A produção de conteúdo para a web cresceu imensamente nos últimos anos. Para se ter uma noção, apenas no WordPress são publicados mais de 69 milhões de postagens mensalmente. Mas, a maioria das pessoas lê apenas 60% dos artigos. Para ter resultados em meio a esse volume de textos e ter certeza que seu artigo será lido, a melhor solução é usar conteúdo interativo!
Ele é uma vertente do marketing de conteúdo, mas que se preocupa em criar tipos de conteúdo com os quais o usuário não consome passivamente, mas interage com o conteúdo de alguma forma. Esse termo engloba desde matérias e artigos mais interativos a quizes, promoções e jogos.
Veja agora como esse tipo de conteúdo funciona e suas principais vantagens!
Cada categoria de conteúdo interativo funciona de certa maneira e tem suas necessidades. Assim, para usufruir ao máximo dos benefícios, é preciso levar em conta essas particularidades. Para isso, aqui estão alguns dos mais comuns e dicas de como melhor utilizá-los:
Só porque você está focando em conteúdos mais interativos, não quer dizer que o blog post deixou de ter sua importância; ele deve apenas ser mais engajador. Use vídeos e widgets junto ao texto como forma de incrementar o que está sendo falado.
O infográfico é a união de imagens, textos e gráficos que são usados para passar uma informação de forma mais visual e eficiente. Embora ainda gerem um bom tráfego, já se tornaram lugar comum devido sua proliferação. Para realmente se destacar, transforme o infográfico estático em uma animação ou em slides.
Apenas a chance de ganhar alguma coisa já faz com que a maioria das pessoas deseje interagir com quem está oferecendo. Isso faz com que as promoções sejam ótimos recursos para conversão. Mas, ao mesmo tempo, isso pode gerar um grande número de leads não qualificados, caso o prêmio seja algo que interesse o público em geral. Por isso, procure escolher um item que vá interessar principalmente o seu público-alvo.
O tipo de conteúdo interativo mais compartilhado é, sem dúvida, o quiz. Uma pesquisa feita pelo OkDork mostrou que, de cada 10 artigos compartilhados, 8 eram quizes do Buzzfeed. As pessoas adoram compartilhar traços de sua personalidade e comparar com os amigos e um quiz bem feito permite justamente isso.
Os mais interativos dos conteúdos, os jogos podem se encaixar em vários pontos de suas estratégias. Pode-se criar um advergame que tem como objetivo reforçar o branding ou educar os consumidores em relação a um assunto, até mesmo distribuído como um brinde na compra de um produto. Apesar de versátil, porém, é complicado implementar sem ajuda profissional.
As vantagens do conteúdo interativo sobre o conteúdo estático são muitas e algumas já foram faladas, como maior engajamento e conversões, além de ser um diferencial em relação aos concorrentes. Mais do que isso, existem algumas vantagens que são exclusivas desse tipo de conteúdo.
Uma delas é que, a partir da interação, é possível tornar a experiência do consumidor gamificada, ou seja, usar elementos de jogos para engajar e guiar o usuário em uma direção desejada. A forma mais simples de gamificação é atribuição de pontos a certas tarefas, definindo alguma recompensa caso um patamar seja atingido. Mas, essa estratégia pode ser muito mais complexa que isso.
Outra vantagem exclusiva é proporcionar uma experiência multidimensional para o usuário. É possível fazer com que a interação ocorra em vários níveis diferentes, como, por exemplo, um produto que tenha um QR Code que dê para uma landing page específica ou um quiz que sugira um tipo de produto que mais agradará o usuário.
Como podemos ver, o uso de conteúdo interativo em sua página traz muitas vantagens, mas, ao mesmo tempo, sua implantação nem sempre é tão fácil. Desde o planejamento até a implementação, às vezes é mais fácil e seguro contratar uma empresa especializada no assunto.
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