Os profissionais de marketing responsáveis pelas estratégias de lançamentos de longas-metragens cada vez mais buscam novos recursos para atrair a atenção da audiência. A solução “teaser-trailer” já não dá mais conta de engajar o público, que encontra na internet um verdadeiro arsenal de informação sobre o novo filme.
Por isso, os marqueteiros têm contado com novas possibilidades disponíveis no mercado publicitário digital para divulgar os filmes. Um exemplo são as soluções oferecidas pelas Ad networks. Na SimpleAds, peças com formatos diferenciados (Rich Media) recebem recursos interativos, como uma playlist com a trilha sonora do filme, galeria de imagens, quizzes com personagens do longa, interação com mídias sociais, widgets de serviços terceiros, entre outras diversas possibilidades.
As alternativas são muitas e todas elas são elaboradas a partir da necessidade real do cliente, ou seja, conforme a meta que precisa ser alcançada, seja ela aumento de vendas de bilheteria, alto engajamento do público nas redes sociais, visualização do trailer ou VTR (taxa de visualização), por exemplo.
Resultados para as marcas
O fato é que os formatos de alto impacto de anúncios online disponibilizados pela SimpleAds são capazes de gerar resultados surpreendentes para os players do mercado de distribuição cinematográfica. Hoje, a empresa atende as principais distribuidoras do Brasil: Universal Pictures, Sony, Paris Filmes, PlayArte.
A SimpleAds coloca sua rede de 14 milhões de usuários únicos a favor dessas marcas, sendo que mais de 9 milhões desses usuários têm interesse em receber conteúdo sobre entretenimento e cinema. Como sabemos disso? Por meio da segmentação certeira disponibilizada pela DMP (Data Management Plataform) Navegg. Isso significa impressões qualificadas e sem dispersão, além de mais cliques e engajamento.
Enquanto um banner tradicional rende, em média, segundo o Google, um CTR (taxa de cliques x taxa de visualização do anúncio) de 0,05%, campanhas com peças de formato de alto impacto e que entregam entretenimento ao target geram, na rede SimpleAds, CTR médio de 3,5% a 4%. No caso do VTR, os formatos diferenciados da SimpleAds garantem taxa de 65% a 80%, dependendo do conteúdo e o tamanho do vídeo. Esses percentuais estão bem acima da média de mercado, estimada em 16,9% pelo portal Marketing de Conteúdo.
“Nós somos expostos à publicidade a todo momento e isso faz com que passemos despercebidos por alguns tipos de propaganda. Na internet, não é diferente. Por isso, anúncios com formatos diferenciados, de alto impacto e que oferecem entretenimento ganham espaço e chamam mais atenção do público. Ao vivenciar uma experiência por meio da interação com o anúncio, o público-alvo da campanha cria um vínculo maior com a marca, o que gera mais engajamento e, consequentemente, resultados mais satisfatórios ao cliente”, esclarece Maria Fernanda Bismarchi, responsável pela vertical de cinema da empresa.
Mídia online pauta o setor
A prova de que a publicidade digital ganha força neste mercado de distribuição de filmes é que o tema ganhou espaço na programação de eventos especializados, tanto que a SimpleAds foi convidada a palestrar sobre o tema “Como falar com o consumidor na era digital”, no RioMarket, a área de negócios do Festival do Rio, que acontece em outubro de 2017. Além disso, a empresa é expositora na ExpoCine 2017, o maior evento do setor na América Latina.