Digital Out Of Home — DOOH. Entre as últimas tendências do setor publicitário, essa é certamente uma das principais. Considerando o cenário global, em que as pessoas têm cada vez menos tempo à disposição, as marcas precisam adotar estratégias para agregar valor ao público e, assim, ganhar competitividade.
Muitas metodologias tradicionais já não entregam a mesma eficiência de outros tempos. O tom invasivo de boa parte das campanhas perdeu assertividade diante de receptores que se sentem atraídos pela inovação. E as vantagens de DOOH, formato de mídia em plataformas digitais em espaços de circulação pública, têm alto potencial nesse contexto.
Se você quer entender melhor a respeito das mídias DOOH, continue conosco e descubra quais são os cinco grandes benefícios de investir nesse modelo de conteúdo. Boa leitura!
O conceito parte do princípio de que é fundamental estimular a conexão entre a marca e as pessoas tanto no ambiente offline quanto no online. O Digital Out Of Home, portanto, consiste em um suporte de comunicação para atingir o público e analisar seu comportamento diante de alguma campanha veiculada.
A mídia DOOH busca marcar presença em locais públicos, especialmente os frequentados por bastante gente a cada dia. A tecnologia se baseia no uso de telas de alta tecnologia, que ficam sempre posicionadas em pontos estratégicos. Assim, as pessoas que transitam pelo espaço conseguem consumir o conteúdo de forma direta.
O intuito é incentivar o público a identificar necessidades próprias a partir do consumo de informações ou de mero entretenimento relacionado à marca anunciante. O formato digital permite a inclusão de peças interativas e divertidas, aumentando a tendência de que se crie uma visão geral positiva da marca.
De acordo com essas características, hoje em dia é fácil encontrar campanhas DOOH em lugares como:
Como exemplo, coloque-se na seguinte situação: você está em um ponto de ônibus esperando o transporte para o trabalho em uma fria manhã de segunda-feira. De repente, enquanto aguarda ansiosamente, uma tela colocada no local transmite imagens divertidas de cachorrinhos preguiçosos que não parecem querer deixar a cama.
Qual seria o impacto dessa peça? Será que, ao ver a marca que a veicula, você não desenvolveria uma avaliação positiva sobre ela? As vantagens de DOOH estão bem sintetizadas nesse exemplo, mas também podem residir em objetivos mais diretos de venda.
Um monitor no saguão de um shopping durante um dia quente pode usar a estratégia do calor para despertar nas pessoas a necessidade de beber uma água gelada, por exemplo. Se o anunciante tiver um quiosque logo adiante, o retorno tende a ser muito interessante.
Estudo recente da Out Of Home Advertising Association Of America (OAAA) mostra que esse tipo de mídia não para de ganhar força, enquanto a publicidade tradicional vem caindo. Marcas gigantescas como Apple, McDonald’s e Netflix figuram entre as de maior investimento em DOOH.
Movimentando quantias que já chegaram próximas à casa dos 8 bilhões de dólares no último trimestre de 2018, segundo a mesma pesquisa da OAAA, as mídias DOOH entregam uma série de vantagens claras. A seguir listamos 5 delas. Confira.
Os monitores nos quais as mídias DOOH são veiculadas propiciam uma excelente qualidade. Essa característica transmite credibilidade e autoridade, já que é visível a nitidez do material.
O sistema que veicula campanhas Digital Out Of Home não é isolado, ou seja, existe a valiosa oportunidade de integrá-las a outras plataformas usando geolocalização e até mesmo outras campanhas anteriores.
E essa integração não para por aí, afinal de contas,é possível fazer a renovação remota dos conteúdos, ganhando agilidade para atualizar e lançar novos materiais. Sem falar na hipótese de elaborar campanhas em tempo real se valendo de interações com as pessoas e customizações visando atingir o público ideal.
Entre as vantagens de DOOH, não dá para deixar de lado a diversidade de formatos nos quais se consegue veicular anúncios. Se esse benefício já existe na versão não digital desse modelo de publicidade, com panfletos, outdoors, painéis e mais, imagine aproveitando recursos digitais!
As alternativas vão bem além de telas estáticas, e a marca pode produzir vídeos ou criar materiais voltados à aplicação em totens interativos, por exemplo. Os smartphones também entram em cena com QR Codes e redes sociais, ou seja, o que importa é criar experiências de engajamento para envolver o público na ideia da campanha.
A partir da instalação de um meio de veiculação de mídia DOOH, seja ele qual for, todas as pessoas que transitem pelo local podem ser atingidas. Ainda assim, o poder de segmentação desse formato é alto.
Existem inúmeras alternativas disponíveis, o que significa que cada campanha pode ser direcionada aos ambientes em que o público-alvo mais tende a frequentar. Se a marca é uma agência de turismo, por exemplo, nada melhor do que o saguão de um aeroporto.
Quando encontra um anúncio no próprio celular, você tem a opção de pausá-lo, certo? No entanto, em geral, campanhas desse tipo são invasivas, perturbando sua experiência enquanto busca finalizar outra ação. As mídias DOOH se diferenciam nesse aspecto, já que não podem ser pausadas.
A única maneira de que o conteúdo não impacte uma pessoa é ela simplesmente não olhar para a tela de veiculação. Esse poder de atração, propiciado sobretudo pela possibilidade de inserir materiais em movimento ou interativos, tende a gerar um engajamento superior a outros formatos de publicidade.
As vantagens de DOOH, conforme conferimos ao longo do texto, são muitas. Hoje em dia, as pessoas têm um poder de escolha maior, ou seja, consomem e dão atenção apenas a conteúdos diferenciados e capazes de agregar valor, de diferentes maneiras. É por isso que campanhas publicitárias devem se reinventar sempre.
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