A busca por resultados no meio digital é constante. Para que eles possam acontecer, é preciso criar uma estratégia adequada, em que uma boa escolha dos recursos que serão utilizados é fundamental.
Dentre esses recursos, existe a necessidade de definir entre busca orgânica e links patrocinados ou então encontrar uma forma de trabalhar ambos na mesma estratégia. Mas você sabe de fato a diferença entre esses dois formatos? É exatamente o que vamos explicar nos tópicos abaixo. Confira!
A busca orgânica está relacionada à relevância do seu site de forma natural, o que se baseia na qualidade do conteúdo exposto. O tráfego orgânico é muito importante e apresenta estratégias para quem deseja um melhor ranqueamento, como no caso do SEO (Search Engine Optimization), que busca otimizar o seu site para os mecanismos de busca.
Uma otimização bem-feita depende de uma boa estruturação do site, usabilidade, facilidade de navegação, conteúdo relevante e o uso correto de links externos.
Diante da possibilidade de ranquear bem sem investir em anúncios, o SEO está para a busca orgânica assim como os links patrocinados estão para o tráfego pago. Uma diferença crucial de ambos é que, enquanto os links patrocinados visam trazer resultados a curto prazo, o SEO trabalha com resultados a médio e longo prazo.
Vale lembrar que é possível mesclar o investimento em busca orgânica e em links patrocinados dentro da mesma estratégia.
Um bom exemplo disso é investir em técnicas como o SEO, visando atrair pessoas para o blog e usar links patrocinados para anunciar os produtos que a empresa comercializa. Algo que une esses dois conceitos é uma segmentação bem planejada.
Os links patrocinados são anúncios pagos em buscadores como o Google e o Bing Ads. Por meio do patrocínio de determinadas palavras-chave, os anúncios pagos serão exibidos, redirecionando o usuário para o site do anunciante.
As campanhas podem ser gerenciadas pela empresa anunciante ou por uma agência parceira. Essa escolha se baseia na capacidade técnica de quem vai gerenciar os anúncios, já que somente investir dinheiro não é o suficiente para gerar resultados.
Os anúncios patrocinados trabalham com o chamado CPC (Custo por Clique), dando assim liberdade para o anunciante definir o quanto quer investir.
Se pegarmos os links patrocinados em redes sociais ou buscadores, muita gente pensa que essas são as únicas formas de anúncios no meio digital, o que é um grande engano.
Além de existirem, esses outros formatos representam uma diversificação importante em uma estratégia vencedora. Um desses formatos são as Ad Networks, que são redes com diversos sites, nos quais o inventário pode ser comercializado junto a anunciantes.
As vantagens da Ad Network são imensas, já que todos os dias milhares de sites são criados e podem se agrupar à rede, trazendo assim mais chances de descobrir aqueles que se adequam à estratégia e ao público-alvo buscado.
Uma segmentação certeira é essencial para alcançar bons resultados, então a Ad Network é uma excelente ferramenta para quem visa aprofundar esse processo de segmentação e/ou trabalha com nichos muito específicos. A verticalidade da rede ajuda a entender o porquê dessa estratégia ser tão eficiente.
A SimpleAds é uma das maiores Ad Networks do país, e um excelente meio de diversificar seus anúncios online, com um conjunto de ferramentas que garantem entrega para o público certo e segurança, através de formatos e alto impacto. Confira o que podemos oferecer à agências e anunciantes.
Essa variedade de opções apresenta um panorama mais amplo na hora de definir o tipo de tráfego que será trabalhado.
Falando em panorama, com esse artigo você aprendeu as diferenças entre links patrocinados e busca orgânica, bem como entendeu a importância de ir além deles. Sendo assim, busque conhecimento para ter um processo de decisão melhor.
E para ajudar nessa missão, que tal conhecer os conceitos que ajudam a trazer engajamento na publicidade online? É simples, basta conferir nosso artigo especial sobre o tema!