A compreensão acerca das redes sociais já não é mais um mistério para o marketing, e isso ficou claro conforme apareceram diversas soluções e cursos que envolvem o universo dessas plataformas no mercado.
O destaque das redes sociais no mundo do marketing foi tão grande que não demorou para que os próprios desenvolvedores desses apps percebessem o potencial publicitário de suas plataformas.
Foi uma questão de pouquíssimo tempo até que os analytics surgissem dentro dos aplicativos, permitindo que o usuário pudesse interpretar a performance de seu conteúdo com mais detalhes, e por conta própria.
Com o YouTube, não foi diferente. Assim como as demais plataformas, se você usa o YouTube para seu negócio, você precisa saber ler suas métricas – e é aqui que a gente entra.
Seja lá qual for seu propósito com o seu canal do YouTube, seja monetizar seus vídeos, ou usá-lo como canal de marketing, você pode contar com este guia completo sobre o YouTube Analytics. Continue a leitura e confira!
Como mencionado nos parágrafos anteriores, o YouTube Analytics é uma ferramenta de métricas digitais, disponibilizada pela própria plataforma. Ela ajuda o usuário a monitorar o desempenho de seus vídeos e de seu canal.
A ferramenta também mostra relatórios atualizados diariamente com os dados fornecidos pela navegação de seu público-alvo. Dados como origem de tráfego, informações demográficas da audiência, número de inscritos, tempo de visualização dos vídeos, comentários, compartilhamentos, entre outros.
Siga o passo a passo a seguir para saber onde você pode acessar o seu painel de métricas. Não feche esta aba quando você conseguir abri-lo! Pois nós vamos te acompanhar na leitura de cada tela e métrica. 😉 Segue a leitura!
A primeira tela mostra a Visão Geral de seus dados. Ela disponibiliza informações como tempo de exibição, duração média da visualização, número de visualizações, etc. No próprio menu do lado esquerdo, você pode acessar cada um desses itens separadamente para maiores detalhes.
Assim que você acessar esse painel, dados relativos a todo o seu canal estarão à mostra. Para analisar um vídeo específico, ou uma playlist, basta utilizar o campo de pesquisa.
À direita desse campo, você também pode especificar um período de tempo, como “últimos 7 dias”, “trimestre”, “este ano” e outros!
Quando você escolhe analisar uma playlist, o YouTube Analytics mostrará os dados relativos aos acessos dessa mesma playlist, desconsiderando os acessos individuais de cada vídeo. Não misture os números!
É muito comum que o usuário interprete essa análise da playlist de vídeos de maneira equivocada. Em uma analogia simples, é como se você pedisse a um garçom uma xícara de café. Você recebe essa xícara, só que sem o café dentro. A situação parece ser enganosa por ter sido levada ao pé da letra em um contexto social. Porém, para o algoritmo, é isso mesmo o que você pediu.
Imagine conosco que você tem um canal de artes no YouTube, onde você grava reviews de produtos, processo criativo de pinturas e até mesmo uns vlogs pessoais. Cada uma das categorias de vídeo estão inseridas em playlists relativas aos respectivos temas. Eis que você tem um vídeo intitulado “Como pintar com tinta à óleo” na playlist de “Tutoriais de Pintura”.
Caso esse vídeo tenha sido exibido individualmente em um blog, ou tenha recebido vários acessos por meio do campo de pesquisa no YouTube, isso não significa que os dados gerados por essas visualizações causarão impacto nos dados da sua playlist “Tutoriais de Pintura”! Ou seja, quando você for analisar uma playlist, os valores apresentados serão referentes apenas à playlist em si, e não à soma dos vídeos que fazem parte dela.
Então, como analisar todos os vídeos de uma playlist, independente da origem de acessos individuais? Para isso, é necessário que você crie um grupo no painel. Você pode fazer isso clicando em Grupos na parte superior da tela e, em seguida, acessar a opção Criar grupos de vídeos.
Como a gente mencionou anteriormente, a melhor base de referência possível de parâmetros para você são seus próprios vídeos. Então, recomendamos que você faça bastante uso da ferramenta Comparação, localizada na parte superior da tela. Assim, você pode colocar dados de vídeos, playlists, ou até mesmo grupos lado a lado para facilitar sua leitura e ajudar a tirar suas próprias conclusões.
