Você sabe dizer o que é viewability? Esse conceito diz respeito às diversas formas de mensuração da visibilidade de um anúncio. Mesmo seja algo recente, grandes players da publicidade já o utilizam dentro das suas plataformas.
Isso porque ele permite criar um padrão mais rígido de qualidade e assim fazer com que as campanhas tenham resultados mais completos. É necessário dizer que há diferença entre o que é viewability e o que é impressão.
Esta última corresponde ao número de vezes que um anúncio foi exibido no site/aplicativo. Já o viewability mensura a quantidade pessoas que viram de fato o seu anúncio.
Para que você entenda todos os detalhes que regem o funcionamento dessa métrica, listamos abaixo alguns pontos que precisam estar presentes nessa explicação. Prossiga a leitura e descubra!
Uma das melhores formas de entender o que é viewability é conhecer as suas vantagens. Isso, além de introduzir sobre alguns mecanismos desse recurso, mostra o quanto ele é importante dentro de um campanha de anúncios. Confira quais são essas vantagens:
O viewability aumenta o reconhecimento, já que com ele é possível ver detalhadamente o alcance dos seus anúncios em termos de visualizações. E não é só isso, a visualização cria uma proximidade entre marca e cliente, uma vez que esse é o primeiro passo de algo que pode se transformar em conversão de vendas e, futuramente, influenciar no processo de fidelização.
Os resultados posteriores também vão mostrar se a estratégia de obtenção de leads está qualificada. Por que, caso haja um grande número de cliques e poucos resultados, um dos sinais de alerta é justamente a compreensão sobre quem está clicando nos seus anúncios.
E quem pensa que estamos falando de meros cliques, está enganado: o viewability é muito mais do que isso, ele é parte estratégica de uma campanha de vendas, sendo o clique o que vai dar condições do restante das etapas serem concluídas.
Achismo e campanhas de anúncios são conceitos que jamais devem andar juntos. Aliás, a falta de análise deve ficar distante de toda e qualquer ação digital. Tudo por que ele gera decisões equivocadas.
No viewability, ocorre exatamente o contrário. Por ser uma métrica extremamente precisa, ela serve como uma fonte sólida para avaliar as decisões que serão tomadas. Em um rápido exemplo, se o número de cliques está dentro do esperado, o foco deve ser em manter esse número e também aproveitar o bom momento para aumentá-lo. Caso seja ruim, é necessário rever alguns conceitos e utilizar os dados do viewability para implementar as melhorias necessárias e qualificar os resultados obtidos.
A tomada de decisão melhor citada acima dá margem para algo de suma importância para a publicidade de uma empresa: a torna muito mais eficaz. E aqui podemos definir eficácia sobre diversos ângulos como:
Agora que você já sabe das inúmeras vantagens do viewability, é o momento de conhecer mais sobre os conceitos técnicos que fazem parte do funcionamento dele. Listamos quatro dos principais, veja:
As formas de visualização nesse formato funcionam da seguinte maneira: é necessário a visualização de pelo menos 50% da peça, por pelo menos um segundo, quando se está em uma tela ativa (display). Para vídeo, esse tempo aumenta para dois segundos.
Talvez o grande pilar que dificulte a análise das visualizações é a discrepância de resultados. A ocorrência desse fato se dá pela falta de padrões definidos de forma igualitária, ou seja, cada plataforma cria suas próprias métricas e dificulta assim a uniformidade dos relatórios.
Para quem vai analisar os resultados da campanha, esse é um grande problema, afinal o parâmetro de um adserver pode apontar que o número X foi ultrapassado e o padrão do player dizer que não. A discrepância acaba gerando custos extras.
Como é um fator negativo que é preciso lidar, não há como fugir dele. Pelo contrário, é necessário se cercar de ferramentas que ajudem a superar esse desafio e permitir uma análise mais consistente e próxima dos números reais.
Esse motivo justifica a importância de pesquisar cuidadosamente os displays que serão escolhidos e utilizados na sua estratégia. A qualidade deles faz muita diferença na avaliação do viewability.
Entender o funcionamento dessa métrica possibilita realizar uma definição melhor dos objetivos. E não há como medir qualquer resultado sem ter os objetivos como direcionador do que deve ser verificado.
Dessa maneira, as visualizações se tornam parte integrante da aplicação prática desses objetivos, resultando ou não no sucesso do que foi planejado.
O viewability tem características bem específicas quando falamos da sua aplicabilidade. Rapidamente, existem alguns formatos que não podem ser medidos, o que exige que essa verificação seja feita antes de escolhê-los.
E quais são esses formatos? Alguns tipos de display e vídeos não permitem que essa medição ocorra com a exatidão necessária. As variáveis que influenciam isso são muitas, mas uma delas é justamente a política de cada plataforma quanto a capacidade de análise dos resultados.
E ainda sobre aplicabilidade, é válido mencionar que o universo mobile se adaptou muito bem às campanhas de anúncios, até mesmo pelo fato dos dispositivos móveis representarem boa parte dos acessos. Logo, é possível verificar de que forma o viewability da sua campanha está sendo influenciado pelo mobile.
O melhor jeito de usar de forma proveitosa o viewability é ter conhecimento para fazer as escolhas mais adequadas. Como muitas vezes não há tempo hábil e até mesmo recursos financeiros para adquirir esse conhecimento a curto prazo, é recomendado contar com ajuda de uma empresa especializada.
Os benefícios desse investimento são diversos, maiores chances de acerto na escolha das ferramentas e formatos, aproveitamento melhor dos recursos, resultados maiores e mais rápidos, aumento do alcance da marca, entre muitos outros.
Compreender o que é viewability fará do seu negócio um privilegiado, pois esse conceito é amplamente discutido, mas poucos entendem como utilizá-lo na construção de uma estratégia melhor. Conforme dito, não se pode vê-lo apenas como uma simples métrica (aqui está o grande erro) porque é imenso o poder que ele tem de ser um norteador para a formulação de campanhas melhores.
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