A profissão de criador de conteúdo digital bombou nos últimos anos. Não é a toa que a pesquisa apresentada no Fórum Econômico Mundial em Davos (relatório Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy) identificou as atividades “especialista de conteúdo”, “produtor de conteúdo” e “escritor de conteúdo” no ranking das profissões emergentes de 2020.
Diante do cenário aquecido, é importante conhecer as habilidades que fazem a diferença para quem trabalha com conteúdo digital.
Neste post, você encontra as 5 principais características que fazem o profissional de conteúdo digital se destacar no mercado. Confira!
Quem está na linha de frente de conteúdos das redes sociais, blogs, newsletter e outras mídias precisa estar de olho nas novidades. Assim, é importante aprender as atualizações das plataformas e redes sociais com agilidade, conhecer novas estratégias e ferramentas para melhorar as suas entregas, além de acompanhar as tendências do mercado de marketing digital em fontes confiáveis e que sejam referência no assunto.
O criador de conteúdo digital precisa aplicar as melhores práticas para ajudar o texto a ter um melhor desempenho e mais acesso, e ainda, manter a qualidade na informação.
Somado a isso, é relevante entregar ao leitor exatamente o que ele procura em uma pesquisa no Google, em uma hashtag, nos dados do perfil nas redes sociais etc.
Não basta aplicar inúmeras ferramentas, análises e hipóteses de algoritmos. Para o conteúdo ser bom, ele precisa ter qualidade.
Para cada tipo de conteúdo há um perfil de usuário. Consequentemente, o criador de conteúdo que consegue transmitir mensagens alinhadas às características do público-alvo tem boas chances de produzir um material que atinja o objetivo proposto. Isso acontece porque o criador de conteúdo estará falando a mesma língua das pessoas de quem ele têm interesse em se aproximar.
Conhecer o perfil da persona é essencial para desempenhar um bom trabalho como criador de conteúdo digital.
Além de produzir um material de qualidade, estratégico e alinhado à linguagem da persona, o criador de conteúdo precisa analisar o desempenho dele. Isso significa que é recomendado acompanhar métricas, KPIs, fazer testes, verificar a estratégia que dá mais resultado e mensurar as ações.
A performance de cada conteúdo dá pistas do que pode ser melhorado e até descontinuado.
Uma das questões que alguns criadores de conteúdo não dão atenção é para a distribuição. Há profissionais que produzem o material e não percebem a importância de saber como ele será entregue ao usuário.
Diante disso, quem entende e acompanha a estratégia de distribuição consegue propor um material de acordo com a plataforma e com o usuário que interage nela.
Se você é criador de conteúdo digital ou trabalha na área, compartilhe este post nas redes sociais. Destaque suas habilidades e corra atrás daquelas que você precisa aprimorar.
Quer uma dica importante? Aproveite o momento que sua atividade está em alta para buscar mais conhecimentos, novas ferramentas, fazer parcerias profissionais e destacar o seu trabalho no meio do marketing digital.
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