Você já conhece o Google Discovery? Esse é um recurso que oferece conteúdos para os usuários de acordo com seus interesses e histórico, sem que eles precisem fazer uma pesquisa. É uma forma de mudar o Google, de apenas reativo, para um recurso mais proativo. Além disso, também é uma ótima forma de trazer mais tráfego orgânico para seu site. Mas como ele funciona?
Por enquanto, ele está disponível apenas para mobile, e você pode acessá-lo pelo app do Google, usando o navegador mobile ou diretamente na tela de certos dispositivos. Então, ele tem um feed que funciona de forma semelhante a uma rede social, permitindo que você receba conteúdos baseados nos que já viu ou que tem interesse. Parece legal? Então, continue lendo o post, pois mostramos por que e como otimizar conteúdo para Google Discovery. Aproveite a leitura!
Como dito aqui, o Google Discovery é uma ótima forma de trazer tráfego orgânico para seu site. Em 2018, os profissionais de marketing perceberam picos de tráfego orgânico em determinadas páginas. Foi o ano em ocorreu o lançamento do recurso e um pouco mais de investigação revelou que o Google Discovery era o grande responsável. Portanto, ele já se transformou em uma origem de tráfego a ser considerada.
Além disso, existem outras vantagens, como a possibilidade de divulgar conteúdos novos para sua base de leitores. Então, se você já tem um público mais fiel, o recurso sugere seus conteúdos novos. Com isso, você tem a possibilidade de transformar a leitura dos seus conteúdos em um hábito. Se ele leu uma vez, é provável que leia novamente, ajudando você a criar uma ótima relação de longo prazo.
Ainda se sabe pouco sobre esse recurso. Afinal, ele é bem novo, e não existem os testes que são feitos com o SEO mais tradicional. O que sabemos vem do que o próprio Google diz, deixando claro que é um conteúdo relevante para o usuário. Já, como ele chega à conclusão de que determinado conteúdo é relevante, ainda não está muito claro.
Portanto, o mais importante é que o conteúdo esteja alinhado aos seus interesses, respondendo as dúvidas mais comuns que a persona possa apresentar. Todas as dicas de otimização de páginas com SEO ainda são importantes para o Discovery, mas a seleção de assuntos precisa ser mais refinada. O problema, então, passa a ser esse.
Existem diversas formas de fazer isso. Ferramentas como o Google Trends ajudam a perceber sobre o que o público está conversando. Outra boa dica é entender quais são as comunidades que a sua audiência frequenta, como o Reddit. Nelas, você pode conhecer as tendências antes que elas cheguem ao mainstream, tirando ótimas ideias de como produzir conteúdos alinhados aos interesses da sua persona. Existem mais dicas que podem ajudar:
Uma vez que você coloca essas ações em prática, vale a pena ficar de olho no Google Search Console para analisar os resultados e perceber mudanças no volume de tráfego orgânico. A ferramenta já possui um relatório específico para o Google Discovery, o que significa que você pode entender bem seu desempenho. Ao ativar esse recurso, você tem mais uma ótima avenida para trazer mais tráfego orgânico para sua página.
Gostou do post? Então compartilhe nas redes sociais para ajudar outras pessoas a conhecerem esse recurso!