Tudo o que você precisa saber sobre o Google Notícias!Tudo o que você precisa saber sobre o Google Notícias!Tudo o que você precisa saber sobre o Google Notícias!Tudo o que você precisa saber sobre o Google Notícias!
  • Soluções
    • Formatos diferenciados
    • Mídia Programática
    • Search Engine Marketing
    • Redes Sociais
    • Digital Out of Home
    • Suporte Criativo
  • Quem somos
  • Anunciantes
  • Publishers
  • Showroom
  • Blog
  • Contato
  • Contato
✕
SEO B2B e B2C: confira como colocá-los em prática!
2 de maio de 2022

Tudo o que você precisa saber sobre o Google Notícias!

4 de maio de 2022

Com o avanço das novas tecnologias, as marcas e agências de publicidade contam com diversas alternativas para se comunicarem com um público cada vez maior.

Nesse sentido, o Google Notícias — ou Google News — pode ser uma excelente opção para quem deseja se comunicar com as pessoas por meio de informações relevantes, seja por texto, seja por vídeo. Isso porque ele oferece uma série de funcionalidades para alcançar um público cada vez mais segmentado, aumentando o tráfego em sites ou blogs.

Levando em consideração as informações acima, este artigo se propõe a falar um pouco mais sobre essa ferramenta, abordando a sua importância e dando dicas de como utilizá-la corretamente. Continue a leitura e confira!

O que é o Google Notícias?

O Google Notícias é uma ferramenta da Google que abriga uma série de fontes de informações de diversas partes do mundo, reunidas em formatos de vídeo e texto.

Ele está disponível tanto em navegadores, por meio do site, quanto em dispositivos móveis, por meio do aplicativo, e serve como uma espécie de filtro para o usuário encontrar o que deseja. Desse modo, ele poderá ter acesso imediato a sites e portais de notícias confiáveis, sem correr o risco de encontrar fake news.

Nesse contexto, a plataforma é organizada por matérias e seus segmentos, sendo possível navegar por sessões específicas — como entretenimento, política e esporte.

Contudo, essas notícias não são produzidas pelo Google Notícias: ele funciona apenas como uma plataforma, em que o algoritmo seleciona e cataloga as informações disponíveis na web a partir das preferências do usuário.

Quais são as suas principais funções?

A plataforma da Google oferece uma série de funcionalidades para aprimorar a experiência do usuário e deixar o seu feed personalizado, exibindo apenas as matérias do seu interesse.

A seguir, veremos algumas funções oferecidas pela ferramenta. Acompanhe!

Personalização de favoritos

Quando o usuário acessa a plataforma, ele encontrará uma aba denominada “Seguindo”, em que são reunidos assuntos de seu interesse e selecionados por ele como favoritos. Esse recurso evita que sejam exibidas matérias que não são relevantes para aquela pessoa.

Contudo, essa opção precisa ser personalizada ao longo do uso da plataforma — caso seja o primeiro acesso, ela estará vazia. Para que o conteúdo seja adicionado aos Favoritos, é preciso acessar a notícia ou fonte e clicar na opção “Seguir”.

Existe a possibilidade de compartilhamento de conteúdo dentro da plataforma, bastando clicar na opção “Compartilhar”.

Acompanhamento de grandes coberturas jornalísticas e notícias locais

A ferramenta da Google possibilita o acompanhamento de grandes coberturas jornalísticas, assim como de notícias locais. Podemos perceber a destreza do Google News, por exemplo, ao observar a sua cobertura sobre a pandemia de Covid-19.

Além das notícias mais relevantes — aquelas de interesse geral —, também é possível encontrar informações sobre cidades específicas. Para isso, basta acessar a opções “Notícias locais” e, por meio da ativação da sua localização geográfica, encontrar os principais conteúdos que envolvem o seu local.

É importante salientar que a ferramenta é bastante intuitiva. Assim, mesmo aquelas pessoas que não estão habituadas a lidar com certos aplicativos, não terão grandes dificuldades de utilizá-la.

