Toda empresa busca se destacar no mercado e conquistar ainda mais clientes. Contudo, essa não é uma tarefa fácil e exige criatividade e muito trabalho de seus administradores, gestores e equipe de marketing e vendas. A publicidade online é uma alternativa para quem deseja alcançar mais pessoas, divulgar marcas e otimizar o sistema de vendas.
Esse modelo de divulgação permite que as empresas cheguem ao seu público-alvo de forma rápida, direta e eficaz. Tudo isso com um custo relativamente mais baixo do que a publicidade tradicional. Também é um canal de comunicação mais simples e acessível para as pessoas, o que facilita a compreensão de cada campanha.
Quer entender como a publicidade online pode contribuir com o desenvolvimento de um negócio? Então acompanhe os próximos tópicos!
Investir em divulgação na internet pode trazer inúmeras vantagens para as empresas. Tanto na distribuição e veiculação das campanhas quanto no desenvolvimento e construção das ações. A seguir falaremos um pouco sobre os benefícios de recorrer à publicidade online. Confira!
A internet permite que as empresas construam campanhas atrativas e que ficam acessíveis às pessoas pelo tempo que interessar à companhia. O resultado imediato disso é o aumento de visibilidade, fazendo com que a propaganda chegue de maneira eficiente a um número maior de consumidores.
Com isso, o time de marketing tem mais argumentos para trabalhar os produtos, assim como a equipe de vendas encontra mais facilidades para fechar negócios e convencer as pessoas a comercializar com você.
Com a internet é possível segmentar cada um dos seus anúncios. Ou seja, você consegue direcionar a propaganda para públicos específicos — conforme os objetivos comerciais e os interesses da companhia. Dessa forma, é possível trabalhar a sua publicidade de maneira mais acertada e eficaz.
O resultado são campanhas eficientes e que dialogam com o público-alvo da empresa, aumentando as chances de se fazer novas vendas e, principalmente, fidelizar clientes. Esse trabalho é essencial para quem deseja construir uma cartela de consumidores consistente e em constante expansão.
A propaganda online pode ser feita de maneira simples, criativa, flexível, escalável, segmentada e de fácil mensuração. Essa facilidade na criação, publicação e acompanhamento leva a uma economia de tempo, além de poder acompanhar os resultados em tempo real, promovendo melhorias se necessário.
Isso sem contar que a publicação do anúncio digital acontece no momento em que a empresa desejar. Não é necessário aguardar a periodicidade dos meios de comunicação tradicional: que o outdoor esteja disponível, o melhor horário na rádio ou TV ou se preocupar com tiragem e distribuição de flyers impressos.
Agora que você já sabe as vantagens da publicidade online, que tal conhecer um pouco sobre as más práticas e suas consequências? Então não deixe de ler os próximos parágrafos!
Apesar de oferecer diversas vantagens, a propaganda online deve ser elaborada e divulgada com cuidado. Existem várias regras que devem ser consideradas, caso contrário está sujeito a ser penalizado pelos buscadores, como o Google, o que prejudicará todo o seu trabalho e, consequentemente, os resultados da empresa.
Nos próximos tópicos explicamos um pouco sobre as principais más práticas da propaganda online. Confira!
Esse conceito trata de um conjunto de práticas (como o black hat SEO) que têm como objetivo prejudicar o posicionamento de um site ou blog nos motores de busca, como o Google, Yahoo e Bing.
Mesmo que uma empresa tenha uma boa política de SEO, ela pode ser prejudicada caso não mantenha o website seguro das ações de SEO negativo — o que pode levá-la a uma punição.
Entre os danos causados pelo SEO negativo estão:
Tanto o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) quanto o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) contam com regras que regulam a publicidade — online inclusive.
Essas normas têm objetivo impedir a veiculação de anúncios que desrespeitem a legislação, prejudiquem a concorrência leal e sejam desonestas com os consumidores.
São elas:
Não delimitar e definir o seu público pode levar a direcionar a propaganda para as pessoas erradas, o que certamente impactará negativamente as suas vendas. Além, é claro, de aumentar consideravelmente os seus custos com marketing e aquisição de novos clientes. A segmentação é essencial para alcançar as pessoas corretas, que vão se interessar pelos seus produtos ou serviços. Um mecanismo que tende a facilitar as suas vendas.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a publicidade online, fique atento às nossas dicas para desenvolver campanhas certadas, evitar penalizações do Google e alcançar ainda mais consumidores. Para contar com resultados ainda melhores, uma excelente ideia é contar com o apoio de empresas especializadas, como a SimpleAds.
Gostou deste artigo sobre publicidade online? Então não deixe de conhecer o nosso trabalho e saber como podemos ajudar ainda mais!