Uma empresa que não investe em conteúdo para anúncio não vai muito longe. Afinal, os anúncios são os responsáveis não apenas por apresentar sua empresa ao público, mas também por converter esse público em clientes e, posteriormente, fidelizá-los.
Mas, para que isso aconteça, é necessário que o anúncio seja feito da maneira correta, e com o melhor conteúdo. Para ajudar você nessa tarefa, separamos sete práticas para definir o melhor conteúdo para os seus anúncios! Boa leitura!
Para capturar a atenção do seu público-alvo, é preciso um texto conciso e impactante. A capacidade de atenção das pessoas está cada vez menor, então é importante que o conteúdo do anúncio contenha informações sucintas e essenciais da campanha.
Dessa forma, faça com que cada palavra conte. Escolha aquelas que causem maior impacto no público-alvo, assim como gatilhos e palavras com apelo visual, como números e estatísticas. Nos poucos segundos que você tem para fazer a conversão, um numeral aparecerá em destaque.
Por fim, por mais breve que seja o texto, não deixe de incluir um CTA (call to action) claro. Ou seja, faça o convite à elaboração de uma ação simples para a pessoa que está lendo o anúncio. Independentemente de qual ação (se inscrever, conferir, baixar um material), deixe-a bem explícita ao final do texto, de modo a direcionar o cliente às ações que terão um impacto nos resultados da campanha.
Já está mais que comprovado que as imagens aumentam a taxa de cliques e conversões dos anúncios. Por isso, é importante que elas fiquem bem em qualquer formato que o anúncio possa aparecer: seja em smartphones, tablets, notebooks. Tanto redes sociais quanto dispositivos mobile têm um padrão diferente de imagem; então, na hora da escolha, é necessário levar isso em consideração.
Do mesmo jeito que o texto, as imagens do anúncio também devem ser, meticulosamente, escolhidas. Não adianta escolher apenas uma imagem bonita ou interessante. Ela deve estar alinhada com o objetivo da campanha e ser capaz de comunicar isso para o público-alvo.
A imagem é uma parte importante do conteúdo para anúncio: do mesmo jeito que é capaz de atrair potenciais clientes, pode ter um efeito contrário. Preste bem atenção para ter certeza de que a mensagem que a imagem passa é exatamente aquela que foi planejada. Uma imagem escolhida com pressa pode conter um significado desagradável, que passou despercebido, e arruinar o anúncio junto ao seu público-alvo!
Falamos da necessidade de alinhado com a campanha, tanto em relação ao texto quanto à imagem. Muitas vezes, isso significa estar de acordo com a personalidade da marca, ou seja, seguir o branding.
Isso quer dizer que o conteúdo para anúncio deve seguir os posicionamentos e direcionamentos da marca. Ao criar uma campanha com um branding consistente, além da atração de mais pessoas, também é possível aumentar o engajamento e a fidelidade dos clientes.
Muitas pessoas pensam que um anúncio deve conter as características mais importantes do produto anunciado — o que não é, necessariamente, o caso. O consumidor não está interessado em uma definição do produto, mas sim no que ele oferece como resolução para um problema.
Desse modo, o mais importante de se colocar no conteúdo para anúncio é a proposta de valor do produto: como o produto resolverá os problemas do público de interesse e o motivo pelo qual ele deve comprar essa marca em vez de outra.
Se a pessoa se interessar e quiser saber das especificações, ela procurará, até mesmo, em outros canais de comunicação do seu negócio. Porém, se não houver o interesse, não adianta muito colocar uma lista de características positivas no corpo do anúncio: às vezes, isso serve apenas para entediar o público-alvo.
Um fator importantíssimo para o sucesso do anúncio e que está ligado a todos os itens já citados é o público final — além de onde se deve divulgar a peça para atingi-lo. É bem pouco provável que um anúncio perfeito visualmente dê resultado se ele não for bem estruturado para um público específico. Por exemplo, não adianta fazer um anúncio de um aplicativo de Android na plataforma do iOS.
Hoje em dia, é muito fácil segmentar os anúncios de acordo com o público, incluindo idade, profissão, localização geográfica ou gênero. Mas não procure apenas pelos interesses mais óbvios: aqueles em paralelo ao produto anunciado também oferecem um público que está preparado para realizar a compra. Pense o seguinte: se o produto anunciado é a venda de peças de computadores, tanto designers, que utilizam programas de edição, quanto gamers, que precisam de peças de alta qualidade, estarão interessados.
Ao fazer a personalização do seu conteúdo, a eficiência da campanha se torna muito maior do que ao tentar atingir um grande número de pessoas que não se interessaria pelo seu produto ou serviço.
O Storytelling, ou contação de histórias, é uma excelente ferramenta para ser utilizada em um anúncio. Ao criar uma narrativa para a sua campanha, as chances de conversão aumentam, pois a história torna a absorção de informações mais fácil e aumenta o engajamento do público.
Para isso, é importante que todo o conteúdo para anúncio que você esteja utilizando reforce a narrativa escolhida. Isso inclui a coerência entre a imagem e o texto de um anúncio, mas também entre os diversos anúncios de uma mesma campanha.
Uma narrativa na qual o público-alvo possa se identificar com o “herói” causa muito mais impacto do que anúncios soltos ou mesmo uma campanha que não apele aos seus valores e ideais.
Mesmo que o anúncio pareça perfeito aos olhos da equipe que o desenvolveu, ele pode não ter o mesmo efeito com o público-alvo. Para conseguir aprimorar os resultados, é imprescindível fazer a métrica do anúncio após o seu lançamento.
Uma das vantagens do marketing digital é a extrema facilidade de se acessar as métricas dos anúncios feitos, assim como criar testes para verificar exatamente onde está o problema e como é possível melhorar.
Aqui na SimpleAds, nós oferecemos suporte criativo para produzir conteúdos em formatos diversos — inclusive conteúdo para anúncios diferenciados —, a partir do uso da geolocalização, além de dispor de opções avançadas de targeting para aumentar a efetividade da sua campanha, bem como formatos “Premium” que refinam ainda mais os seus resultados.
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