Empresas que acompanham a jornada de compra de seus consumidores sabem que contar com ferramentas para potencializar a interação com o público é fundamental para ter bons resultados.
Pensando nisso, foi desenvolvido o Amazon Moment. O produto tem foco em marketing para engajamento e colabora com os resultados de campanhas on-line que têm como objetivo incentivar a compra e fidelizar clientes.
Siga a leitura do post para ficar por dentro do conceito, como funciona e quais são os resultados esperados. Confira!
De forma bem resumida, o Amazon Moments é um programa de recompensas da empresa de vendas on-line, Amazon.
A solução consiste em oferecer prêmios como incentivo para que consumidores realizem determinadas ações nos sites e aplicativos que contratam a solução.
Conforme o usuário faz determinadas interações, ele é recompensado pela plataforma com presentes físicos ou digitais.
O produto é mais uma facilidade disponibilizada pelo mercado digital da Amazon e tem como proposta promover — além do engajamento — a fidelização de clientes e a recompra.
Criada pela empresa de vendas on-line no início de 2019, a ferramenta vem trazendo benefícios para usuários e parceiros que toparam contratar o serviço já na fase piloto.
Para empresas interessadas, vale ressaltar que o Amazon Moments está disponível em mais de 100 países.
Um dos diferenciais é que a recompensa pode ser personalizada conforme o perfil da empresa parceira que utiliza o serviço, e do consumidor.
Parece interessante ser presenteado por interagir com seus sites e aplicativos favoritos, não é mesmo? Então, veja como funciona na prática.
O novo produto da Amazon permite que desenvolvedores de sites e aplicativos criem ações para que o consumidor interaja com apps e sites de marcas, produtos e serviços. Essas ações são chamadas de momentos.
Para explicar um pouco melhor, veja este exemplo: um determinado site que comercializa jogos digitais e contrata o serviço Amazon Moments pode presentear os usuários que se cadastrarem como novos jogadores com recompensas virtuais, como um vale-desconto. Da mesma forma, o incentivo pode ser físico, como um fone de ouvido, o qual é enviado para a casa dele.
O momento é a ação que a empresa quer que o consumidor faça. No caso do exemplo acima, o cadastro feito de novos usuários no site de jogos é considerado o momento.
O programa de incentivo tem no catálogo de produtos e serviços as recompensas que podem ser escolhidas pela empresa contratante para cada ação proposta. O catálogo é formado por produtos da Amazon e de fornecedores terceiros.
Com relação às questões mais técnicas, a ferramenta foi programada na forma de uma API para ser inserida em sites e aplicativos de forma flexível e adaptada.
Para quem não é familiarizado com termos de programação, API significa Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos.
É uma funcionalidade que permite a integração de programas com sistemas de outras empresas ou plataformas de serviço.
A API é utilizada com frequência por desenvolvedores que precisam integrar sistemas com outros serviços on-line para fornecer acesso a outras informações ao consumidor.
Sabe quando você acessa um app e ele fornece a opção de fazer seu cadastro por meio do perfil nas redes sociais, sem a necessidade de preencher todos os seus dados? Isso é aplicação de API, pois integra o login do aplicativo com o perfil do usuário nas redes.
Um dos diferenciais é que quem contrata o programa de incentivo pode segmentar as ações de acordo com o público.
Definir em que ocasião, local e como os consumidores vão interagir com cada ação proposta — ou moment programado — potencializa a estratégia e gera melhores resultados, como todas as ações segmentadas no meio digital.
Da mesma maneira que é feito em sistemas de envio de e-mails, o Amazon Moments disponibiliza configurações para que testes A/B sejam realizados. Assim, as ações planejadas têm melhores direcionamentos e respostas.
Empresas que contratam o Amazon Moments podem definir previamente o orçamento que será destinado para as ações.
O pagamento entre a empresa e a plataforma de incentivo é feito por CPA, que significa custo por ação.
Ainda, as recompensas são encaminhadas ao consumidor apenas quando o pagamento do serviço é identificado.
No exemplo citado no início do post — referente ao site de jogos on-line —, ficou evidente para você o objetivo do negócio em promover a venda e o engajamento dos consumidores?
A parceria incentiva a compra por parte dos usuários no site e aplicativos das empresas contratantes por ser atrativo e relevante para todas as partes: empresa, cliente e plataforma.
Para a Amazon, o sistema de recompensas tem resultados importantes. Entre eles estão novos meios para gerar receita como operadora do marketing place, além do pagamento do prêmio por parte das empresas que contratam o serviço.
Ainda, o Amazon Moments amplia as soluções oferecidas pela gigante do comércio eletrônico num formato inovador.
Já as empresas parceiras percebem os resultados no incentivo à compra. Quem visita o site ou aplicativo que dispõe do serviço recebe estímulo para comprar por meio dos prêmios e recompensas.
Nas campanhas online, a solução da Amazon é uma excelente oportunidade para potencializar os resultados.
Além disso, a funcionalidade pode ser inserida nas estratégias de fidelização e recompra, trazendo mais retornos positivos para o negócio.
E o consumidor? Para esse sujeito tão importante, a experiência de ser bonificado por uma ação que traz benefícios para ele — como o exemplo citado do cadastro no site de jogos on-line — faz parte de uma vivência de consumo diferenciada.
Assim, a relação do cliente com a empresa é percebida como ganha-ganha e fortalecida para abrir outras oportunidades de interação e de compra.
Você já conhecia o Amazon Moments? O produto é mais uma solução oferecida no meio digital que considera a jornada do consumidor e a importância de interagir com o público no momento certo para gerar resultados.
Por isso, o produto pode ser muito bem aproveitado para campanhas on-line, principalmente aquelas com foco em fidelizar clientes.
Como o programa de recompensas da Amazon é recente, a troca de informações sobre ele é essencial. Deixe nos comentários a sua percepção de como a solução pode potencializar as suas próximas campanhas e colabore!