A gestão é extremamente importante para o sucesso de uma campanha digital. Logo, vale destacar que, além de um bom layout, textos bem escritos e uma estratégia alinhada com os objetivos, é preciso monitorar o desempenho das ações.
Para isso, é recomendado ter controle sobre a campanha digital. Com a ajuda de ferramentas e dicas valiosas, o gestor acompanha a performance, corrige rotas e consegue mensurar os resultados.
Neste post você vai entender a importância e como ter mais controle sobre sua campanha. Anote todas as informações! Elas vão facilitar, e muito, o seu trabalho.
Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de ficar de olho no desempenho das campanhas online, acompanhe abaixo os principais motivos que fazem dessa tarefa uma das mais relevantes:
Fazer a gestão cuidadosa e em tempo real das campanhas é um diferencial no mercado digital. Afinal de contas, a agilidade do meio online faz com que muitos profissionais foquem na execução da campanha, deixando o monitoramento para um segundo momento.
Assim, muito deles não conseguem mensurar os esforços ou verificar ao certo a relação do investimento com os resultados. Por isso, anote essa dica: dê atenção para a gestão das campanhas digitais e aproveite as ferramentas disponíveis para otimizar o seu trabalho.
Uma das questões que merece destaque no marketing digital é que há muitas ferramentas que auxiliam no monitoramento das campanhas. Alguma delas são bem específicas, para atender uma determinada funcionalidade, e outras são mais amplas, com o gerenciamento de tarefas e a possibilidade de executar diferentes ações. Veja alguns exemplos.
Impossível falar de ferramentas para campanhas digitais sem citar o Google Analytics, certo? A plataforma do Google disponibiliza dados sobre tráfego, e dessa forma, ajuda a compreender o perfil e o comportamento do usuário que visita o site, loja online, blog e qualquer outra página registrada.
Se você ainda não percebeu o valor que o Google Analytics tem, saiba que ele serve como fonte de dados para muitos outros aplicativos e ferramentas. Ao ser analisado corretamente, entrega informações relevantes sobre o mercado.
Quem trabalha com SEO deve conhecer o SEMrush. A plataforma faz análise de palavras-chave, aponta volume de busca, CPC, tendência e muitas outras informações sobre os termos pesquisados no Google.
Também levanta dados dos domínios, de concorrentes, ajuda a nortear estratégias de conteúdo e é bem importante para complementar a análise de uma campanha digital.
Além do SEMrush, existem outras ferramentas que trazem informações relevantes, mas essa é reconhecida como uma das mais completas do mercado.
Se você precisa de ferramentas direcionadas para projetos, precisa conhecer o eKyte. A plataforma é recomendada para fazer a gestão da campanha digital e seu acompanhamento, passando por quatro etapas: estratégia, produção, performance e conhecimento. Além disso, a ferramenta ainda organiza os fluxos de tarefas para planejar, produzir e monitorar todas as atividades.
Alguns recursos são vistos como diferenciais do eKyte, como a biblioteca digital, que organiza e disponibiliza imagens, vídeos, documentos, apresentações e outras mídias relacionadas. A proposta é simples, porém, de extrema importância para o time.
Além de acompanhar as métricas da campanha, o gerenciamento das tarefas também faz parte das atividades de quem faz a gestão da campanha digital, e essa é a principal proposta do Trello.
Com um dashboard em forma de um quadro, o Trello foi inspirado na metodologia kanban, que usa cartões com a descrição das tarefas dispostos em listas. Cada lista corresponde a uma etapa da tarefa a ser entregue.
Uma das empresas mais conhecidas no marketing digital do Brasil é a Resultados Digitais. Nome sugestivo, não é mesmo? A empresa oferece no mercado o RD Station Marketing,
Trata-se de um software que permite agendar posts nas redes sociais, programar o envio de e-mail em fluxos de nutrição, integrar informações de clientes e leads etc. É uma ferramenta bem completa e disponibiliza suporte técnico aqui no Brasil. Ah, sim! A Resultados Digitais é brasileira e está localizada em Florianópolis/SC.
A ferramenta tem ótimas funcionalidades para fazer a gestão das redes sociais, desde o agendamento dos posts, responder mensagens e comentários, até emitir relatórios e acompanhar métricas.
Uma das sacadas da mLabs é que ela possibilita adicionar usuários. Assim, as pessoas envolvidas na aprovação das ações nas redes sociais, como clientes e supervisores, podem acessar a ferramenta e colocar suas observações diretamente no “job”.
Se você conhece a expressão “mão na roda”, vai relacionar com a próxima ferramenta. A Reportei é uma santa ajuda para quem precisa analisar relatórios de diferentes plataformas. Na prática, ela unifica dados das redes sociais, Google Analytics, YouTube, Google Ads e outas fontes, e gera relatórios em segundos.
Assim, quem trabalha com marketing digital consegue otimizar o seu tempo e aumentar a produtividade ao automatizar a emissão de relatórios e o acompanhamento das métricas disponibilizadas.
Sabe aquela consulta rápida de palavra-chave que você precisa fazer vez ou outra, ou ainda uma comparação para ver qual termo aplicar na estratégia da sua campanha? Com o Google Trends você consegue analisar o desempenho de palavras-chave, ver em qual lugar do Brasil ela tem mais busca e quais termos relacionados estão em ascensão.
Além disso, a ferramenta disponibilizada pelo Google faz um relatório anual dos termos mais buscados em todo o mundo, o que é muito interessante para avaliar e confirmar tendências, por exemplo.
A plataforma de gerenciamento de conteúdo é amplamente conhecida, principalmente, por quem trabalha com blogs, postagens em sites, e-commerce etc.
