O uso da internet para a divulgação e venda de produtos alterou a relação entre marcas e consumidores. Hoje, com apenas alguns cliques, o público consegue acessar um grande volume de informações relacionadas a uma determinada empresa e a seus concorrentes. A consequência é um processo de decisão de compra muito mais complexo.
O consumidor moderno, chamado de 4.0, encontra-se no topo da hierarquia do mercado. A intensa concorrência lhe dá o poder de escolher entre diversas opções diferentes, o que também o torna mais criterioso. Mais do que a qualidade e utilidade de um produto, o público dá extrema atenção à credibilidade e reputação da companhia.
Por isso, se você quer atingir o seu público-alvo de forma eficiente, é imprescindível contar com uma gestão de marca qualificada. Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto, vamos definir esse conceito, falar sobre seus elementos e, ainda, listar seus principais benefícios. Continue a leitura e confira!
Gestão de marca se refere a um conjunto de ações tomadas com o mesmo objetivo: criar, consolidar e gerenciar os elementos que caracterizam uma empresa. Ao contrário do que muitos pensam, isso não se resume à identidade visual, embora a definição de uma logomarca seja um passo importante nesse processo.
A marca é muito mais do que isso. Ela deve expressar não apenas o visual adotado pela companhia, mas também a missão, a visão e os valores que estão por trás das operações. A ideia é que, ao pensar em seus produtos ou entrar em seu estabelecimento, o cliente tenha uma experiência única, que crie uma conexão com a empresa.
Um exemplo clássico é a Coca-Cola. A relação entre o refrigerante e o sentimento de felicidade vem sendo trabalhada há anos com propagandas, campanhas e posicionamentos da empresa. Hoje, se você pensar em uma bebida refrescante para beber com os amigos, provavelmente vai lembrar da gigante americana.
Um fenômeno parecido ocorre com a Apple, mas, nesse caso, a marca é mais atrelada à sensação de luxo e exclusividade. Isso se converte em um público extremamente fidelizado, mesmo que os preços dos produtos sejam consideravelmente mais caros que a média do mercado. O visual minimalista adotado nas embalagens e peças publicitárias da empresa reforça essa identidade.
Uma boa gestão de marca, portanto, humaniza a companhia e a torna facilmente identificável para o público-alvo. Para tanto, é fundamental adotar uma estratégia clara e que contemple todos os seus canais de comunicação.
O sucesso de qualquer empreendimento é extremamente dependente da estratégia adotada para se relacionar com o público.
Essa afirmação não é uma novidade, mas sua relevância é ainda maior quando lidamos com o consumidor 4.0. Com rápido e fácil acesso à informação, esse perfil seleciona com cuidado as empresas com as quais se relaciona, dando preferência àquelas que refletem suas próprias visões e valores.
Dito isso, vamos nos aprofundar nas principais vantagens de uma gestão de marca eficiente. Acompanhe!
Com tantas opções semelhantes de produtos e serviços, criar uma vantagem competitiva é a única forma de fazer a sua marca se destacar das demais. Um processo de branding conduzido eficientemente é capaz de diferenciá-la e posicioná-la no topo da mente dos consumidores
Para tal, é preciso entender o mercado e, principalmente, os fatores determinantes para a decisão de compra do público-alvo. Empresas envolvidas em um nicho que consome muitos recursos, por exemplo, podem construir a marca em torno da sustentabilidade na produção.
Essa preocupação com a preservação do meio ambiente, além de benéfica para a sociedade de modo geral, pode ser o necessário para que o público dê preferência a fazer negócios com a empresa. Isso nos leva ao próximo benefício.
No livro que introduz o conceito de consumidor 4.0, o especialista Philip Kotler fala do posicionamento de marca como um dos principais fatores para a fidelização do público. Segundo ele, as pessoas não querem mais ser vistas pelas empresas como meros compradores, mas sim como seres humanos plenos.
Isso significa, em suma, que o cliente está cansado de atendimentos padronizados e marcas que pouco se diferenciam. Ele deseja lidar com empresas que apresentem personalidade autêntica, o que só pode ser alcançado a partir de uma gestão de marca qualificada.
Portanto, além de criar uma vantagem competitiva e atrair oportunidades para a sua empresa, esse tipo de gestão auxilia na retenção de clientes. Quando isso acontece, outro fenômeno pode ser observado, como falaremos no próximo tópico.
O boca a boca é a forma de marketing mais antiga de que se tem notícia, mas isso não reduz sua eficiência. De fato, décadas de investimentos massivos em publicidade televisiva por parte de grandes companhias gerou um efeito curioso. As pessoas são cada vez mais céticas em relação ao modelo tradicional de propaganda e dão mais valor à opinião passada por terceiros.
Ao gerir sua marca de forma adequada e pertinente ao público, você proporciona uma experiência satisfatória. Isso gera ações de engajamento por parte da audiência, que se sente encorajada a comentar em suas publicações, avaliar produtos e indicar seus serviços para terceiros.
Dessa maneira, os esforços para otimizar a sua gestão de marca acabam se convertendo em um canal orgânico e eficiente para aumentar o seu alcance. Então, é só aproveitar a oportunidade e potencializar a captação de leads.
Os benefícios de uma gestão de marca qualificada são evidentes. Esforços nesse sentido facilitam a conexão entre empresa e consumidores, o que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Se bem realizada, essa gestão ainda cria e identifica vantagens competitivas, o que possibilita a atração e fidelização de mais clientes.
A gestão de marca é um processo complexo e que exige certo nível de conhecimento sobre o mercado. Por isso, contar com um parceiro especializado para planejar e executar suas campanhas digitais de branding pode fazer toda a diferença.
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