Estabelecer uma comunicação cada vez maior entre uma marca e a audiência: esse é o objetivo do branded content. O marketing digital vive em constante atualização, no intuito de prover as melhores estratégias que visam a aumentar a visibilidade e posicionar bem certa empresa no mercado.
Dado o contexto, a produção desse tipo de conteúdo deve ser pensada de modo a fugir o máximo possível das propostas intrusivas dos anúncios publicitários tradicionais. É preciso ter em mente que, muitas das vezes, as pessoas visitam blogs e redes sociais para propósitos de entretenimento. Assim, é preciso estar atento a isso e procurar meios de se comunicar com a audiência e, dessa forma, gerar o engajamento.
Neste post, falaremos sobre o que é o branded content, como ele deve ser produzido e as suas vantagens. Continue a leitura e fique por dentro!
Traduzido ao pé da letra, o termo branded content significa conteúdo de marca. Logo, consiste em uma forma de estabelecer uma comunicação com o público de forma amigável e sem o objetivo direto de vender. Para facilitar o entendimento da ideia por trás do branded content, considere o caso da Red Bull, empresa que vende bebidas energéticas.
Para atingir uma audiência e gerar empatia com a marca, ela patrocina eventos voltados para esportes radicais. Com isso, ela fica visível para muitas pessoas que passam a compartilhar aquele conteúdo, de modo que ele viralize rapidamente na Internet. O branded content da Red Bull está justamente em associar a sua marca com a aventura e a emoção propiciadas pela prática de esportes radicais, como o paraquedismo, o surfe e o esqui na neve.
Agora que você entendeu a ideia por trás de um conteúdo de marca, vale frisar aqui o seguinte: uma estratégia voltada para aumentar a visibilidade de uma empresa tem pouco foco no planejamento, mas leva muito em conta o gerenciamento e o monitoramento. Em outras palavras, depois que um branded content é publicado, é fundamental que se saiba o que deve ser feito depois disso.
O acompanhamento das métricas de engajamento ajudarão na hora de saber se aquele conteúdo está ou não gerando engajamento. Caso não esteja, é possível fazer ajustes, como no formato do conteúdo. Nesse sentido, vale salientar também que um branded content pode ser bastante diversificado quanto ao seu formato, podendo ser um artigo de blog, um vídeo do YouTube ou um podcast, por exemplo.
Acompanhe os subtópicos a seguir e veja como é possível produzir bons conteúdos de marca que podem gerar engajamento da audiência com o seu negócio!
O primeiro passo rumo ao branded content de sucesso está em saber qual é o público-alvo a ser atingido e os conteúdos que ele deseja consumir. Nesse sentido, é preciso ter em mente os assuntos que podem ser diretamente correlacionados com a marca, sem se esquecer, no entanto, de que a ideia por trás do branded content é gerar visibilidade e engajamento, em vez de vender um produto.
Não existe uma fórmula para isso. Assim, é preciso sempre o bom senso na hora de associar entretenimento com uma marca, de modo a não espantar as pessoas que, muitas vezes, já estão fatigadas com as propagandas publicitárias tradicionais. Após descobrir a audiência que terá contato com os conteúdos, deve-se traçar um perfil semifictício de cliente ideal, ou seja, a persona.
Uma vez que se busca referências em canais como blogs, cinema e do YouTube, torna-se mais fácil ter uma ideia de como esses veículos fazem para cativar o público. Vale também se lembrar do seguinte: em um branded content, não é recomendado o uso de estratégias de copywriting, assim como CTAs (call to action).
Sempre é válido ressaltar que um conteúdo de marca deve ser sutil e não objetivar a venda de forma direta. As duas técnicas citadas há pouco são mais adequadas em estratégias de marketing de conteúdo, que diferem bastante do branded content no tocante aos seus objetivos.
É praticamente impossível falar em conteúdos de marca sem relacionar com o storytelling. Essa é uma técnica que, se usada corretamente, pode trazer excelentes resultados dentro de uma estratégia. O contar histórias é algo que tende a cativar uma audiência, estabelecendo uma comunicação amigável e duradoura com uma marca.
Por meio do storytelling, é possível despertar nas pessoas os mais variados tipos de emoções. Dessa forma, os que têm um primeiro contato com o conteúdo tendem a compartilhá-lo, fazendo com que ele viralize. Além disso, o fator surpresa também faz toda a diferença no storytelling. Na prática, quando a audiência se depara com uma situação inesperada, ela tende a engajar mais, aumentando a visibilidade daquele conteúdo.
É inegável o poder de comunicação proporcionado pelo conteúdo de marca. Separamos as principais vantagens desse tipo de estratégia. Acompanhe nas subseções a seguir.
O Youtube é considerado um dos principais canais de divulgação de um branded content. Se uma empresa cria um vídeo informativo, por exemplo, aquele conteúdo pode ser compartilhado pelos colaboradores internos, depois, para seus amigos de faculdade ou de outro negócio do mesmo nicho. Dessa forma, um bom conteúdo tem alto potencial de viralizar e tornar uma empresa conhecida.
Após ver um conteúdo de marca, é possível que as pessoas comecem a ter interesse naquela empresa, seja acompanhando outros conteúdos, seja visitando o site da companhia, conhecendo os produtos ou serviços que ela oferece. Em outras palavras, o branded content abre caminho para a audiência descobrir outros pontos de contato com um negócio.
Muitas das vezes, um conteúdo informativo de marca propõe-se a sanar dúvidas do dia a dia ou ensinar algo. Dessa forma, as pessoas tendem a desenvolver confiança, uma vez que obtiveram informações necessárias que auxiliaram de alguma forma. No futuro, essa pessoa pode tornar-se um lead qualificado, o que a torna mais propensa a fechar negócios recorrentes no futuro.
O objetivo primordial do branded content é estabelecer uma comunicação cada vez maior entre a audiência e determinada marca. Assim, um conteúdo deve ter um caráter informativo e fugir o máximo possível de ser intrusivo e vender de forma direta. Se tiver essas características, poderá facilmente ser compartilhado, de modo a gerar engajamento e confiança.
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