A evolução das novas tecnologias possibilitou às empresas a criação de estratégias de marketings mais otimizadas e eficazes. Nesse contexto, surgem as chamadas mídias programáticas, que se caracterizam pela compra de espaços publicitários dentro das plataformas digitais. Apesar de ela ter surgido para suprir as demandas dessas ferramentas, também funciona para os meios offline.
Sabemos que, em um mundo marcado pela conectividade, as redes sociais e os demais meios de comunicação e interação tecnológicos permitem que as empresas estejam cada vez mais próximas dos usuários, fazendo com que as suas ações de marketing alcancem um público cada vez maior.
Para se ter uma ideia, o Instagram, por exemplo, conta com mais de 1 bilhões de usuário em todo o mundo — e anunciar nesse espaço é crucial para ganhar alcance em um mercado cada vez mais competitivo.
Pensando nisso, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre mídia programática, as suas formas de implementação e suas vantagens, entre outros tópicos. Continue conosco para conferir!
Como já mencionamos, o conceito de mídia programática consiste na utilização de softwares com o intuito de comprar e vender anúncios por meio de um processo automatizado e orientado por dados, sem contato direto com os vendedores.
Nesse sentido, essa estratégia se vale de espaços de telas, como vídeos e dispositivos móveis, entre outros. Contudo, essa publicidade digital também pode se manifestar em espaços offline, ou DOOH (Digital Out of Home), utilizando outdoors digitais, telas em pontos de ônibus ou shoppings.
Até pouco tempo, essa técnica exigia grandes orçamentos, sendo exclusivamente executada por grandes empresas. Porém, com a evolução das ferramentas de automação, seu uso se tornou mais democrático, podendo ser feito por pequenos empreendimentos.
A mídia programática é uma solução que facilita a obtenção de resultados e o aumento de alcance de uma marca nos meios digitais, otimizando o investimento por meio da aquisição de espaços publicitários na internet.
Além disso, a compra desses espaços torna possível personalizar a mensagem para a pessoa certa, dentro de um contexto específico. Isso acontece porque essa estratégia utiliza a aquisição de dados como idade, gênero e localização geográfica, o que representará um expressivo aumento das chances de conversão de lead (potencial cliente), já que será oferecido exatamente aquilo que ele deseja.
Também é possível limitar a frequência de anúncios, usando o critério de horário, por exemplo, e definir em quais editores eles serão exibidos. Isso conferirá mais precisão e personalização da mensagem, o que influenciará no resultado pretendido.
Agora que sabemos o conceito e as funcionalidades do uso da mídia programática, selecionamos alguns benefícios que ela poderá trazer para o seu negócio. Confira!
A tecnologia empregada na mídia programática aumenta a sua eficiência na medida em que o anúncio chega a um público mais específico, com índices de dispersão menores, pois permite a sua segmentação.
Além disso, é uma excelente aliada no monitoramento de resultados. Ao contrário da publicidade tradicional — em que é mais difícil constatar se um produto está vendendo mais por causa de alguma ação —, na mídia programática, é possível mensurar resultados de modo mais objetivo, permitindo reformulações das estratégias de abordagem sempre que necessário.
A segmentação é um fator determinante em todas as atividades relacionadas ao marketing digital. O imenso público da internet exige que suas ações sejam voltadas para um alvo específico, para que as chances de conversão aumentem.
Assim, é possível realizar uma seleção que determinará quem terá contato com o anúncio. Embora já destinada a uma persona específica, a peça não poderá abrir mão da sua criatividade, característica que pode decidir ou não uma compra pelo consumidor.
Como já mencionado, a mídia programática fornece relatórios objetivos sobre o resultado de uma campanha, indicando se ela está oferecendo o resultado esperado. Essa vantagem é útil não apenas para você saber sobre o sucesso do anúncio, mas, sobretudo, por oferecer informações para que possíveis ajustes possam ser realizados.