Como você pode perceber, são muitos os dados disponíveis. Para deixar tudo ainda mais claro, vamos nos basear em algumas perguntas-chave para entendermos mais adequadamente o que cada seção do YouTube Analytics significa.
O desempenho de seu canal pode ser medido através do progresso do tempo de exibição, número de visualizações e pela quantidade de inscritos. Aqui vão suas descrições!
O tempo de exibição é uma das métricas de desempenho mais importantes do YouTube. Ela mostra o interesse pelo conteúdo e o tempo que o público dedica a consumi-lo.
Essa métrica é mostrada em minutos, e você pode fazer uma análise conjunta com a retenção de público. A porcentagem dessa retenção é exibida de duas maneiras: absoluta e relativa. A seguir, explicaremos um pouco sobre a diferença entre uma e a outra.
A retenção absoluta diz respeito unicamente ao vídeo escolhido para análise. Nessa tela, você pode ver a mídia e o gráfico que mostra o desempenho ao longo do tempo.
A porcentagem média é muito afetada pela duração do vídeo. Vídeos mais curtos, com menos de 2 minutos, provavelmente terão uma média maior – suponhamos 80%. Vídeos longos, com 30 minutos de duração, podem chegar apenas a 40%. Lembre-se disso ao comparar essas produções de duração muito diferentes!
Essa tela também pode te proporcionar ótimas indicações de desempenho. Vale a pena se atentar à curva desse gráfico, principalmente nos primeiros 15 segundos. Se a descida for muito brusca, isso pode ser um indicativo de que você não está conseguindo convencer seu espectador a continuar assistindo seus vídeos, e que talvez seja a hora de buscar uma nova estratégia para seu roteiro.
Analise suas introduções e reveja seu conteúdo! Elas são interessantes? Deixam claro sobre qual é o conteúdo do vídeo? Mas além de seu roteiro, repense também sobre sua thumbnail – aquela imagem em destaque que fica como “capa” do vídeo. Grandes perdas de retenção também podem se dar pelas thumbnails enganosas. Caso a curva do gráfico volte a subir, quer dizer que aquele trecho gerou maior interesse, podendo indicar que parte de seu público chegou até a voltar naquele ponto do vídeo. Volte você também! Tente entender o que foi que agradou seus espectadores nesse ponto. Crie hipóteses e trabalhe com elas! Busque repetir esse mesmo efeito nos próximos vídeos, e você terá sua própria receita de sucesso.
A retenção relativa é uma forma de comparar seu vídeo com todos os outros do YouTube, de mesma duração, independentemente do tema.
Apesar de ser um recurso super interessante, tome nota: cuidado ao se basear nesses dados. Esse é um bom modo de ter uma noção mais generalizada, mas certas especificidades do seu conteúdo podem te levar a tirar conclusões precipitadas, inclusive equivocadas.
O número de visualizações é talvez a métrica mais evidente no YouTube. Muita gente acredita que é o fator determinante para o sucesso de um vídeo ou canal.
Porém, em alguns casos, o número de visualizações pode representar uma métrica de vaidade, ou seja, um dado que impressiona se avaliado fora de qualquer contexto, mas não necessariamente traz um resultado na prática.
Por exemplo: vamos supor que aquele seu vídeo ensinando a fazer pintura à óleo tenha sido mencionado ocasionalmente no Twitter por algum influenciador digital na rede. Por causa disso, nesse dia específico, ele teve um número de acessos dez vezes maior em comparação ao restante dos seus vídeos tutoriais.
Apesar do grande número de visualizações, a retenção foi péssima, uma vez que a maioria dos espectadores apenas clicou no link por pura curiosidade, assistiu alguns segundos e, depois de perceber que o assunto não lhe interessava de todo, fechou o vídeo.
Nos próximos dias, tudo volta ao normal. Seu canal não teve um grande crescimento no número de inscritos, não teve mais acessos em outros conteúdos, tampouco maior engajamento. Nesse caso, um grande número de visualizações pode não ter gerado benefício algum para você.
Enquanto isso, um outro canal de artes divulgou o próprio vídeo de como fazer pinturas à óleo em um grupo específico no Facebook, com a verdadeira audiência interessada nesse assunto.
