Em um mercado extremamente concorrido, uma empresa que deseja se destacar precisa se preocupar em oferecer informações valiosas para o seu público. Com isso, conseguirá chamar a atenção das pessoas, fortalecer a sua imagem institucional, desenvolver a sua marca e aumentar as vendas. A curadoria de conteúdo é uma forma de trabalhar esse modelo de marketing.
Mas não se deixe enganar: a produção de conteúdo é um processo diferente da curadoria em si. A primeira opção trata exclusivamente da elaboração de material inédito e que possa acrescentar valor e conhecimento à sua audiência. Já o segundo caso está associado à replicação de informações que possam ser interessantes aos seus consumidores.
Dessa forma, a curadoria de conteúdo envolve a avaliação, filtragem e segmentação de informações que serão enviadas ou disponibilizadas para a sua audiência por meio dos seus canais de comunicação, sobretudo pelos blogs, mídias digitais e e-mails marketing.
Agora que você já sabe o que é curadoria de conteúdo, que tal aprender a desenvolver esse processo no marketing da sua empresa? Então, não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!
O primeiro passo para realizar uma curadoria de conteúdo eficiente é a pesquisa, que consiste no acompanhamento de notícias, artigos, podcasts, vídeos e outros mecanismos informativos. Nesse processo, você identificará os materiais que interessam à sua audiência e que podem ser explorados na sua estratégia de marketing digital.
Nessa etapa também acontece a filtragem daquilo que vale a pena ou não ser usado. Para isso, pode-se recorrer às ferramentas que permitam o acompanhamento, armazenamento e seleção das informações. Além disso, também é importante usar os alertas do Google e RSS de feeds de blogs e sites cujos conteúdos são relevantes para a sua empresa e para o seu público.
Não adianta compartilhar notícias e artigos buscando apenas movimentar seus canais de comunicação ou porque você acha aquele tema importante. O sucesso da estratégia está bastante associado à relevância da informação para os seus clientes. Por isso, cada texto, vídeo, áudio ou foto usado por você deve estar contextualizado com a sua audiência.
Dessa forma, você precisa conhecer o perfil do seu público-alvo, quais os seus interesses e desejos. Isso permitirá que selecione e compartilhe conteúdos que trarão melhores resultados. A melhor forma de fazer esse tipo de curadoria é usando os feedbacks gerados pelas mídias sociais, como reações, comentários e análise de indicadores.
Você pesquisou informações na internet, desenvolveu uma linha que determina o melhor tipo de conteúdo para as suas mídias sociais e filtrou os materiais mais interessantes para serem usados. Agora é o momento para determinar em quais canais usará os artigos, vídeos, áudios e imagens que conseguiu garimpar online.
Lembre-se que cada mídia social tem uma particularidade e isso deve ser levado em consideração. O Instagram, por exemplo, tem foco nas imagens e também permite explorar vídeos; o audiovisual é o carro-chefe no YouTube e ganha cada vez mais espaço no Facebook (que também permite usar textos, fotos e áudios). Portanto, defina bem que tipo de conteúdo compartilhará em cada rede.
Como vimos, a curadoria de conteúdo é essencial para que a sua empresa tenha uma estratégia de comunicação eficiente, alinhada com os objetivos de negócio e que consiga alcançar o seu público-alvo. Por isso, não perca tempo e comece logo a desenvolver esse processo em sua companhia e aperfeiçoar suas ações de marketing.
Gostou deste artigo sobre o que é curadoria de conteúdo e como utilizar essa estratégia? Então não deixe de conferir esse texto sobre planejamento de mídia.