Uma vez que a compra ocorre em tempo real, não é necessário muito tempo para mudar as estratégias. Nessa conjuntura, o anunciante consegue redirecionar rapidamente suas ações para obtenção de melhores resultados.
Esse é um fator relevante para qualquer organização. Independentemente do porte ou do ramo em que atua, todos estão preocupados em relação a gastos, pois impactam diretamente na saúde financeira do negócio.
Tratando-se de mídia programática, são realizados leilões para venda de espaços publicitários na web — não utilizando preços pré-determinados. Além disso, é possível vincular o pagamento à exibição, podendo também ser levado em consideração o volume de inserções.
Por isso, acaba sendo um investimento menos custoso que as ações de publicidade tradicionais.
A possibilidade de ter uma campanha exibida em inúmeros sites, com apenas uma operação, facilitou a compra de anúncios online. Ainda, boa parte das estratégias concentram-se na compra de audiência, e não de canais — ou seja, a mensagem chegará a pessoas mais qualificadas a consumir o que está sendo exibido no anúncio.
A segmentação que permite às ações entrarem em contato com o público-alvo de modo mais eficiente também é um diferencial nas estratégias de marketing. Ela possibilita a exibição de diferentes mensagens para cada interesse ou intenção, baseando-se no comportamento dos consumidores, por exemplo.
Nesse contexto, aumenta-se o retorno sobre o investimento, visto que a mensagem é mais incisiva. Além disso, a possibilidade de mensuração de resultados fornece às agências a otimização das campanhas enquanto elas estão ativas, melhorando os resultados. Assim, as ferramentas de marketing digital serão melhor aproveitadas.
Uma campanha de mídia programática utiliza sempre Demand Side Platform (DSP) — ou plataformas de demandas —, uma vez que torna possível aos compradores de inventário de publicidade digital administrarem contas de troca de anúncios e de troca de dados por meio das AdExchanges.
É, então, um leilão em tempo real, em que o anunciante que oferecer o maior lance por um espaço publicitário ganhará a impressão e veiculará a mídia para aquele usuário.
Outra ferramenta utilizada para o planejamento de campanhas programáticas é a Data Management Platforms (DMP). Ela é responsável por mapear o usuário por meio dos cookies, rastreando seu comportamento on-line.
A partir disso, ela segmenta o público usando informações demográficas e interesses pessoais, entre outras, conhecendo melhor o público-alvo. Assim, é possível criar uma campanha mais assertiva.
Veja, a seguir, algumas dicas para executar a mídia programática na prática!
Após entender o funcionamento dos softwares que estão por trás de uma compra de mídia programática — assim como suas funcionalidades e benefícios —, é preciso planejar a sua campanha, definindo os seus objetivos para que sejam traçadas as estratégias.
Alguns questionamentos podem ser feitos nesse momento, como:
Traçando seus principais objetivos, os gestores que administrarão a campanha poderão criar as estratégias de otimização de mídia.
O conhecimento acerca do público-alvo é essencial para uma execução satisfatória de campanha. Afinal, ao receber informações pelo DMP sobre o comportamento do usuário nos sites, é possível direcionar o anúncio mais assertivamente.
Então, não apenas informações sobre gênero, idade e classe social são coletadas, mas também as preferências de consumo do público, que serão cruciais para uma abordagem mais efetiva.
Apesar de os softwares fazerem o mapeamento qualitativo do usuário, coletando dados fundamentais à elaboração do anúncio para que ele chegue na pessoa certa e no momento exato, a criatividade ainda é fundamental para que o consumidor se convença da sua abordagem.
Nesse sentido, é necessário que a mensagem seja criativa para que possa despertar a curiosidade e chamar a atenção do público. Algumas táticas, como a escolha de cores contrastantes e a utilização de mensagens objetivas — que chamem para uma ação, como um clique —, são alternativas válidas para tanto.
Uma landing page é uma página específica dentro do site da organização, na qual o visitante será direcionado ao clicar em um anúncio. Essa estratégia deve ser a base da campanha de uma mídia programática, pois dará continuidade ao apelo do anúncio.
