Para quem é antenado e ávido consumidor de informações na internet, realizar buscas é um hábito comum e corriqueiro. Por isso, se você deseja gerar bons conteúdos para alcançar o lugar mais alto nas buscas realizadas no Google, por exemplo, precisa conhecer o Search Engine Marketing (SEM).
A relevância do conteúdo é fundamental para agregar valor e fortalecer a imagem de uma marca no mercado. Com isso, o uso de mecanismos de buscas adequados potencializa os resultados e ajuda a empresa a atingir mais fácil os seus objetivos.
Neste post, vamos conceituar o Search Engine Marketing e toda a sua importância para as ações de marketing da empresa. Você verá também os passos para fazer dessa estratégia uma aliada na busca pelo sucesso do seu negócio. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Search Engine Marketing — ou marketing para mecanismos de buscas, em português — é um conjunto de técnicas e estratégias para chegar ao topo das ações de buscas, seja de forma orgânica ou paga.
Isso quer dizer que o SEM ajuda a sua empresa a ser encontrada mais facilmente quando um consumidor realiza pesquisas sobre produtos ou serviços que tenham relação com o seu negócio.
A otimização do site se dá pela aplicação das suas principais estratégias — SEO e links patrocinados —, que consistem em aumentar o tráfego orgânico por meio da palavra-chave ou de anúncios pagos.
Com a competitividade acirrada e um grande volume de conteúdos disponíveis na web, ter um bom site e comercializar produtos ou serviços de qualidade não é o suficiente para que o consumidor encontre a sua empresa.
É fundamental se colocar em evidência para ser notado e evitar que o seu concorrente faça isso antes de você. Para chegar até a sua empresa, sem uma conexão direta, o consumidor percorrerá um longo caminho utilizando os principais motores de buscas — Google, Yahoo, Bing —, o que justifica recorrer ao SEM para dar um suporte.
Vale lembrar que quem utiliza o Search Engine Marketing como ferramenta deve se esforçar para estar presente na vida do consumidor e atuar estrategicamente nos momentos em que ele mais deseja — pela busca, é possível detectar a necessidade e a demanda.
Existem alguns motivos imediatos para a utilização do search engine marketing, e eles trazem um resultado bem efetivo em médio e longo prazo. Confira!
As ações segmentadas têm maiores chances de êxito com o uso das palavras-chave para um público que parece estar em busca do que a sua empresa oferece. Se o consumidor demonstra interesse em suas pesquisas, ele certamente entrará no site para verificar se tem mesmo o que procura.
Nesse momento, será válido analisar o comportamento do visitante, identificar o que ele deseja e dar continuidade, disponibilizando um conteúdo de relevância, além de sugerir que ele entre em contato com a empresa.
Segmentar um público é determinar algumas características e perfis para conversar direto com quem aparentemente estiver disposto a fechar negócio. É possível considerar fatores como:
Essa é a premissa para a atração, geração e conversão de leads. Além disso, a qualificação dos chamados leads quentes, que já chegam no site da empresa sugerindo a disposição para uma ação mais efetiva, também é facilitada.
O Google é considerado o gigante das buscas, por isso, é natural que transmita a ideia de legitimidade para uma empresa que apareça bem ranqueada em suas pesquisas.
Além de um negócio legítimo, estar entre os primeiros colocados em um buscador como o Google vai conferir um status de confiança e credibilidade para a sua empresa — fatores determinantes na decisão de compra de um cliente.
Ao segmentar as ações de marketing com base nas interações do SEM, será mais fácil produzir conteúdos que os visitantes queiram consumir. Ou seja, as informações contidas nos conteúdos disponibilizados devem conversar diretamente com o consumidor para compreender melhor as suas dores e expectativas.
Quanto mais direcionado o conteúdo, maiores as oportunidades de abordar o consumidor e conduzir as suas ações a um desfecho de decisão dentro do site. Se estiver satisfeito com todos os argumentos, dificilmente ele deixará o seu site para buscar outras possibilidades.
O SEM é uma estratégia que requer planejamento para determinar as melhores e mais eficientes ações dentro dos buscadores. Não basta apenas lançar uma campanha e esperar pelos resultados.
É primordial estabelecer as técnicas aplicáveis, mapear a sua utilização e colocá-la em prática de uma maneira simples, mas inteligente. Para isso, adote algumas medidas para assegurar a eficiência e o custo-benefício do Search Engine Marketing.
Utilize palavras-chave específicas, mas tenha o cuidado de criar termos mais longos, abrangendo mais possibilidades de buscas. Assim, você não correrá o risco de redução do tráfego em função de termos muito específicos, com baixo volume de busca na internet.
Considere as palavras-chave com base no seu público-alvo, nas buscas realizadas por grande parte dos consumidores, nos objetivos e na segmentação da sua empresa. Faça uma variação de termos para ter um alcance ainda maior entre os usuários.
A criação de estratégias para as buscas orgânicas (gratuitas) obedecem às normas de SEO — Search Engine Optmization, ou otimização para mecanismos de busca, em português.
O objetivo do SEO é obter a maior exposição das páginas de respostas do buscador, com um posicionamento de topo e chances significativas de tráfego e conversões. Assim, crie palavras e expressões pensando em como o usuário se comportaria em suas buscas na internet.
Tenha um site com design agradável e intuitivo, pois o consumidor espera encontrar informações otimizadas e concentradas de forma objetiva em suas buscas, o que deve ser válido e adaptável para as versões desktop e mobile. Além disso, um site responsivo aumenta o potencial de evidência de uma empresa.
Acompanhar e monitorar a implementação das técnicas de SEM permite validar se elas estão surtindo o efeito desejado. Verifique periodicamente se as palavras-chave estão ranqueando, se é necessário atualizá-las ou mesmo realizar alguma alteração.
Agora que você percebeu que é possível impulsionar o site da sua empresa e reforçar as ações de marketing com técnicas extras de otimização para aumentar as possibilidades de estar no topo, recomendamos fortemente que você considere as dicas deste artigo e comece já a utilizar o Search Engine Marketing.
Gostou do post? Continue investindo em conhecimento e aprenda como divulgar o seu site de maneira eficaz, para aumentar ainda mais as chances de visibilidade da marca no mercado!