A propaganda computacional entrou na consciência coletiva nos últimos anos. Entretanto, para muitos ainda não é muito claro o que exatamente ela é, apenas seus efeitos. Assim, algumas pessoas a veem como algo negativo. Mas, como qualquer outro tipo de tecnologia, a propaganda computacional não é boa ou ruim, o modo como ela é usada é que vai definir esse aspecto.
Esse conceito nada mais é do que o uso intensivo das tecnologias de big data, inteligência artificial e bots para a disseminação mais eficiente de ideias pré-programadas. Para fazer isso, a empresa coleta as informações do usuário e interage com ele de maneira automática, por meio de chatbots ou conteúdo programático.
Essas técnicas já estão integradas nas estratégias de marketing de muitas empresas e permitem um alcance muito maior da mensagem, assim como um grande aumento na eficácia da comunicação. Mas então, por que há controvérsia sobre o uso dessa tecnologia?
Se você quer saber mais sobre essa estratégia e entender por que ela tem chamado tanto a atenção de especialistas de diversas áreas, preparamos este texto explicando o que é a propaganda computacional e a controvérsia que a cerca. Acompanhe.
Como dissemos, a propaganda computacional já ocupa um papel importante nas estratégias de marketing de grandes empresas, e cada vez mais os negócios menores estão investindo nessa tecnologia. Com a facilidade de acesso, não utilizar as ferramentas disponíveis significa ficar para trás da concorrência.
O uso do big data permite entender o público-alvo de um negócio com uma profundidade inédita e, com isso, produzir anúncios que sejam cada vez mais eficazes. As inteligências artificiais são usadas para auxiliar a distribuição de informações para um mercado cada vez mais segmentado, e os chatbots permitem uma interação automática com os clientes, tornando a comunicação mais eficaz.
Ao combinar esses fatores, é possível divulgar um material pré-programado, altamente personalizado, de maneira automática. Aí está a maior força da propaganda computacional.
No entanto, é a partir daí que começam a surgir os problemas. Por ser um processo altamente automatizado, é preciso que a mensagem seja clara e transmita uma imagem honesta do seu negócio. Qualquer mensagem incorreta será transmitida automaticamente para muitas pessoas e, dependendo do caso, pode ser considerada propaganda enganosa.
A reputação de uma marca é uma das partes mais importantes de seu valor. Por isso, é esperado que as empresas sempre tentem mantê-la em alta. É preciso ter muita atenção, pois a reputação de um negócio pode ser alvo de uma campanha difamatória que utiliza a propaganda computacional para espalhar informações negativas —verdadeiras ou não.
As consequências do mau uso da propaganda computacional não são sentidas apenas no mundo corporativo. Como essa tecnologia permite o compartilhamento de material informativo em grande volume e com rapidez, ela passou a ser usada como estratégia em campanhas eleitorais.
Ao compartilhar materiais sobre certo candidato de forma massiva, a mobilização das pessoas torna-se muito mais fácil. Ao ver uma notícia nova, o usuário das redes sociais pode ser levado a compartilhar o conteúdo por impulso, aumentando o alcance da informação ainda mais.
Essa ação impulsiva faz com que muitas vezes a pessoa compartilhe o fato sem ler toda a matéria ou sem verificar as fontes. Isso levou a um fenômeno que cresceu muito nos últimos anos, as “fake news”. O nome, em inglês, é bem literal: são notícias falsas que são compartilhadas como verdadeiras. Elas são criadas com o objetivo de prejudicar a reputação de uma empresa, candidato ou partido e são compartilhadas massivamente.
O fato de elas começarem a aparecer em vários lugares ao mesmo tempo, devido às postagens por bots e contas falsas, tem um papel decisivo em seu poder de persuasão. Ainda que uma informação possa parecer estranha à primeira vista, pode se passar por verdadeira quando várias pessoas estão compartilhando a notícia ao mesmo tempo.
As últimas eleições, tanto as americanas quanto as brasileiras, mostraram o potencial que a propaganda computacional tem para impactar a opinião pública. As campanhas virais foram amplamente utilizadas e influenciaram de maneira visível os resultados, com materiais espalhados por ambos os lados.
Embora exista uma margem grande para o mau uso da propaganda computacional, ela é uma ferramenta importante para o marketing atualmente. Não há como voltar o relógio ou fingir que ela não existe. O que se pode fazer é lidar com a tecnologia da melhor maneira possível.
As aplicações da propaganda computacional podem ocorrer em todos os estágios da campanha, como na segmentação do público-alvo, na distribuição dos materiais digitais, no atendimento ao cliente e no pós-venda.
Enquanto o mau uso pode ser prejudicial para a imagem da sua empresa, a utilização correta da tecnologia vai trazer apenas benefícios para o seu negócio. Um fornecedor confiável, que mantenha a mensagem da sua empresa clara e honesta, é o melhor aliado que você poderá ter quando for criar sua estratégia.
Ainda que uma ferramenta tenha um potencial negativo, isso não quer dizer que ela não possa ser usada para obter resultados positivos. Por isso, a propaganda computacional é utilizada com tanta frequência e continua em expansão para pequenos e grandes negócios. Não há motivos para não aproveitar o melhor que ela tem a oferecer.
É possível ver que a propaganda computacional tem muito potencial, mas grande parte dele ainda não foi alcançado. Ainda existe uma visão muito simplista da estratégia, pois as pessoas geralmente dão destaque apenas aos pontos negativos dessa ferramenta, deixando de lado os aspectos positivos. Isso impede que ela seja realmente explorada.
Como toda tecnologia, a propaganda computacional não é uma ameaça em si. Ela permite a transmissão de uma mensagem com maior alcance e eficácia. Apenas isso. O modo como ela é usada e o conteúdo da mensagem que determinam os seus efeitos. Por isso, é importante escolher uma empresa confiável, que faça o melhor uso da estratégia para o seu negócio.
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