Esse vídeo concorrente, comparado ao seu, teve menos de 10% de visualizações, mas se beneficiou muito mais do seleto grupo que ele conseguiu alcançar, pois ele ganhou inscritos e mais possibilidades de engajamento.
A quantidade de inscritos é um termômetro muito importante para avaliar o crescimento de seu canal. Inscritos podem assistir até duas vezes mais seu conteúdo, e ajudam muito na contagem de visualizações iniciais quando você publica algo novo, já que eles recebem as notificações de seus uploads – graças ao “sininho”!
O desempenho de um vídeo nas primeiras horas pode determinar o sucesso em relação ao ranqueamento. Assim, esses espectadores que optaram por te seguir ajudarão a melhorar seus números de maneira expressiva.
Você pode avaliar a quantidade de inscrições obtidas por cada vídeo, assim como a quantidade de inscrições perdidas. Faça uma análise de quais são os vídeos que mais ganharam inscritos, e os que mais causam cancelamentos de inscrições. Novamente: formule hipóteses para esses comportamentos, e trabalhe baseado nelas!
Você pode testar novos modos de incentivar seus espectadores a se inscrever, seja por meio de CTAs em diferentes trechos do vídeo, incluindo letreiros, ou até mesmo convites na seção de comentários – é ainda mais efetivo se você deixar esses comentários fixados no topo da lista. Acompanhe os resultados pelo Analytics e veja o que mais funciona para você!
Entender os dados demográficos de seu canal te ajudará a criar melhores conteúdos para o seu público. Para ver esses dados, vá em Informações Demográficas no menu lateral esquerdo do YouTube Analytics. Ali, você saberá qual a porcentagem de seu público é masculina ou feminina, as faixas etárias mais presentes, além da localização por país.
Vamos supor que seu canal de artes tenha um público 75% feminino. Se você acredita que seu conteúdo é de grande valor igualmente para homens e mulheres, você pode tentar encontrar a causa dessa diferença de gêneros dentre os espectadores.
Será que é a identidade visual? Descrição e linguagem textual? Ou é a identificação com quem apresenta?
Levando esses questionamentos em consideração, você precisa implementar mudanças promissoras que visam atrair mais usuários para seu canal, seja mudar a estratégia e tentar chamar a atenção de mais homens, ou focar totalmente no público feminino.
O mesmo vale para a análise da idade do espectador. Sabendo exatamente qual é a faixa etária predominante entre todos que assistem seus vídeos, você pode se certificar se a linguagem utilizada (tanto no modo de apresentar, como no modo de estilo de edição) faz sentido para seu público e, assim, fazer os ajustes se necessário.
É muito importante que você investigue os dados sobre dispositivos também!
Sabemos que o consumo de vídeo em smartphones tem aumentado drasticamente nos últimos anos, e que essa é uma tendência que deve se manter… mas existem diferenças no comportamento de quem assiste vídeos pelo celular ou pelo computador (seja desktop, ou notebook).
Vídeos mais longos, ou que demandam maior imersão, como tutoriais de softwares, por exemplo, têm mais chances de serem visualizados em computadores, já que os usuários se beneficiam de uma tela maior e de um ambiente mais controlado e, provavelmente, mais silencioso.
Voltando ao nosso cenário hipotético: vamos supor que você percebeu que o acesso através de smartphones e tablets supera o acesso via computadores. Com esses dados, você pode se perguntar: será que os espectadores assistem os vídeos enquanto tentam replicar a pintura, com o celular ao lado do cavalete?
Se sim, isso pode indicar que você deve dar mais atenção ao tamanho da informação de letterings e elementos visuais, graças à diferença de tamanho das telas. O mesmo vale para o áudio!
Se as pessoas assistem os vídeos enquanto fazem a pintura em um ambiente com muito ruído, você pode pensar em descartar trilhas de fundo e priorizar um áudio bem limpo, com o mínimo de interferências possível.
Informações sobre a origem do tráfego te mostram como seus espectadores chegaram até você.
Se ao analisar esses dados você constatar que grande parte de seu público vem de vídeos sugeridos, da barra de pesquisa do YouTube, e de recursos de navegação, o YouTube Analytics pode te indicar que você tem feito um ótimo trabalho de SEO, afinal, o público tem encontrado seu conteúdo de forma orgânica.
