A nossa sociedade está cada vez mais conectada e, hoje, os dispositivos móveis — especialmente os smartphones — são uma forma de acesso ao universo online. Sendo assim, é preciso se adaptar para ter sucesso no mercado, de modo que pensar na aplicação de conceitos como mobile first é o caminho mais adequado.
Pensar na experiência do usuário que utiliza o celular para acessar o seu site é o início desse processo. No entanto, mobile first é mais que isso — entender como ele funciona é fundamental. Além disso, o cenário é muito favorável: de acordo com um estudo da Ebit, 25% das transações online em 2017 foram feitas por meio de smartphones e/ou tablets.
Que tal, então, se aprofundar no assunto, descobrir mais sobre esse conceito e, é claro, saber quais são os benefícios ao adotar uma estratégia mobile first? Continue a leitura deste artigo e entenda como pensar na experiência do seu público pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio!
Em termos gerais, mobile first significa colocar a versão para dispositivos móveis de um site em primeiro lugar. Ou seja, criar o projeto pensando na experiência no mobile e, em seguida, adaptar para o desktop, por exemplo. Normalmente é o caminho inverso que acontece, mas algumas empresas perceberam a necessidade de priorizarem o móvel.
Outro conceito muito comum acaba sendo confundido com mobile first: o design responsivo. A principal diferença entre as duas estratégias é a prioridade. Enquanto um coloca a versão para dispositivos móveis em primeiro lugar, o design responsivo foca na adaptação do layout de um site para diferentes tipos e tamanhos de tela.
As vantagens de adotar o conceito de mobile first para os seus projetos são muitas. Separamos as principais delas. Confira!
O foco do Google é a experiência do usuário e, pensando nisso, eles passaram a valorizar ainda mais as páginas otimizadas para dispositivos móveis. Agora, os resultados de uma busca vão levar em consideração a experiência oferecida em suas versões mobile para o ranqueamento.
Os usuários utilizam cada vez mais os dispositivos móveis, certo? Os números mostram isso e é preciso se adaptar ao comportamento do consumidor. Pense em quem está acessando o seu site via smartphone ou tablet e ofereça uma experiência satisfatória, aumentando as suas chances de sucesso, independentemente do seu objetivo.
Ao pensar na experiência do usuário, você não apenas potencializa o desempenho das suas páginas, como também fortalece a autoridade da sua marca. O consumidor percebe quando uma empresa se preocupa com ele — isso vai ser valorizado em algum momento. A credibilidade e a reputação da sua empresa, portanto, tendem a aumentar dentro da área de atuação.
O mobile first é, portanto, um conceito que vem ganhando muito espaço nos últimos anos. Sendo assim, avalie o perfil do seu público-alvo e estruture a sua organização para oferecer a melhor experiência possível ao usuário. Os benefícios dessa estratégia são muitos e não podem ser negligenciados.
Agora que você já sabe o que é mobile first, que tal contar com o auxílio de quem entende do assunto para conseguir melhores resultados? Entre em contato conosco e saiba como a SimpleAds pode ajudar você nesse processo. Estamos aguardando o seu contato!