Na busca por um maior volume de vendas e consequente aumento no faturamento da sua organização, é preciso utilizar os recursos disponíveis para realizar um trabalho mais eficiente. Em um momento marcado pelo empoderamento do consumidor e o foco na experiência do usuário, contar com um sistema BI é um diferencial.
BI é a sigla para Business Intelligence, que, em uma tradução livre, significa Inteligência de Negócios. A ferramenta vai ajudar você a armazenar, organizar e transformar informações coletadas em dados úteis para que consiga tomar as decisões mais corretas para o sucesso das suas ações e, consequentemente, da sua organização.
Que tal, então, se aprofundar nesse conceito tão importante e descobrir como ele pode ser aplicado no Marketing? Continue a leitura deste artigo para tirar as suas dúvidas e conhecer mais sobre a importância de contar com um sistema de BI. Confira!
Um sistema de Business Intelligence tem como objetivo coletar, armazenar, organizar e analisar os muitos dados produzidos diariamente. A ideia é transformar o que foi coletado em informações que possam ser úteis para uma empresa. Ou seja, que forneça os insights necessários para que as tomadas de decisão sejam facilitadas na sua empresa.
Além disso, é possível utilizar esses recursos para evitar desperdícios nos processos internos e, é claro, aprimorar o trabalho realizado, conseguindo descobrir as ações e tarefas mais certeiras para o sucesso do seu negócio. Sendo assim, o sistema BI pode ser extremamente útil em diferentes setores e o Marketing é um deles.
Outro conceito, porém, é confundido com o Business Intelligence, o Big Data. Apesar de também ter uma relação direta com a análise de dados, esse termo é mais utilizado para definir as tecnologias que permitem que isso aconteça, enquanto o sistema de BI foca na geração de informações úteis para serem utilizadas futuramente.
As vantagens de contar com um sistema de BI são muitas e, por isso, separamos algumas delas para que você compreenda a importância de aplicar esse conceito na sua empresa.
Os KPIs são importantes para a verificação do que está funcionando e daquilo que precisa ser aprimorado, certo? Com um sistema de BI, esse trabalho fica muito mais fácil, com todas as informações compiladas em um único software e você consegue identificar as ações e campanhas de Marketing que melhor funcionam.
Outra vantagem de contar com um sistema de BI é poder otimizar alguns processos mais burocráticos e manuais, garantindo que a sua equipe foque em atividades mais estratégicas para o setor de Marketing.
Apenas acompanhando de perto o desempenho de cada processo na sua empresa é possível encontrar falhas, justamente um dos principais objetivos do conceito de Business Intelligence. Quais campanhas ou anúncios online funcionam melhor? A produção de conteúdo está gerando resultados?
Assim como é possível identificar falhas, é possível prevenir e evitar que algumas situações ruins para o seu negócio aconteçam ou mesmo se repitam, com dados facilitando a sua decisão e fazendo com que você não insista em estratégias que não deram resultados.
Além disso, um sistema de BI ajuda você a encontrar novas e diferentes oportunidades de negócio ou de uso de determinadas estratégias inovadoras para alcançar melhores resultados na busca pela atenção do seu público comprador.
Contar com um sistema de BI atualmente é, portanto, fundamental, permitindo que as suas ações — seja de Marketing, Vendas ou qualquer outro setor — se tornem mais precisas e, consequentemente, os resultados alcançados sejam melhores.
Agora que você já sabe o que é um sistema de BI e a sua importância, que tal ficar por dentro de outros assuntos relevantes para o sucesso da sua empresa? Então curta a nossa página no Facebook e confira artigos como este em primeira mão!