Uma boa estratégia de redes sociais pode fazer a diferença em diversos tipos de negócios. Como já vimos em nosso post sobre as tendências de mídia para este ano, as redes sociais carregam um grande papel dentro da publicidade digital. A quantidade de brasileiros com perfil no Instagram é significativa, e o mercado não deixa de aproveitar essa oportunidade.
Pensando nisso, a própria rede social oferece uma série de dados coletados para que a sua empresa possa atingir cada vez mais pessoas. Mas é importante saber ler esses insumos que a plataforma gera, em especial, duas métricas: o alcance e as impressões. Se você achava que eram a mesma coisa, continue lendo esse texto que a gente te explica!
A métrica de impressões diz respeito a quantas vezes um conteúdo foi exibido no Instagram, sem fazer distinção de quem viu. Já o alcance informa quantas pessoas visualizaram esse mesmo post ou vídeo. Ou seja, se um stories é visualizado 7 vezes por um mesmo perfil, ele contabiliza 1 alcance e 7 impressões. Esses números levam em conta todas as pessoas que acessam o seu perfil, independentemente de serem seguidores ou não.
Repare que os números de impressões são superiores aos de alcance, afinal, no mínimo, cada pessoa alcançada terá acessado aquele produto pelo menos uma vez. Também vale ressaltar que não necessariamente esse usuário de fato assistiu determinado conteúdo, ou seja, essas duas métricas não medem esse grau de engajamento, nesse caso já seria um novo dado.
Se você está se perguntando o motivo pelo qual se mede essas duas variáveis, pense assim: se um conteúdo está sendo visualizado muitas vezes por uma mesma pessoa, qual o atrativo dele? É analisando esses dados em conjunto que você pode estudar em que ponto a sua estratégia está sendo mais eficaz e, quem sabe, fazer correções. Aqui vão alguns dos benefícios dessa análise!
Quando você utiliza o Instagram profissionalmente, grande parte do sucesso da sua marca depende do impacto no maior número de pessoas dentro de seu nicho, e com qualidade. Por isso, é fundamental ter uma análise precisa de dados que corroborem as suas ações.
Utilizando as métricas de vaidade junto de outros indicadores, você pode investir tempo e dinheiro de forma localizada. Assim você garante que o público-alvo da sua empresa vai ser atingido com maior eficácia.
Quando se fala de redes sociais, o lugar comum é a agilidade do consumo de informação e conteúdo. Por isso, é muito importante analisar em tempo real o desempenho das suas publicações e, com isso, garantir entregas de qualidade.
Os dados de alcance e impressões podem ser conferidos e atualizados constantemente. Se você pode dispor de tempo, é possível ajustar um conteúdo que não tenha uma boa performance ao longo do dia.
Antes de moldar o seu conteúdo para atender os seus clientes, você precisa saber cada detalhe deles, e até nisso o alcance e as impressões podem te ajudar. Um bom exemplo disso é a possibilidade de testar o mesmo conteúdo em diversos horários, para saber quando o seu cliente está mais conectado.
Os números podem demonstrar se o público utiliza mais o Instagram na ida ao trabalho ou antes de dormir. Com base nessas informações você consegue segmentar um perfil mais apurado do seu consumidor.
Um erro muito comum na rotina de quem está começando a trabalhar com social media é na hora de interpretar as métricas da plataforma, quaisquer elas que sejam. São algumas variantes que são necessárias levar em consideração para avaliar a performance de uma publicação que pode nos confundir facilmente, mas uma vez que você entende que o segredo está no contexto, tudo fica mais simples!
Essa realidade não é nada diferente para a métrica de impressões – muito pelo contrário! Afinal, há situações em que ela não indica que o usuário tenha consumido seu post mais de uma vez. Às vezes, ele só demorou um pouco mais para rolar a página, deixou o celular aberto e foi fazer alguma outra coisa, ou qualquer situação parecida.
A dica que nós damos é mais um lembrete: pense qual foi a estratégia usada em seu post, e o que você gostaria de atingir com ele. Suponhamos que sua intenção era alcançar mais usuários, e o seu post performou muito bem nas impressões. Se seu alcance for alto, proporcional às impressões, então ele está indo bem de acordo com sua estratégia.
Fique alerta a qualquer disparidade muito grande entre o alcance e as impressões! Cheque sempre o conjunto total das métricas, busque entender o comportamento do seu público ao conteúdo. O engajamento também foi baixo? Houve poucos compartilhamentos? Pessoas salvaram o post? Tudo isso vai te ajudar a entender melhor o resultado das impressões.
Primeiro é preciso ter uma conta comercial. Com ela você acessa o Instagram Insights pelo seu celular e seleciona a aba “Informações” no menu superior direito da tela. Lá você já encontra dados gerais da sua conta na seção “Atividade”. Para visualizar as métricas detalhadas das suas postagens você deve acessar o “Conteúdo”.
Pronto, agora você já sabe o que é alcance e impressões no Instagram e como analisar os dados das suas postagens. Com essas informações em mãos será muito mais fácil impulsionar a sua marca nessa rede social e atingir um público cada vez maior.
Mas se você ainda não está confiante de começar a produzir conteúdo para o Instagram, não tem problema! Confira tudo o que você precisa para começar.