O que é Search Engine Marketing (SEM)?
Search Engine Marketing é um método que consiste em servir anúncios nas seções patrocinadas de buscadores online como o Google, Bing e Yahoo!.
Por se tratar de um método que serve anúncios baseando-se nas palavras-chave inseridas pelos próprios usuários (e potenciais clientes), este método possui um dos melhores custos-benefícios para alcançar o seu público-alvo no momento em que ele está pronto para comprar ou converter.
As pesquisas mostram que cerca de 90% das pesquisas online são conduzidas por pessoas as quais estão no fim do processo de compra.
Explicando o Search Ads 360
O Search Ads 360 (antigo DoubleClick Search) é a plataforma de gerenciamento de pesquisa corporativa do Google, em comparação com a ferramenta gratuita do Google AdWords. O SA360 possui um conjunto de ferramentas para ajudar os profissionais de marketing a levar o desempenho de suas campanhas de search a um patamar mais elevado. O SA360 economiza tempo, reduz a complexidade e fornece recursos avançados de medição e otimização que ajudarão a impulsionar o desempenho de seus negócios através dos principais mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.).
Vantagens em usar o SA360
HUB de contas
de mecanismo
O SA360 permite o gerenciamento de várias contas de diversos mecanismos de busca, ao contrário do Google Ads, que só permite o gerenciamento de uma conta por vez e ainda apenas na rede de pesquisa do Google. Através do SA360, os anunciantes podem otimizar e gerar relatórios em contas do Google Ads, Microsoft Ads (Bing), Yahoo, Baidu, entre outras, tudo em único lugar. Isso permite medições precisas e otimização de forma direta em grande escala sobre várias contas de diversas redes.
Conversões de
Floodlight
O SA360 permite o registro de conversões de Floodlight (as mesmas usadas pelo DV360), dando uma visibilidade do caminho até a conversão passando por Display, Search e até mesmo Social, eliminando assim o risco de duplicação das mesmas.
O uso de tags de Floodlight também permite o compartilhamento de listas de audiência entre o DV360 e o SA360, em diversas contas de mecanismo, o que não é possível utilizando apenas o Google Ads.
Automação
de Bids
Uma das maiores vantagens do SA360 é a ferramenta de gerenciamento de bids, que dispõe de um complexo algoritmo que busca alcançar as metas propostas (conversões, cliques, impressões, etc). Essas ferramentas possibilitam ajustes baseados em localização, dispositivo e remarketing dentro de uma única bid strategy. O SA360 é capaz de otimizar 4x mais que o Google Ads, essa ferramenta acelera o trabalho, sempre orientado aos objetivos de negócio, e ainda possibilita otimizações baseadas em dados que escala o processo muito além de uma operação humana.
Gerenciamento de relatórios
consolidados e mais rápidos
Invista mais tempo em ações estratégicas em níveis de gerenciamento mais altos com regras automatizadas de controle, desde ativações de campanhas e aplicação de labels de palavras-chave até alertas de anomalias de desempenho a aplicações de estratégias de lance.
Em termos de ferramentas de relatórios, o SA360 também supera o Google Ads. O SA360 é capaz de criar relatórios executivos visualmente mais interessantes, afim de proporcionar uma visão concisa e clara do desempenho de todo o escopo do anunciante em um formato de fácil compartilhamento.
Gerenciamento de
Inventário
Seja o negócio do anunciante relacionado a e-commerce ou não, o SA360 é capaz de criar campanhas de pesquisa extremamente escaláveis usando a ferramenta aprimorada de gerenciamento de inventário. Simplesmente conectando o feed do anunciante ao SA360. Com um conjunto de templates e funções disponíveis é possível criar campanhas diversificadas em grande escala, com atributos dinâmicos do anunciante os quais poderão levar a mensagem mais relevante ao usuário final. Esta função não está disponível no Google Ads.
Business
Data
Com o SA360 é possível usar dados completamente específicos do negócio do anunciante para o gerenciamento, automação e otimização de suas campanhas. Essa função permite segmentar relatórios entre várias contas da forma que for mais adequada ao negócio do seu anunciante. Por exemplo, se o seu anunciante possui uma rede de hotéis é possível customizar tabelas de business data com informações como, por exemplo, localização e qualificação dos hotéis, serviços prestados, entre outros.
Integração e
atribuição
SA360 é uma parte do amplo escopo de ferramentas do Google, que inclui o DV360, Campaign Manager, Data Studio, entre outros, o que permite que a atribuição e os relatórios sejam levados a um patamar mais elevado de integração. O SA360 se integra continuamente ao DV360 e às ferramentas de medições do Campaign Manager, proporcionando assim uma visão extensiva e detalhada dos seus dados, o que pode ser usado para a tomada de decisões de alocação de recursos nos canais corretos.
Por que usar SEM?
SEM atrai a atenção do target no momento certo
Servir anúncios para usuários que estão buscando palavras-chave relevantes para o seu negócio significa que o seu conteúdo publicitário será servido para um público altamente engajado que está buscando por ofertas como a sua, por um baixo custo.
Fácil, flexível e rápida implementação
Configurar ou alterar campanhas, grupos de anúncio, palavras-chave e anúncios é rápido e sem complicações. Isso facilita com que a mensagem levada ao seu cliente esteja sempre relevante e atualizada.
Medições precisas e granulares
Com os recursos fornecidos pelas contas de mecanismo e as ferramentas utilizadas pela SimpleAds, é possível registrar e medir conversões e saber exatamente a qual palavra-chave, anúncio, grupo, etc. cada conversão foi atribuída.
Isso permite uma alocação de recursos nos elementos que geram valor à sua estratégia de negócios, seja qual for o objetivo da sua empresa.
SEM ajuda no conhecimento da sua marca
SEM não só ajuda a gerar tráfego qualificado para as páginas do seu negócio como também auxilia no conhecimento da sua marca. Quanto mais alta a posição do seu produto ou serviço nos mecanismos de busca, maior a probabilidade dos consumidores visitarem a sua página, darem preferência e até mesmo recomendarem os seus serviços.