Diante de um mercado altamente competitivo, de um grande volume de ofertas e informações e de consumidores cada vez mais antenados e exigentes, é preciso contar com uma boa estratégia de marketing. Além de aproximar sua empresa de seus consumidores, gerar força e valor para sua marca e destacá-la junto a seus concorrentes, pensar e executar o marketing de maneira planejada e articulada é um dos caminhos mais certeiros para alavancar o negócio e movimentar bem o caixa.
Seja qual for o porte de sua empresa ou o seu segmento: investir em marketing é vital para o crescimento e o sucesso do negócio. Por isso, vamos lhe mostrar como criar uma estratégia de marketing. É interessante que você já leia nossas dicas pensando na realidade de sua empresa. Vamos lá?
A definição da persona sempre é imprescindível para se criar uma boa estratégia de marketing. Isso porque é partir dela que o planejamento, os planos de marketing, de mídia e conteúdo, as ações e campanhas em geral serão desenvolvidos. É preciso saber com quem e para quem você está falando. Além disso, deve ter muito nítido o que seu consumidor espera da sua marca, precisa, quer, os sonhos, as dores, as crenças, os hábitos, as características emocionais e comportamentais, entre outras.
Apenas conhecendo bem seu público, você estará apto a criar ações, linguagem, temáticas, produtos e soluções que realmente façam a diferença para seu cliente e que sentido dentro do imaginário dele. Ao saber quem é sua persona, você consegue estabelecer laços mais fortes e oferecer personalização também no atendimento, o que conta muito para se criar uma boa experiência do cliente.
Vale ressaltar que persona é diferente de público-alvo. Enquanto este diz respeito a um ou mais grupos com base em variáveis mais genéricas, como região onde mora, gênero, classe social, a persona, por sua vez, é a construção de um personagem que representa seu cliente, a partir do qual é possível entender como é a relação cliente-marca do seu negócio. Para isso, é preciso pesquisar bastante e analisar os dados até se chegar a esse perfil.
Outro pilar da estratégia de marketing é ter total conhecimento de seu negócio e do cenário em que ele se encontra. A matriz de SWOT, também chamada de análise SWOT, é uma excelente ferramenta para fazer esse mapeamento de características, atributos e situações. Ela é divida em ambiente interno e ambiente externo, considerando-se, no interno, as potencialidades e as fragilidades do negócio e, no externo, as oportunidades e ameaças que o contexto econômico, político, social e natural podem oferecer à sua empresa e ao desenvolvimento das atividades.
Tem-se, então, um plano cartesiano com os seguintes quadrantes:
O conhecimento dessas informações e a correta interpretação de como os aspectos interagem entre si oportunizam uma visão macro do negócio, que serve de base para diversas ações e decisões para a organização.
O chamado tráfego pago é uma das ferramentas do marketing digital utilizadas para impulsionar a visibilidade, as visitas, a abrangência e o acesso a suas plataformas, com destaque para os sites. É realizado por meio de anúncios, links patrocinados, remarketing e outros. Ao fazer um investimento financeiro promove-se o aumento de visitas e acessos a suas páginas e por isso é bastante recomendado ao se lançar um site, quando se quer consolidá-lo e quando se tem uma plataforma e-commerce no site e pretende-se divulgá-la e gerar mais fluxo de acessos.
Nos tempos atuais, é praticamente impossível pensar em estratégia de marketing, gestão de marca e branding sem considerar o marketing de conteúdo. É por meio das estratégias de conteúdo que você pode tornar tangíveis diversos atributos da sua empresa, chegar ao seu cliente, mostrar a que veio e manter nutrido um bom e relevante relacionamento. Além disso, um conteúdo de qualidade, otimizado e que ofereça valor ao usuário, é também um dos requisitos para bons posicionamentos no Google.
Portanto, no desenvolvimento de plano de marketing, a produção e a gestão do conteúdo devem ser prioridade e estar alinhadas à estratégia global, à persona, às tendências, ao plano de mídia e à identidade da marca. Ah! E conteúdo não é só texto: ele pode adotar múltiplos formatos — tais como: vídeos, fotos, memes, lives, stories e outros — e ser produzido internamente ou por uma agência de comunicação e marketing. Para ter resultados positivos, deve ser gerido e produzido por profissionais dessa área.
As redes sociais são, hoje, um dos principais meios de contato com o público e das mais populares formas de difusão de ideias, informações e conteúdo. E mesmo que você não queira estar nessas plataformas, pode ter certeza de que o nome da sua empresa já circula por ali. Desse modo, aproveite todo o potencial que esses canais têm a oferecer, pois são muito importantes, têm um custo relativamente baixo, fazem parte da estratégia de mídia e são capazes de gerar alto valor institucional e oportunidades de negócio para as organizações.
Assim como os outros braços do planejamento de marketing, a atuação nas redes sociais também precisa ser executada de forma bem direcionada. Instagram, Youtube, Facebook e as demais redes podem alavancar (e muito!) suas ações.
Algumas empresas questionam se ainda vale a pena investir em e-mail marketing, tendo em vista a pluralidade de canais na internet. A resposta é sim! O e-mail é uma ferramenta bastante utilizada por inúmeros públicos e tem uma elevada taxa de conversão. O “pulo do gato” é integrá-lo de maneira estratégica às campanhas, promovendo-o com planejamento e coerência. Bons e-mails estão longe de se tornarem spams.
Com esses passos, tem-se a base para criar sua estratégia de marketing com consistência e efetividade. E para ter processos mais bem elaborados, desenvolvidos de modo customizado e capazes de gerar resultados potencializados, é indispensável contar com a expertise e o conhecimento de profissionais especializados em marketing. A SimplesAds é formada por uma equipe altamente qualificada, com bastante experiência e domínio de mercado.
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