O marketing digital já revolucionou a relação entre empresa e consumidor, facilitando o contato entre as duas pontas e proporcionando um maior entendimento sobre o que cada parte da transação mais deseja.
Nesse sentido, a tendência é que cada vez mais decisões sejam tomadas com base na análise de dados disponíveis na internet — e isso é data driven marketing. Ou seja, o marketing guiado pelo estudo das informações disponibilizadas nas redes digitais.
No texto abaixo, vamos destrinchar esse conceito tão importante nos dias de hoje e como ele pode ajudar significativamente a sua estratégia de marketing digital da sua empresa! Confira!
Trata-se de um processo ou atividade que é guiado por dados, e não intuição ou opiniões pessoais. Em outras palavras, com a metodologia data driven as decisões são tomadas a partir de evidências empíricas. Mas não basta levantar os dados, é preciso saber entendê-los.
Para que a metodologia funcione, é necessário analisar e trabalhar corretamente com os dados e também contar com o auxílio de ferramentas de automação, por exemplo. Depois desse estudo, é possível montar uma estratégia eficaz, ou seja, com mais chances de ser eficaz, criando, por exemplo, anúncios personalizados.
A quantidade de informações disponíveis nas redes digitais nunca foi tão grande e a tendência é que continue aumentando nos próximos anos. Como a nossa sociedade está sempre conectada, deixamos nossos dados por todos os cantos à disposição de quem souber utilizá-los.
Assim, está cada vez mais fácil traçar um perfil de cada usuário, apontando as suas preferências, atividades que mais gosta, as que menos se importa, tendências de consumo, enfim, é possível entender exatamente quem está do outro lado da rede.
Os dados estão disponíveis em grandes quantidades, mas agora não basta apenas ter as informações, mas sim utilizá-las da maneira correta. O mais importante agora é saber como transformar tudo o que foi coletado em resultados visíveis para o seu negócio, esse é o desafio no momento.
Apesar da enorme eficiência do data driven marketing, o conceito ainda sofre certa resistência, até mesmo pela quantidade de informações disponíveis. Porém, não há dúvidas de que a solução é importante para a criação de uma estratégia bem fundamentada e eficiente para o seu negócio.
O data driven facilita, por exemplo, o cálculo do ROI, o Retorno Sobre Investimento, o aprimorando ainda mais, destrinchando exatamente o quais foram os gastos, o retorno e, mais importante, em quais pontos você errou e quais acertou.
Com a análise eficiente dos dados, qualquer planejamento realizado se baseando nessas informações será muito mais eficaz e assertivo, economizando tempo e investindo da maneira correta para garantir os seus retornos financeiros.
Como mostramos, o data driven pode ajudar diretamente o seu negócio a concentrar os esforços nas estratégias corretas e mais eficazes, gerando maior rentabilidade para o seu negócio e uma comunicação mais eficiente com o seu público-alvo.
Conseguimos tirar suas dúvidas sobre o assunto com esse artigo? A gente espera que sim! Aproveite a leitura e compartilhe o texto em suas redes sociais!