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5 habilidades essenciais para um criador de conteúdo digital

16 de janeiro de 2021

A profissão de criador de conteúdo digital bombou nos últimos anos. Não é a toa que a pesquisa apresentada no Fórum Econômico Mundial em Davos (relatório Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy) identificou as atividades “especialista de conteúdo”, “produtor de conteúdo” e “escritor de conteúdo” no ranking das profissões emergentes de 2020.

Diante do cenário aquecido, é importante conhecer as habilidades que fazem a diferença para quem trabalha com conteúdo digital.

Neste post, você encontra as 5 principais características que fazem o profissional de conteúdo digital se destacar no mercado. Confira!

1. Acompanhar tendências

Quem está na linha de frente de conteúdos das redes sociais, blogs, newsletter e outras mídias precisa estar de olho nas novidades. Assim, é importante aprender as atualizações das plataformas e redes sociais com agilidade, conhecer novas estratégias e ferramentas para melhorar as suas entregas, além de acompanhar as tendências do mercado de marketing digital em fontes confiáveis e que sejam referência no assunto.

2. Escrever com qualidade e estratégia

O criador de conteúdo digital precisa aplicar as melhores práticas para ajudar o texto a ter um melhor desempenho e mais acesso, e ainda, manter a qualidade na informação.

Somado a isso, é relevante entregar ao leitor exatamente o que ele procura em uma pesquisa no Google, em uma hashtag, nos dados do perfil nas redes sociais etc.

Não basta aplicar inúmeras ferramentas, análises e hipóteses de algoritmos. Para o conteúdo ser bom, ele precisa ter qualidade.

3. Adequar a linguagem à persona

Para cada tipo de conteúdo há um perfil de usuário. Consequentemente, o criador de conteúdo que consegue transmitir mensagens alinhadas às características do público-alvo tem boas chances de produzir um material que atinja o objetivo proposto. Isso acontece porque o criador de conteúdo estará falando a mesma língua das pessoas de quem ele têm interesse em se aproximar.

Conhecer o perfil da persona é essencial para desempenhar um bom trabalho como criador de conteúdo digital.

4. Analisar o desempenho

Além de produzir um material de qualidade, estratégico e alinhado à linguagem da persona, o criador de conteúdo precisa analisar o desempenho dele. Isso significa que é recomendado acompanhar métricas, KPIs, fazer testes, verificar a estratégia que dá mais resultado e mensurar as ações.

A performance de cada conteúdo dá pistas do que pode ser melhorado e até descontinuado.

5. Atentar-se à distribuição

Uma das questões que alguns criadores de conteúdo não dão atenção é para a distribuição. Há profissionais que produzem o material e não percebem a importância de saber como ele será entregue ao usuário.

Diante disso, quem entende e acompanha a estratégia de distribuição consegue propor um material de acordo com a plataforma e com o usuário que interage nela.

Se você é criador de conteúdo digital ou trabalha na área, compartilhe este post nas redes sociais. Destaque suas habilidades e corra atrás daquelas que você precisa aprimorar.

Quer uma dica importante? Aproveite o momento que sua atividade está em alta para buscar mais conhecimentos, novas ferramentas, fazer parcerias profissionais e destacar o seu trabalho no meio do marketing digital.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Acompanhe-nos nas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos como este! Estamos no LinkedIn, no Facebook e no Instagram!

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