que chamará a atenção do seu público e o fará lembrar da sua marca. Conteúdos ruins tendem a ser relegados e se tornam ineficientes.
Porém, além da qualidade, é importante investir em conteúdos adaptáveis. Elaborou um artigo para blog, então que tal adaptar essa informação para um vídeo também? Assim consegue contar com dois materiais sem necessitar de uma força de trabalho muito grande.
Construir estratégias, elaborar conteúdos e contratar mídia depende do orçamento que a empresa tem disponível. Por isso, na hora de criar um planejamento, é de grande importância determinar o quanto pode gastar com essas ações.
Assim, será mais fácil orientar o trabalho e contratar os canais que melhor se encaixem no seu bolso.
Pronto! Agora você já sabe o que fazer para construir um planejamento de mídia eficiente e, assim, otimizar as ações de marketing. Então, mãos à obra!
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