O ano virou e é hora de iniciar o seu planejamento para 2019, definindo metas e objetivos. Outro ponto importante, porém, é escolher quais estratégias seguir para conseguir alcançar os bons resultados que você estabeleceu como ideais para o sucesso do seu negócio.
Portanto, é fundamental conhecer quais as tendências da publicidade digital e as características de cada uma para saber exatamente qual pode ser a melhor para a sua empresa.
Fique tranquilo, estamos aqui para resolver esse problema para você. Neste artigo, vamos abordar a relevância que a publicidade na internet ainda terá nos próximos anos, quais as novas tendências dela e como escolher a que melhor se encaixa ao seu modelo de negócio. Confira!
O mercado da publicidade segue em constante mudança com os novos canais de comunicação que surgem ou se desenvolvem rapidamente. A publicidade na internet, por exemplo, era vista com muita desconfiança pelo mercado até pouco tempo atrás. Porém, nos últimos anos, começou a receber mais investimentos e já é uma realidade para a maioria das empresas brasileiras.
De acordo com pesquisa divulgada pela IAB Brasil, o investimento em publicidade digital no país foi de 14,8 milhões de reais em 2017. E a previsão para 2018 era de mais crescimento. As empresas começaram a perceber, por exemplo, as vantagens de se anunciar na internet, como o controle imediato dos dados ou mesmo o impacto real em cada consumidor, além, é claro, de realizar campanhas mais eficientes por conhecer cada vez mais detalhes de cada usuário.
Apesar da previsão de crescimento para a publicidade na internet nos próximos anos, é sempre importante estar atento às principais tendências do mercado para não ficar para trás quando se pensa em impactar os consumidores. Por isso, listamos cinco importantes ações que devem fazer bastante sucesso em 2019.
O consumidor exige cada vez mais rapidez e eficiência das empresas. Ninguém mais tem paciência para propagandas longas ou grandes textos. O importante é impactar o usuário o mais rápido possível, transmitir a mensagem da maneira mais direta e sem enrolação.
Com o seu anúncio em formato de vídeo, você vai ter um diferencial em relação aos seus concorrentes, já que é uma estratégia mais cara e, portanto, mais difícil de se colocar em prática. O investimento, porém, pode compensar se feito da maneira correta e para o público-alvo adequado.
Pode parecer algo muito distante da nossa realidade, porém, não é. A inteligência artificial, cada vez mais, já faz parte do nosso mundo. Na publicidade não é diferente. Sistemas de busca ou seleção de anúncios em redes sociais, ações muito comuns para quem utiliza a internet, já empregam IA para realizar um trabalho mais eficiente.
Para personalizar cada vez mais os anúncios, por exemplo, as ferramentas aplicam inteligência artificial e identificam qual usuário é mais provável de ser impactado de maneira mais eficiente e quais não devem ter qualquer tipo de retorno. Com tantas informações disponíveis, esse tipo de ação vai se tornar ainda mais comum na publicidade digital.
Quem nunca entrou, por exemplo, em um site de notícias e, após chegar ao fim da página, se deparou com uma série de notícias sobre conteúdos do seu interesse, mas que não pertenciam ao site acessado? Isso se chama Native Ads, também conhecido como publicidade nativa.
A ideia desse tipo de ação é chamar mais a atenção do consumidor, sem “assustá-lo”. Ou seja, ao invés de um banner com um anúncio tradicional da sua marca, você tenta capturar o clique do usuário por meio de um anúncio em um formato de notícia, como se fizesse parte daquele portal, tentando tornar a propaganda mais “natural” para não incomodar o usuário.
A ideia por vezes se confunde com a tendência citada acima, a Native Ads, mas trata-se de duas coisas diferentes. Branded content é a técnica em que o conteúdo é desenvolvido pela marca, mas não é uma propaganda.
Uma agência de marketing que dá dicas sobre o assunto (explicando termos, métricas e técnicas do segmento, por exemplo) é um caso de branded content, bem como um e-commerce de produtos de beleza que tem um blog para falar de assuntos relacionados a cuidados com a pele e afins. Aqui, o objetivo é dar conteúdo de qualidade a sua persona.
Os investimentos, aos poucos, vão migrando da televisão e outras formas de mídias mais tradicionais para a publicidade digital. Dessa forma, é cada vez mais provável que novas ferramentas encontrem maneiras de oferecer diferentes espaços de comunicação para atrair mais anunciantes.
Uma tendência que promete ganhar espaço nos próximos meses é o anúncio em lives em redes sociais. Os números não enganam: os usuários passam três vezes mais tempo assistindo vídeos ao vivo do que gravados. Ou seja, ao adicionar a possibilidade de anúncio em lives, na teoria, a chance de impactar os usuários com uma comunicação mais eficiente é maior.
As informações não param de chegar nunca. Cada vez mais é possível encontrar dados sobre todos os usuários: comportamento, localização, desejos, frustrações, enfim, tudo o que é necessário para criar um perfil mais preciso de cada um dos seus consumidores.
Dessa forma, você consegue produzir conteúdos mais eficientes e que afetam diretamente a vida do seu cliente. Não basta apenas ser criativo, também é preciso ser inteligente e, com tantos dados disponíveis, é fundamental utilizá-los para se planejar melhor, conseguir realizar ações mais assertivas e produzir anúncios mais impactantes em seu cliente.
Também é importante destacar, porém, que não é porque alguma estratégia é uma tendência no mercado ou está sendo utilizada pelos seus concorrentes, que você precisa adotar para o seu modelo de negócio. É necessário conhecer exatamente quais são os desejos e objetivos dos seus consumidores para definir se determinada estratégia pode funcionar ou não.
Antes de tomar qualquer decisão nesse sentido, é fundamental realizar um estudo para entender a viabilidade de cada estratégia para o seu negócio. Às vezes, determinada ferramenta pode funcionar muito bem para uma empresa, mas não se encaixa ao seu negócio e pode acabar atrapalhando as suas metas e objetivos.
Neste artigo, destacamos como a publicidade na internet vai continuar em alta nos próximos anos e como os números relacionados ao investimento na área não param de crescer no Brasil. Além disso, apontamos as principais tendências para a publicidade digital em 2019 e como ela pode se encaixar ao seu planejamento e ajudar a alcançar as suas metas.
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