Escolha da quantidade de notificações que deseja receber

Muitas pessoas deixam de instalar aplicativos de notícias por causa do grande número de notificações que podem receber por dia — o que, na maioria das vezes, acaba sendo um grande inconveniente. Entretanto, no Google Notícias, é permitido ajustar a opção de notificações, restringindo-as quando for o caso.

Para isso, basta acessar o painel de notificações e desativar totalmente os avisos ou estabelecer a quantidade que você deseja receber. Além disso, também é possível controlar a prioridade dos conteúdos.

Exibição ou ocultação das fontes de notícias

Caso um usuário não queira receber notícias de um determinado meio de comunicação, é possível ocultar as suas publicações. Basta acessar a notícia e escolher a opção “Ocultar”.

Caso deseje voltar a vê-las, acesse as configurações e clique em “Gerenciar”. Lá estarão as Fontes ocultas e a opção para voltar a exibi-las.

Por que os publishers devem usar o Google Notícias?

Até aqui, já podemos perceber a importância e utilidade da ferramenta do Google para usuários. No entanto, ela pode ser também uma ótima plataforma para o compartilhamento de conteúdo pelas marcas e agências de publicidade.

Isso porque ela funciona como uma grande vitrine para o mundo. Inúmeras pessoas podem acessar o seu conteúdo, aumentando o alcance das publicações de seu site e, consequentemente, as chances de conversão.

Veja, a seguir, algumas razões para utilizar o Google Notícias!

Credibilidade

O Google Notícias possui um conjunto de regras e requisitos rígidos para que se possa publicar conteúdos na ferramenta.

Isso quer dizer que tudo o que está exposto nela passou por uma série de mecanismos de controle, que garantirão a qualidade e credibilidade da informação. Ou seja, artigos mal elaborados e notícias falsas — as famosas fake news — não têm espaço na plataforma.

Dessa forma, como os usuários estão cientes dessa condição, ter uma notícia publicada no Google News pode ser interpretado como um certificado da qualidade e credibilidade das informações postadas.

Conteúdo sempre atualizado

Como já foi citado, o Google Notícias é uma ferramenta de compartilhamento de publicações que abordam temas de grande interesse do público atual.

Ao criar um conteúdo direcionado ao Google Notícias, os editores podem garantir que o seu site ou portal esteja sempre atualizado, com artigos que satisfaçam os assuntos mais pesquisados do dia. Isso aumenta a relevância da publicação para os algoritmos e o seu público.

Fortalecimento da marca

O Google Notícias permite que sites e portais insiram seus logotipos, que aparecem junto do conteúdo na ferramenta.

Portanto, sua marca ficará mais visível, além de estar atrelada ao selo de uma das maiores empresas de informação e tecnologia do mundo.

Fortalecimento da estratégia de SEO

Mostrar o seu conteúdo no Google Notícias não apenas possibilitará a chegada de novos visitantes ao seu site ou portal, como fortalecerá ainda mais a sua estratégia de SEO — principalmente se você utilizar o Yoast SEO.

Isso acontece porque, ao inserir o seu conteúdo nas ferramentas do Google, as chances de aumento da sua autoridade são realmente significativas. Além disso, é possível gerar mais backlinks — e, se você criar conteúdos completos, de alta qualidade e atualizados, obterá bons resultados.

Aumento de audiência e de conversões

Conforme você compartilha as suas postagens no Google Notícias, o número de visitantes do seu site pode aumentar de maneira significativa.

Quando isso acontece, a receita dos anúncios também é potencializada. Isso significa mais visualizações de anúncios — como os Rich Media —, mais cliques e, portanto, mais faturamento.

Entretanto, não podemos esquecer das políticas da Google, como a impossibilidade de dimensionar os blocos de anúncios e a sua sobreposição ao conteúdo — um bloco bem posicionado é melhor do que alguns que interferem na experiência do leitor.

Qualificação da audiência

Outra vantagem referente ao público que visita o seu site por meio do Google Notícias é que ele possui uma qualificação maior. Ou seja, esses usuários normalmente consomem conteúdos semelhantes ao seu e podem se tornar leitores fiéis de suas publicações.

