Com a presença cada vez maior no meio digital, a moeda de troca para uma marca conquistar mais consumidores fiéis passou a ser a entrega de conteúdo de qualidade. O inbound marketing visa a jornada do cliente de forma direcionada e a distribuição de conteúdo é feita de forma orgânica.
Essa estratégia tem a vantagem de ser mais sólida e trazer pessoas que tendem a se tornar seguidores da marca. No entanto, ela é feita de maneira mais lenta e pode não apresentar resultados imediatos para quem está começando.
Para acelerar esse processo, uma ótima opção é mesclar estratégias alternativas. Aqui falamos sobre investimento em mídias pagas, estimulando ainda mais a fidelização, o aumento de tráfego e alcance de resultados.
Como já foi mencionado, usar canais de mídia paga ajuda a impulsionar o alcance do conteúdo e, consequentemente, da marca, dando aquele empurrãozinho para as pessoas clicarem na página, artigo ou landing page.
Entretanto, cada canal tem suas especificidades e é importante entender como cada um funciona para escolher a melhor opção. Confira a seguir informações sobre esses recursos.
Sabe quando você, ao procurar um produto em sites de busca, os primeiros links aparecem com uma tag escrita “anúncio”? Links patrocinados são anúncios pagos que aparecem em destaque e direcionam a pessoa para um produto, serviço ou oferta.
Ao patrocinar um link, é preciso avaliar certos critérios para fazer com que a campanha seja bem sucedida e atinja seu maior potencial, além de empregar cada centavo investido no impulsionamento. Links patrocinados têm o custo contabilizado por cliques, por impressões e por aquisição — quando o processo é um pouco mais complexo e ele atinge o objetivo final de uma campanha, como a venda por exemplo.
Para melhor aproveitamento da campanha, escolher as melhores palavras-chave relacionadas ao objetivo do anúncio é imprescindível. Como recurso adicional, é possível escolher palavras-chave negativas, que, ao excluir buscas específicas, ajudam a nichar ainda mais o cliente.
Um exemplo disso é uma empresa que oferece uma solução excelente, mas com um custo mais elevado. Adicionar a palavra-chave negativa “barato” vai excluir clientes que buscam um serviço mais em conta.
Embora alguns especialistas considerem a distribuição de conteúdo de forma paga em redes sociais como “Links Patrocinados”, é preciso reforçar que, apesar de princípios parecidos, cada rede apresenta suas particularidades.
Dentre as redes mais populares, o Facebook lidera em número de usuários de uso para anúncios, porém o Instagram não fica para trás. Com um número alto de usuários cadastrados, mídia paga em redes sociais é uma ótima estratégia para alinhar com o crescimento orgânico.
Nas redes sociais é possível escolher opções de anúncio no feed de notícias ou no stories sob o formato de pequenos vídeos, imagens possibilitando copy e CTA. Além disso, é preciso estar atento a critérios como localização, melhor horário de postagem, palavras-chave e direcionamentos alinhados com os interesses da persona.
As pessoas absorvem conteúdos cada vez mais visuais e dinâmicos, e as últimas mudanças significativas no meio digital abraçaram ainda mais o formato de audiovisual. Com tanta concorrência, conteúdo e estímulo constante, vídeos têm sido uma ferramenta muito usada para prender a atenção do usuário.
Vídeos curtos podem ser veiculados tanto em redes sociais, em feeds e stories, quanto em plataformas de vídeo como o YoutTube. O valor de investimento é ligado ao número de visualizações do conteúdo e, para melhor aproveitamento da campanha, é importante definir para quem o anúncio vai ser apresentado.
A maior vantagem do uso de distribuição de conteúdo em mídia paga é a possibilidade de avaliar métricas detalhadas e traçar de forma mais minuciosa o perfil do cliente, as tendências do mercado e o desempenho do produto ou serviço. Essa estratégia, alinhada com o Inbound Marketing, pode ser uma excelente forma de potencializar o alcance da marca e trazer resultados mais rápidos em vendas.
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