Imagine o poder de uma campanha digital distribuída precisamente para o público-alvo do produto ou serviço que está sendo anunciado. Isso não é ficção. É a realidade de anunciantes que contam com a inteligência de uma DMP – Data Management Platform para atingir o público certo. Quando dizemos certo, é certo mesmo. E não aproximado.
DMP nada mais é do que uma plataforma que reúne dados referentes à navegação dos usuários na internet. É uma tecnologia que coleta informações deixadas pelos internautas tanto no site da marca anunciante quanto em sites de parceiros e de terceiros. No mundo digital, a origem dos dados dos usuários ganhou diferentes nomes:
First Party Data
São informações que a própria empresa consegue coletar, a partir da interação com seus clientes e prospects, em canais como site, app, e-commerce, redes sociais, além do próprio CRM da empresa.
Second Party Data
São os dados de empresas parceiras. Uma empresa pode adquirir dados do público de outra marca a fim de tornar sua base de informações mais rica para futuras estratégias de marketing digital. Uma empresa de cosmético pode, por exemplo, trocar dados sobre sua audiência na web com uma empresa de moda feminina.
Third Party Data
São as informações advindas de outros sites e que ajudam a aprimorar os dados que o anunciante já possui sobre a audiência. Uma marca que já tenha dados de navegação do usuário consegue, por meio de dados de terceiros, conhecer o comportamento do internauta na rede.
A DMP coleta, armazena e organiza todas essas informações distribuídas em diferentes fontes, criando uma base altamente valiosa de públicos segmentados. A marca precisa atingir homens.
É justamente por isso que uma ad network que conta com uma DMP consegue garantir um público altamente qualificado para o anunciante que a contrata. É o caso da SimpleAds, que adota o sistema da Navegg, líder em inteligência de dados na América Latina.
Como já comentamos no post Ad network: o que é e como favorece anunciantes, a Navegg possui dados de mais de 400 milhões de internautas e conhece seus interesses, intenção de compra, perfil comportamental e sócio-demográfico. Com os dados obtidos por meio da DMP, a ad network garante a distribuição eficiente da campanha, ou seja, os anúncios cheguam a quem deve ser impactado por eles. O resultado? Há efetividade na ação e ela é detalhada em um relatório de controle dos custos publicitários.
Como a DMP potencializa os resultados entregues pela ad network
Por meio de uma tag inserida no site do cliente (anunciante ou publisher), a DMP capta dados de navegação do internauta que, posteriormente, podem ser utilizados em:
A DMP permite, por meio de palavras-chave, que a ad network colete dados de interesse do internauta em determinado assunto ou produto, criando uma base que pode ser utilizada para uma campanha ou para entender o perfil desses usuários.
A tecnologia possibilita, ainda, a identificação de público com características similares àquele que registra maior índice de conversão no site da empresa, chamada de lookalike.