Vivemos um momento de escassez da atenção: diante de vários conteúdos parecidos o nosso cérebro começa a ignorar muitas informações. Por esse motivo, a personalização de anúncios é muito valiosa, pois consegue captar o interesse das pessoas, mesmo com um volume intenso de mensagens disponíveis na internet.
Os consumidores de hoje não querem mais ser interrompidos por propagandas invasivas. A ideia é que o anúncio seja contextual e faça sentido para o público ao qual se destina. Caso contrário, existem grandes possibilidades de um anúncio ser ignorado.
Além de criar campanhas superficiais que não consideram o comportamento do público, outro erro cometido pelas marcas é negligenciar a experiência do usuário como centro da estratégia. Se a audiência está totalmente ligada aos dispositivos móveis, o anúncio precisa enviar o consumidor para um site que abra perfeitamente em celulares, por exemplo.
Ao não focar na relevância dos anúncios, as empresas continuam sendo mais do mesmo. Consequentemente, fica cada vez mais desafiador atrair a atenção do público.
Por isso, identificar a quem se destina a publicidade ajuda tanto na personalização quanto no conhecimento sobre como agregar valor à experiência dos consumidores. A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens de personalizar os seus anúncios.
A premissa básica da criação de uma campanha é conhecer bem o público para conseguir personalizar a experiência. A ideia é facilitar a vida das pessoas e permitir que elas tomem menos decisões possíveis. Afinal de contas, a publicidade não deve dificultar e sim descomplicar.
Portanto, a audiência precisa encontrar rapidamente o que foi proposto em um anúncio sem maiores obstáculos. A velocidade da página de destino deve ser ágil e todas as informações precisam estar devidamente visíveis.
Parece óbvio, mas várias empresas cometem muitos equívocos como anunciar um produto e enviar o usuário para a página principal do site. Para realizar a conversão, o consumidor não deve pensar muito: é interessante que o processo seja quase que automático.
Se uma pessoa encontra conflitos em um anúncio, dificilmente tem interesse de se tornar cliente. Quanto mais simples e personalizada for uma campanha, maiores são as chances de você ter um bom engajamento.
Outro erro bastante comum é a empresa atrair consumidores que não representam o seu público, em virtude da forma que ela se comunica. Assim, a marca atrai pessoas que não estão propensas ao consumo ou que não se interessam pela solução oferecida.
A segmentação é uma aliada muito poderosa para conseguir falar com as pessoas certas. A partir de características demográficas e comportamentais do público é possível filtrar a audiência e tornar a publicidade ainda mais precisa.
Com a personalização, o negócio certamente vai captar o interesse das pessoas que de fato são os clientes ideias. Dessa forma, a marca evita desperdício de tempo e dinheiro com uma audiência que não tem interesse e nem potencial para adquirir os seus produtos e serviços.
O principal indicador de relevância de um anúncio é quando o conteúdo entrega o que a pessoa busca em momento oportuno. Assim, atrair a atenção dos consumidores se torna mais fácil, pois é algo do interesse deles sendo entregue no instante que eles precisam. Essa é uma das principais razões para o sucesso de uma campanha.
Se antigamente era comum interromper as pessoas com uma publicidade com objetivo de alcançar a massa, hoje o cenário é totalmente diferente. As pessoas têm poder de escolher quando elas realmente querem ser abordadas por uma publicidade. Sendo assim, cada vez mais os consumidores desejam mensagens personalizadas que atendem as suas necessidades e não os façam perder tempo.
A geolocalização é um dos recursos que pode ser utilizado para que a publicidade seja exibida de acordo com a localização geográfica de um usuário. Assim, um consumidor pode receber ofertas especiais quando estiver próximo de um restaurante, por exemplo. Com certeza essa abordagem é muito mais efetiva para o consumidor do que se ele recebesse um anúncio em um momento diferente.
Com a criação de campanhas personalizadas é possível ter uma sequência de variações já definidas para cada cliente em potencial. Isto é, utilizando essa estratégia, é possível otimizar tempo e criar uma automação para os anúncios.
Um único anúncio por ter algumas variações de texto para exibir a publicidade mais relevante para cada cliente, por exemplo. Concluindo, quando a marca sabe exatamente quem pretende impactar fica mais fácil criar anúncios ideais para testar e manter os que apresentarem o melhor desempenho.
Um dos principais benefícios da personalização de anúncios é o aumento da taxa de conversão. Sem dúvidas, campanhas mais atraentes e relevantes apresentam maiores possibilidades de estimular o usuário a realize a ação desejada — seja ela comprar, solicitar uma proposta, baixar um e-book, ou assinar uma newsletter, por exemplo.
Portanto, ao invés de praticar o marketing de interrupção criando mensagens genéricas sem qualquer distinção, é melhor investir na comunicação individualizada se você pretende se destacar no mercado. Caso contrário, a sua marca torna-se apenas mais uma e não recebe a atenção devida do público.
Outro benefício em investir na personalização de campanhas é a mensuração dos resultados. Por meio da geração de relatórios é possível identificar que tipo de mensagem atrai a pessoa que você deseja. Desse modo, a estratégia de marketing pode ser aprimorada a qualquer momento para obter um retorno sobre o investimento ainda mais significativo.
De modo geral, os anúncios que apresentam problemas de navegabilidade, que proporcionam uma longa espera e travam o aparelho são alguns dos maiores repudiados pelos consumidores. Além disso, a publicidade que interrompe ainda é muito mal vista pelas pessoas, como aquele anúncio antes do vídeo que você realmente quer assistir, ou um banner que aparece na tela e impede a leitura de uma notícia.
Esses são alguns exemplos de como uma publicidade invasiva pode afastar um potencial cliente. Sem falar que esse tipo de experiência deixa o consumidor irritado e, sobretudo, ainda mais exausto quando o assunto são os anúncios. O resultado disso é o aumento da utilização de bloqueadores de anúncios por parte dos usuários.
A tendência é criar campanhas tão pertinentes que não pareçam anúncios, ou seja, o desafio para captar o interesse do público é cada vez maior. É preciso ter conhecimento estratégico para fazer com que a experiência do usuário seja integrada e muito positiva.
Portanto, a personalização de anúncios é praticamente obrigatória atualmente se você deseja realmente prender a atenção do seu público. Contudo, é preciso contar com o apoio de uma empresa especializada em distribuição de campanhas online para ajudar o seu negócio a extrair os melhores resultados. Conte com o suporte criativo da SimpleAds, ou seja, além de realizarmos a entrega de campanhas segmentadas, oferecemos assistência para garantir que a criação seja a melhor possível!