Ou seja, se o banner anunciar um tênis específico, o clique deverá levar o consumidor à página em que ele possa adquirir o que está sendo anunciado, de maneira simples e rápida. Nesse sentindo, o layout da landing page deve ser pensado visando ajudar ao máximo na conversão.
Por meio do RTB (Real Time Bidding, ou leilão em tempo real), é feita a negociação da publicidade. Essa compra é realizada por CPM (Custo por Mil Impressões), alternativa que possibilita a venda de espaços na web por valores mais acessíveis. Veremos, a seguir, essa e outras opções.
O CPM representa o investimento de cada mil impressões do anúncio. Ou seja, para cada mil impressões, o anunciante paga um valor predeterminado pelo Publisher.
Antes de haver essa alternativa, a compra dos espaços era feita diretamente com os sites de venda de anúncio, seguindo as mesmas regras de compra de espaço das mídias tradicionais (TV, rádio e revistas)
O RTB trouxe mais celeridade e eficiência a essa transação, podendo agora atender tanto o interesse dos anunciantes com a disponibilidade dos publishers.
Nessa situação, a compra do espaço publicitário tem como base o número de cliques gerados pelo anúncio, ou seja, a quantidade de pessoas que chegaram ao site do anunciante. O valor pode ser determinado pela média obtida entre o investimento da campanha e o número de cliques.
Esse é o modelo usado na compra de palavras-chave do Google Ads, por exemplo. É uma excelente alternativa para ter conhecimento a respeito dos resultados objetivos do seu anúncio.
Nesse sentido, caso deseje melhorar o posicionamento do seu site, é possível utilizar o Google Search Console. Ele também é indicado para a empresa que deseja aumentar o tráfego de visitantes nas suas páginas da web e monetizar o site.
CPA quer dizer Custo por Aquisição, e é a opção mais custosa entre as existentes. O seu pagamento é realizado apenas se o anúncio alcançar seu objetivo final, que pode ser o download de um material ou uma venda, por exemplo. Ou seja, o risco para quem anuncia é baixo, porém, por ser mais caro, é mais indicado para quem já possui lucros de margens amplas em seus produtos.
A área de marketing digital depende do lucro do custo por aquisição para crescer e continuar recebendo investimentos. Então, esse acaba sendo um indicador importante para o departamento.
A SimpleAds oferece soluções em mídia programática, entendendo que ela é a evolução da forma de fazer a compra de inventário. Para tanto, os objetivos da campanha são determinados considerando o público, as praças, os criativos e todos os elementos que ajudam a entregar um planejamento efetivo com base em resultado.
Além disso, possui à disposição uma imensa variedade de inventário e audiências, possibilitando que a sua campanha possa ser executada em qualquer tipo de mídia — como áudio, vídeo e display, entre outros.
A SimpleAds entende que o melhor meio de comunicação é sempre aquele que melhor transmite a sua mensagem.
A Simple Ads é uma empresa de mídia online fundada em 2016, que tem como um dos seus principais objetivos tornar mais simples a entrega de campanhas publicitárias na internet.
Para isso, auxilia os anunciantes a transmitir as suas mensagens para o usuário certo, no momento exato, sem deixar de lado a segurança crucial para a manutenção de uma boa imagem empresarial.
O cenário mercadológico marcado pela alta competitividade faz com que a SimplesAds esteja sempre atenta às alternativas inovadoras. Por isso, movimenta-se na mesma velocidade do mercado, oferecendo soluções que atendam a todos os envolvidos no processo (publishers, anunciantes e usuários), oferecendo grandes experiências em publicidade online.
A mídia programática é, portanto, uma grande alternativa diante das atuais realidades impostas pelo uso das novas tecnologias. Ela faz com que as agências e departamento de marketing busquem estratégias mais assertivas, focando nas preferências dos usuários, o que fará as chances de venda ficarem cada vez mais altas.
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