Caso você perceba que a maior parte vem de origem externa, vale investigar quais são os sites que geram esse tráfego para você. Se você encontrar algum blog, ou página específica, talvez seja o caso de entrar em contato e tentar elaborar parcerias mais concretas, ou partir para as collabs para potencializar as visualizações.
Avaliar quais são as buscas mais populares no YouTube e Google que levam a seu canal também é uma ótima maneira de entender melhor seu público e o que ele procura. Para isso, após clicar em Origem de tráfego no menu lateral esquerdo, vá em Pesquisa do Youtube na seção que aparece abaixo do gráfico.
Voltando ao nosso exemplo, se você percebeu que a maior parte das buscas têm relação a tutoriais de aquarela, pode ser uma ótima ideia focar um pouco mais nesse tipo de conteúdo artístico.
Para finalizar, podemos avaliar as ações dos espectadores com o YouTube Analytics, ou seja, o engajamento.
Um ótimo modo de perceber se seu conteúdo está agrando é reparar nas taxas de curtidas, apresentadas como gostam e não gostam.
Os usuários podem positivar ou negativar seu conteúdo e, assim como outros tipos de métricas, é bom tomar cuidado com o que esses números representam.
Naturalmente, é esperado que a grande maioria dos espectadores marque seu vídeo como positivo. Isso ajuda os outros usuários a perceberem se vale a pena ou não assistir seu conteúdo. Porém, nem sempre ser marcado como negativo indica um problema com a sua produção.
Por exemplo: você posta um vídeo comentando uma reportagem sobre o roubo de uma obra de arte que vale cerca de US$300.000. Esse vídeo recebeu inúmeros votos negativos, e sabemos que isso te preocupa! Mas a intenção da sua audiência aqui é de, na verdade, demonstrar desaprovação aos atos documentados.
Até por isso há indicadores fortes de que votos negativos não atrapalham necessariamente no ranqueamento de um vídeo e, em alguns casos, podem até ajudar, já que eles são apenas indicativos de interação do público, ou seja: aumenta o nível de engajamento. Como esses casos costumam ser exceções, recomendamos que você produza conteúdos que levem os usuários a marcarem seus vídeos como gostei – por obséquio, não se aventure a não ser que você tenha uma estratégia extremamente clara!
Os comentários são outra métrica de engajamento importantíssima.
Além de ajudar a ranquear os vídeos, você pode aprender quem é o seu público, o que ele gosta e etc diretamente com ele! Então, sempre é bom estimular seus espectadores a comentar no vídeo.
Para que isso seja possível, você pode incluir em seu roteiro alguma fala pedindo para o público comentar, como uma pergunta bem específica. “O que você achou disso?” ou “o que vocês gostariam de me ver falar?” são algumas perguntas que engajam a atitude do público.
Fazendo testes como este, e acompanhando as métricas pelo YouTube Analytics, garantimos que você terá uma ótima ideia do que funciona ou não com sua audiência. Portanto, lembre-se: não deixe de estimular o diálogo nos comentários!
Analisar a quantidade de compartilhamentos pode te ajudar a definir qual tipo de conteúdo é ideal, caso você queira expandir o alcance de seu canal.
Nessa seção do YouTube Analytics, você também pode ver quais são os locais onde seus vídeos foram mais compartilhados e usar isso ao seu favor. Como por exemplo:
Se você ver que seus vídeos são muito compartilhados no Facebook, talvez seja uma boa ideia melhorar ainda mais sua presença nessa rede e tentar trabalhar uma estratégia interligando as plataformas. Use o marketing de social media ao seu favor!
Foi mais fácil do que você imaginava, né? Pois é, as métricas do YouTube Analytics são uma das mais simples de se interpretar, só é preciso saber o que ela significa. Assim, ficará mais fácil de você conseguir formular suas hipóteses e ir testando novas estratégias para o seu canal!
Se você gostou desse conteúdo, dê uma olhada nas nossas redes sociais! Vira e mexe, nós postamos curiosidades sobre empreendedorismo, tutoriais de marketing digital e comentários sobre o mercado de publicidade!