A divulgação de uma empresa é bastante importante para que ela possa se desenvolver no mercado. Não importa se trabalhará a imagem institucional, a marca, os produtos, os serviços: o essencial é que as informações cheguem até as pessoas. Mas, para que esse processo seja eficiente, é preciso analisá-lo e melhorá-lo. O que só é possível com a elaboração de um relatório de marketing digital.
Afinal, ao desenvolver uma campanha — para atrair novos clientes, aumentar visibilidade, gerar conversões —, é necessário criar uma estruturação eficiente, de modo a atingir o público desejado. O sucesso, porém, depende de vários fatores que devem ser otimizados a cada nova ação. E para saber o que funciona ou não, é preciso analisar e entender os resultados alcançados.
Agora que você já entendeu o que é relatório de marketing digital e também a sua importância, que tal aprender como produzir esse documento? Nos próximos parágrafos, apresentamos as principais métricas a serem analisadas. Confira!
Quando se trata de campanhas online, com a produção de anúncios para site, buscadores e mídias sociais têm um papel bastante importante. O Click Through Rate, ou simplesmente CTR, é a métrica usada para analisar o desempenho dessas propagandas e verificar se vale a pena continuar apostando em determinada formatação ou estratégia.
Ao analisar esse índice, você conseguirá entender se as palavras-chave escolhidas são eficientes ou não. Ou seja, se a sua taxa de clique for baixa em relação ao número de impressões no anúncio, então o seu custo será mais elevado e não vai gerar tanto resultado. O cálculo do CTR pode ser feito pela seguinte equação:
CTR = número de cliques / número de visualizações.
Provavelmente, essa é uma das métricas mais usadas no marketing digital. O Retorno sobre Investimento (ROI) determina se as campanhas online estão gerando lucros para a empresa ou se representam apenas gastos. Com esse resultado, é possível compreender se o seu investimento vale a pena e se está alcançando os resultados planejados.
O cálculo do ROI também é simples e pode ser feito pela seguinte fórmula matemática:
ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.
Essa métrica, assim como o ROI, busca entender o retorno dos investimentos feitos pela empresa no marketing digital. Mas a Taxa de Conversão, em específico, faz essa relação em comparação às vendas do seu negócio. Assim, indicará quais são os aspectos do seu site e as ações de atração que estão dando resultados ou não e o que deve ser melhorado.
A fórmula para calcular a Taxa de Conversão é:
Taxa de Conversão = conversões / visitantes x 100.
Da nossa lista, essa é a única métrica para a qual você não precisará fazer nenhuma conta, pois os próprios serviços de análise de site já entregam o índice calculado. A Taxa de Rejeição, de modo geral, mostra o percentual de sessões em uma página. Isso quer dizer que ela determina a quantidade de pessoas que saiu do seu site logo na capa e não interagiu com o conteúdo.
Dessa forma, a métrica ajuda a mostrar possíveis problemas com o material produzido para o site ou com aspectos estruturais das páginas, como usabilidade ou disposição de cada elemento. Portanto, caso seu domínio tenha alta Taxa de Rejeição, é sinal de que alguma coisa precisa ser alterada.
Existem diversas métricas que podem ser analisadas no relatório de marketing digital, mas nem todas conseguem fornecer dados valiosos para a melhoria das suas ações e campanhas. Por isso, determine quais aspectos devem ser avaliados conforme a realidade do negócio — e os indicadores apresentados acima são boas opções para isso.
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