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Confira como fazer um bom planejamento de campanhas!

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O planejamento é essencial em qualquer departamento de uma empresa. É por meio dele que definimos as metas e os objetivos, e traçamos as estratégias necessárias para alcançá-los. Portanto, ele funciona como um guia para que estejamos sempre atentos aos processos e aptos a realizarmos as mudanças necessárias.

Nesse sentido, na área de marketing, o planejamento de campanhas pode trazer inúmeros benefícios, melhorando os resultados e atraindo mais clientes, entre outros.

Este post abordará sobre esse tema, mostrando a você como realizar um bom planejamento de campanhas. Continue conosco e confira!

Quais são os benefícios de um bom planejamento de campanha?

Como já mencionamos, um bom planejamento deve ser o primeiro passo antes da execução de qualquer estratégia. É por meio dele que determinamos onde estamos e onde queremos chegar.

Veja, a seguir, alguns dos seus benefícios!

Facilita a tomada de decisão

A adoção de um planejamento estratégico oferece maior controle sobre os projetos. Esse domínio permite contornar imprevistos que possam surgir, fazendo com que a tomada de decisão seja algo mais simples e fundamentado.

Garante o cumprimento das metas

Um planejamento de campanha melhor elaborado permitirá maior eficiência dos processos, pois detalhará cada fase deles. Essa fiscalização garantirá a qualidade dos resultados.

Otimiza o uso de recursos

O planejamento de campanha é essencial para mensurar os recursos e evitar gastos excessivos, uma vez que ajuda a otimizar a alocação dos recursos humanos, financeiros e físicos.

Como realizar um bom planejamento de campanhas?

Agora que sabemos qual é a importância de um bom planejamento de campanha, mostraremos algumas dicas de como executá-lo. Confira!

Defina o objetivo da campanha

Um bom planejamento deve sempre começar pela definição dos objetivos. Por meio deles, traçaremos onde queremos chegar e, a partir disso, poderemos elaborar as estratégias para alcança-los.

São eles que servirão de base para os KPIs (indicadores de desempenho). Por isso, alguns questionamentos podem ser levantados para ajudar nesse momento, como:

  • qual é a motivação da campanha;
  • se o objetivo é lançar um produto ou serviço;
  • se há o interesse de reforçar a imagem da instituição;
  • se há o desejo de expansão para outros mercados;
  • se o objetivo é ampliar o público-alvo.

Estabeleça os KPIs da sua campanha

Os KPIs são os indicadores de desempenho da sua campanha, que informam quando uma ação foi eficaz ou não. Isso permitirá que alterações sejam feitas com o intuito de ajustar as possíveis falhas do processo.

São, portanto, objetivos mensuráveis, alcançáveis, e com prazo definido. Um exemplo prático de definição de KPI é um aumento em 10% na venda de um determinado produto no próximo semestre.

Defina o público-alvo da campanha

Definir o público-alvo é determinar as pessoas com as quais deseja comunicar os valores da sua marca. Essa etapa é muito significativa, pois o modo como você fala com o seu público é crucial para que ele seja ou não convencido pela sua campanha.

Você pode contar com a ajuda de softwares de envio de formulário, para que as pessoas possam falar um pouco mais sobre elas e seus comportamentos de consumo. Assim, ficará mais fácil a abordagem.

Trabalhe na criação do conceito

A partir da definição do público-alvo, você pode desenvolver o conceito, criando uma versão preliminar de uma primeira peça — que pode ser um anúncio ou uma animação em vídeo, por exemplo, que resumirá o conceito da sua campanha.

Depois, é preciso fazer um teste para verificar a adesão à campanha e o seu alinhamento com os objetivos predefinidos.

O planejamento é, portanto, fundamental às campanhas publicitárias, para garantir que os objetivos definidos serão alcançados. Por meio dele, é possível realizar as alterações necessárias ao seu sucesso, além de mensurar o desempenho ao longo da execução.

Nesse sentido, a SimplesAds pode ajudar você, pois é especialista em simplificar a entrega de campanhas publicitárias na Internet, sempre buscando soluções inovadoras e que atendam publishers, anunciantes e usuários com experiências ricas em publicidade online.

Caso você tenha se interessado e queira nos conhecer melhor, entre em contato conosco!

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