O WordPress tem alguns pontos fortes, como: tem versão gratuita, é super versátil e pode ser customizado com plugins e ferramentas que otimizam o trabalho da equipe, além de disponibilizar relatórios de acompanhamento.
Imagine a situação: seu time colocou no ar um site com layout incrível. O time de mídia arrasou na estratégia e a página tem muitos acessos. Porém, a conversão está baixa. Você tem a impressão de que o CTA não está em um local visível e desconfia que os usuários não estão percebendo o chamado.
Para entender como o usuário navega no site, é indicado usar ferramentas de mapa de calor, como a Hotjar. A ferramenta capta informações de movimentos do mouse na página e, assim, indica mapas com informações de cliques e rolagens.
É uma plataforma que monitora as menções da marca feitas pelos usuários na internet. Com a Repulotoly, é possível fazer o gerenciamento de avaliações, monitorar, responder e analisar os feedbakcs.
O monitoramento é feito 24 horas por dia, nos sete dias da semana. A ferramenta ainda auxilia a responder comentários negativos e a compreender o “sentimento” dos seus clientes e suas experiências com a marca.
De uma coisa você pode ter certeza: as ferramentas apresentadas são fantásticas para controlar a campanha digital. Porém, existem outras questões que impactam no acompanhamento e no sucesso da campanha.
Por isso, veja abaixo 10 dicas que você precisa conhecer para fazer uma gestão completa das ações de marketing digital.
A empresa que conhece o seu público-alvo tem mais facilidade para definir datas da campanha, mensagens que sejam relevantes para a persona, direcionar estratégias de acordo com o perfil e, assim, ser mais certeira nas ações escolhidas. Isso, consequentemente, gera melhores resultados.
Por mais que a jornada de compra seja uma estratégia amplamente reconhecida, ainda há empresas que não conhecem o caminho que o usuário percorre até a conversão. Dessa forma, acabam impactando clientes em momentos errados e desperdiçando investimentos.
Diante disso, o mapeamento da jornada de compra é algo estratégico para quem controla companhas digitais. Isso porque entender cada etapa é fundamental para direcionar recursos e outros esforços.
Alinhar os canais de comunicação online é um desafio para os gestores, mas essencial para uma campanha. Para isso, pense de forma sistêmica e considere todos os seus canais no momento de fazer o planejamento.
Ainda, garanta que eles funcionem em sinergia e de acordo com a etapa da campanha e com a interação do usuário.
É evidente que as ferramentas ajudam a monitorar os prazos das tarefas. Todavia, uma dica importante é, além de acompanhar as datas de entrega, estar atento para propor, negociar, estender ou antecipar prazos.
Ao acompanhar o cronograma, você pode priorizar ações e sugerir novas datas que agreguem nos resultados da campanha.
Um dos itens que mais chama a atenção dos donos de empresas é o orçamento. Por isso, tenha sempre a gestão financeira da campanha digital atualizada e, preferencialmente, de fácil consulta.
Assim, você consegue mensurar os recursos disponíveis, o que já foi investido ou está comprometido. Somado a isso, é possível tomar decisões estratégicas, como aumentar o investimento em determinada ação que surpreendeu com os resultados, por exemplo.
Possivelmente, você já deve ter lido e ouvido falar muito sobre a experiência do cliente e sua importância, certo? Pois bem, ela ainda é citada como uma dica importante porque muitas empresas continuam pensando na comunicação online de dentro para fora, sem considerar como o usuário vai interagir com a ação.
Diante disso, sempre avalie e estimule sua equipe a pensar como a sua persona. Simule, faça testes, mas priorize essa questão para ter bons resultados na campanha.
Alguns profissionais apostam que, para ampliar os resultados de qualquer campanha digital, é preciso marcar presença em todas as redes sociais. Acontece que cada plataforma é direcionada para um público diferente, e apresentam objetivos também distintos.
Quer um exemplo: você acha que os usuários frequentes do Facebook são os mesmos do LinkedIn? Tudo indica que não! O LinkedIn, por ser uma rede social profissional, funciona com um objetivo diferente do Facebook, que atinge um público mais diversificado, maior e com diferentes propósitos.
O sucesso de uma campanha online ganha uma santa ajuda quando a presença digital da empresa já está estabelecida. Isso porque não faz muito sentido surgir e desaparecer do feed dos usuários sem ter nenhuma relação construída com eles.
Por isso, “prepare o terreno” da sua campanha com uma frequência de publicações e conteúdos relevantes.
As ferramentas e dicas fazem uma incrível diferença na hora de monitorar suas campanhas, mas outra questão também precisa ser priorizada: o time! Diante disso, aposte em pessoas que tenham conhecimento técnico e interesse em mensurar as ações. Ainda, oriente para que elas estejam atentas às estratégias e seus resultados.
Uma equipe que acompanha o desempenho da campanha tem tudo para ser mais comprometida e engajada. Além dos profissionais do time, compartilhe informações gerenciais com diretores, gerentes e demais cargos que tenham voz de decisão na empresa.
Cada um, no seu papel, pode contribuir com novidades, sugestões para resolver problemas e melhorar o trabalho em pauta.
Se você chegou até aqui, pode estar certo que adquiriu conhecimento e informações relevantes para colocar em prática na próxima campanha digital. Isso porque o planejamento e a execução são fundamentais para a realização das ações online, mas o monitoramento é uma etapa crucial para saber se elas atingiram os objetivos propostos.
Por fim, aqui vai uma última dica: não pare de buscar informações importantes para otimizar o seu trabalho e os resultados da sua empresa. Esse é um dos caminhos mais seguros para acertar nas estratégias e tomadas de decisão.
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