Sabemos que o ambiente online oferece diversas oportunidades para gerar negócios e investir em uma campanha digital é um dos primeiros passos para o sucesso. Contudo, uma campanha online que não gera retorno é apenas uma maneira de desperdiçar tempo e dinheiro. Afinal de contas, se os resultados não são satisfatórios, ela não alcança a persona certa, ou até atinge, mas não converte.
No marketing digital tudo é uma questão de teste contínuo, pois é preciso refinar as ações a todo o momento para encontrar os melhores resultados. Essa é uma das vantagens de investir no universo virtual, já que é possível monitorar e aprimorar suas táticas em tempo real. Com uma campanha otimizada, o negócio fica ainda mais próximo de conquistar os seus objetivos de maneira rápida.
E quais são os fatores que impedem a alta performance de uma campanha? Existem vários e, a seguir, apresentamos os erros mais comuns em campanhas digitais ruins para que você aprenda a evita-los e conquiste resultados incríveis!
Infelizmente, muitas empresas ainda negligenciam o básico: definir bem a sua persona. No contexto digital é preciso ser específico para chamar a atenção das pessoas e nenhuma marca consegue isso com uma comunicação genérica.
A definição da persona é importante porque ela supera os dados superficiais e busca informações sobre o comportamento e a visão de mundo das pessoas. É isso que facilita a conexão com quem você realmente deseja falar.
Ao criar o texto e a imagem de um anúncio sem saber quem é a sua persona, as chances de não converter são altas. Afinal, falando de forma superficial para todo mundo, você não impacta verdadeiramente ninguém.
Para corrigir esse erro, converse com uma amostra de clientes e procure entender seus objetivos, dificuldades, sonhos, valores e também os dados demográficos. A ideia aqui é ir além e compreender quem, de fato, essa pessoa é para investir na personalização de anúncios e criar campanhas cada vez mais eficazes.
Outro equívoco bastante comum é querer alcançar várias coisas com uma campanha digital e não saber definir o que é mais importante. Ter a clareza sobre a principal conquista a ser atingida é um dos pilares de uma ação de marketing bem sucedida.
Até porque isso impacta diretamente no momento de mensurar os resultados. Afinal, fica muito difícil avaliar se o retorno foi positivo ou não sem identificar exatamente o que se esperava atingir.
Sendo assim, o primeiro passo depois de definir quem é a persona é entender o objetivo principal do negócio e documenta-lo. Desse modo, todas as estratégias serão orientadas tendo como base o alcance desse alvo.
Além da ausência de um objetivo claro, que prejudica bastante uma campanha, não definir as métricas que serão utilizadas como indicadores de resultado é outro problema. É muito comum as pessoas se perderem em meio a tantas fontes de dados.
Quando isso acontece, fica complicado perceber na mensuração de resultados se o retorno foi ou não satisfatório, pois a análise de uma métrica que não é relevante, por exemplo, pode indicar um fracasso que não existe e toda a avaliação da campanha fica comprometida.
Por esse motivo, entender qual é o objetivo central é essencial, isso permite determinar os indicadores a serem acompanhados. Se o propósito é ter visibilidade de marca, o número de visualizações pode ser mais importante que o número de cliques, por exemplo. Tudo depende do que a empresa quer alcançar com a campanha.
Muitas vezes, o layout do anúncio está muito bonito, porém, não tem a menor relação com a estratégia que foi traçada de acordo com a persona. Certamente isso prejudica a performance da campanha, já que todos os elementos precisam conversar entre si para chegar ao resultado desejado.
Para evitar que isso aconteça, o alinhamento entre a parte estratégica e criativa deve ser constante. É fundamental que os dois setores participem de reuniões e que se aproximem cada vez mais para evitar esse distanciamento e, consequentemente, a falta de resultados.
É importante ressaltar que não existe fórmula mágica quando o assunto é marketing digital. Apesar de existirem alguns caminhos mais propícios ao sucesso, no dia a dia a rota mais efetiva é: testar constantemente. E muitos erram nesse ponto, quando deixam de fazer o teste A/B.
Não testar os anúncios é o trajeto para o fracasso, pois impede a otimização da campanha. Afinal de contas, com os testes é possível validar qual anúncio funciona melhor e, assim, potencializa-lo. Ou seja, as chances de obter uma alta performance são maiores, pois o anúncio com maior receptividade do público é o que receberá maior investimento de tempo e dinheiro.
Resumindo, invista nos testes A/B, mas lembre-se: modifique apenas um elemento por vez para ter a certeza do que realmente fez a diferença. Muitas empresas alteram vários aspectos ao mesmo tempo e têm dificuldade de reconhecer qual elemento foi responsável pelo sucesso da campanha.
Muitos negócios apoiam-se somente na criação de campanhas, mas não investem no aumento da sua autoridade no mercado. Ser uma referência em um segmento de atuação é um fator essencial para ter sucesso com as ações de marketing.
Afinal, as pessoas compram quando elas confiam em alguém e nada mais efetivo do que ter uma figura que, para a persona, é considerada uma autoridade em determinado assunto. Isso funciona como um facilitador em qualquer relação.
Por essa razão, é importante produzir conteúdo de valor frequentemente. Assim, a persona terá motivos para se relacionar ainda mais com o negócio. O anúncio é apenas um dos pontos de contato do consumidor com a marca, portanto, se as outras experiências que ele tiver com a empresa forem favoráveis para ele, as chances de conversão aumentam.
Mais importante do que não cometer erros é aprender com eles. Então, esteja constantemente em busca de aprimoramento. Com certeza essa mentalidade auxilia bastante a compreender quais são os pontos que devem ser melhorados e o que precisa ser replicado nas suas campanhas.
Sem dúvidas, todas as empresas que estão começando a investir em marketing digital estão suscetíveis a cometer algum equívoco. No entanto, a possibilidade de contar com parceiros capacitados elimina boa parte desse risco e acelera o crescimento. Entre em contato com a SimpleAds e entenda as soluções que oferecemos para alavancar os resultados da sua campanha digital!