Na hora de realizar uma campanha de marketing, é fundamental conhecer quem você quer impactar. Em um momento marcado pela ampla concorrência e por consumidores cada vez mais exigentes, é importante ser preciso nas suas ações. Apesar de ser um conceito comum, é sempre bom perguntar: você sabe como definir seu público-alvo?
Na busca por mais e mais clientes, várias empresas acabam se esquecendo desse conceito e, como consequência, os resultados das suas campanhas não são muito positivos. Afinal, o consumidor é bombardeado por anúncios regularmente, seja no mundo digital ou no físico. Sendo assim, é importante conhecer o perfil de quem você quer atingir.
Neste artigo, vamos mostrar como definir seu público-alvo e, a partir dele, construir ações de comunicação muito mais eficientes para a sua empresa. Ficou curioso e quer saber mais? Então continue a leitura!
Na prática, público-alvo se trata de um grupo de consumidores — podendo ser indivíduos ou empresas — que têm o mesmo perfil. Geralmente, são aqueles que estão mais propensos a comprarem o seu produto e/ou serviço, por isso, devem ser utilizados como base na hora de estruturar campanhas e ações de marketing e comunicação.
Que tal saber como definir seu público-alvo? Para facilitar essa tarefa, fizemos um passo a passo com os pontos mais importantes a serem considerados.
O primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado, que vai permitir que você entenda quais são os seus principais concorrentes e quem eles tentam atrair.
Para complementar esse trabalho, utilize as redes sociais de modo a conseguir mais informações sobre as pessoas que você quer alcançar, como elas se comportam e quais são as suas preferências.
Em seguida, é hora de segmentar o público, ou seja, tornar ainda mais específica a descrição do seu público-alvo, com detalhes como gênero, idade, renda e outros aspectos sociais relevantes.
Outro ponto importante que vai ajudar na definição do seu público-alvo é saber quem vai ser o maior beneficiado pelo produto e/ou serviço oferecido pela sua empresa. Ao responder essa pergunta, você vai ter uma noção maior de qual caminho seguir.
Como dissemos, os consumidores são cada vez mais exigentes e justamente por isso é essencial impactá-los com ações que sejam, de fato, do seu interesse. Portanto, ações como definir um público-alvo ajudam a aumentar a eficiência do seu planejamento. Sem essa definição, a tendência é que as suas campanhas se tornem genéricas e menos eficientes.
A definição precisa ser simples e direta. Imagine que você tem um e-commerce de artigos esportivos. Quem você deve atrair? Homens entre 16 e 35 anos, de classe média, com ensino superior completo. Além de frequentarem estádios, eles acompanham notícias sobre esportes em sites especializados e redes sociais, principalmente o Twitter.
Saber como definir seu público-alvo é o primeiro passo para realizar campanhas e ações de marketing mais eficientes. Ao conhecer melhor quem você quer atingir, os seus anúncios se tornam mais atrativos e eficientes.
Que tal tornar o seu trabalho ainda mais preciso? Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você. Definir o seu público-alvo já é uma tarefa que você domina, agora é hora de dar um salto ainda maior. Não perca tempo, estamos aguardando o seu contato!