Sabemos que, no âmbito da publicidade e do marketing digital, expressões em inglês são bastante comuns. Você já ouviu falar, por exemplo, em Brand Awareness? Fazendo uma tradução literal, esse termo significa “consciência de marca”, o que já ajuda a ter uma ideia a respeito do que se trata esse conceito.
Elevar o alcance da empresa e aprimorar campanhas de marketing são os principais benefícios de um bom Brand Awareness. Isso explica, por exemplo, o fato de chamarmos de cotonetes as hastes flexíveis com algodão nas pontas. Em 1920, a Johnson & Johnson lançou o produto dessa forma e assim o popularizou.
O Brand Awareness é uma métrica que mede o reconhecimento da marca sob a ótica dos consumidores. Aumentar esse indicador consiste em ganhar notoriedade perante o público e se diferenciar no mercado. Ficou curioso e quer saber mais? Então confira nossas dicas para otimizar seu Brand Awareness!
Todo cliente gosta de se sentir valorizado. Portanto, criar sistemas de indicação tende a aproximá-lo da marca em questão. Recompensar consumidores que promovem a empresa de alguma maneira e trazem novos compradores figura como ótima opção.
Assim, é possível manter sempre uma base engajada de clientes, expandindo consideravelmente o alcance da companhia. É interessante, por exemplo, oferecer um serviço ou produto grátis para a pessoa que influencia um amigo a investir no negócio.
Ser original é fundamental no empreendedorismo, ainda mais quando falamos de Brand Awareness. A identidade visual consiste em uma ferramenta com enorme potencial de exploração para se diferenciar no mercado.
Para citar exemplos palpáveis, pense no símbolo da Nike. A empresa não precisa de mais nada além dele para ser lembrada. Foram anos trabalhando em cima do logo, tornando-o conhecido mundialmente e de maneira automática na cabeça das pessoas.
É evidente que a Nike figura em um patamar inalcançável hoje em dia, mas a demonstração deixa clara a necessidade de apostar em combinações de cores, fontes e símbolos que não confundam a marca do negócio com outras.
O marketing de conteúdo se caracteriza pela produção de conteúdos relevantes para um determinado público-alvo na internet. A partir daí, nota-se a importância de prezar pela qualidade em qualquer serviço.
Disponibilizar materiais úteis aos usuários aumenta a possibilidade de a marca despertar percepções positivas nos leitores. Além dessa vantagem, quem acessa as publicações e as considera valiosas tende a compartilhá-las, elevando o alcance da postagem.
O marketing de conteúdo, a médio e longo prazo, auxilia no ganho de reconhecimento e credibilidade para a marca dentro do setor em que ela está inserida. A relação dele com o Brand Awareness, portanto, é uma excelente alternativa para se trabalhar no crescimento.
Para aparecer na cabeça das pessoas quase instintivamente ao ser abordado certo assunto ou palavra, é preciso fazê-las entrar em contato frequente com a marca. É claro que existem limites, e o processo exige o respeito às etapas.
Criar camisas, canecas, chaveiros, canetas, estojos, ímãs de geladeira e outros brindes, por exemplo, é muito válido. Não se trata de um investimento caro e as pessoas nunca abrem mão desse tipo de item. Se usarem o presente no dia a dia, estarão em contato constante com a marca.
O Brand Awareness é, conforme observamos, uma excelente forma de se relacionar com os clientes e otimizar a credibilidade da empresa. Para finalizar, vale mencionar os melhores indicadores para acompanhar essa métrica: quantidade de acessos no site, audiência nos canais online, número de menções, pesquisas sobre a empresa etc.
Agora que está por dentro do Brand Awareness, continue com a gente e saiba como encontrar seu público-alvo na internet!