A fidelização desses públicos é mais fácil e recompensadora, pois esses usuários, muitas vezes, se tornam multiplicadores do seu conteúdo, compartilhando-o em outras redes.

Quais são as melhores práticas para a sua utilização?

Uma vez que já entendemos como a nossa marca pode crescer por meio da plataforma, devemos criar estratégias para manter a qualidade dos conteúdos e fazer com que eles cheguem ao maior número de pessoas possível, tornando a sua empresa uma autoridade no ramo em que atua.

Portanto, conheça algumas das melhores práticas para utilizar o Google Notícias, a seguir!

Organize a estrutura de URLs

O Google exige que o seu conteúdo apresente uma URL estática, permitindo que os artigos se mantenham no mesmo endereço eletrônico.

Isso permite que o algoritmo rastreie as mesmas páginas diversas vezes, sem que precise realizar redirecionamentos.

Dessa forma, a orientação é para não utilizar as chamadas URL dinâmicas, pouco populares com o Google.

Elimine o excesso do seu conteúdo

Retirar os excessos do conteúdo é o mesmo que deixá-lo com poucos estilos e scripts que carregam na página. Isso é importante porque o Google preza pela rapidez no carregamento da página, sendo essa característica crucial para a permanecia dos usuários em um site.

Assim, caso o seu conteúdo necessite de Java Script para ser visualizado, ele não terá um bom funcionamento no Google News e poderá não ser aprovado no processo.

É interessante que todas as informações referentes às notícias utilizem o código HTML para renderizar as páginas. Assim, o processo funcionará de maneira eficaz.

Otimize o código do site

Outra característica que a sua página deve ter é um código limpo — essa é uma exigência do Google e fará com que o seu site seja aceito pela ferramenta.

Na prática, funciona da seguinte forma: no código HTML, a parte que corresponde ao conteúdo das notícias deve ser um bloco contínuo, até o final.

Entretanto, é comum que muitas páginas tenham uma estrutura de programação desorganizada — nesses casos, os vídeos se misturam aos blocos de código que abarcam o conteúdo das notícias.

Isso pode ocasionar alguns problemas no momento em que o Google for indexar o conteúdo e exibi-lo para os usuários. Quando isso ocorre, a experiência pode ser comprometida, dificultando que o Google News permita as suas publicações na plataforma.

Crie um mapa XML só para as notícias

De modo geral, o Google afirma que ter um mapa em XML (formato de arquivo universal, usado para criar documentos com dados organizados) apenas para as notícias é recomendado — apesar de não ser fundamental.

Assim, caso você deseje ser aprovado pelo Google para ter as suas notícias na ferramenta, deve seguir essa recomendação e criar um mapa XML para listar o conteúdo publicado nas últimas 48 horas. Caso a produção de notícias seja muito intensa, limite esse número a mil postagens, no máximo.

Para alguns especialistas, esse mapa é a primeira fonte buscada pelo Google para encontrar o conteúdo atualizado da sua página. Por isso, vale a pena garantir essa etapa antes de tentar o processo de aprovação.

Marque as suas notícias com os dados estruturados do Google

Dados estruturados são uma pista para que os algoritmos do Google possam entender do que se trata uma determinada página, de maneira mais rápida e simples.

Assim, é importante marcar os seus artigos com eles para que o Google Notícias entenda o que o seu site produz e por que vale a pena considerá-lo nos primeiros resultados.

Se você usa dados estruturados, as suas chances de obter um espaço no carrossel da página inicial do Google são muito maiores.

Faça a sua aplicação

Por fim, basta visitar a Central do Editor do Google Notícias depois de atender aos requisitos técnicos e evitar erros básicos. Em seguida, verifique a propriedade do seu site no Google Search Console e clique em “Solicitar inclusão no índice de notícias do Google”.

Após realizar essas operações, basta aguardar algumas semanas e visitar o site novamente para verificar se o pedido foi aceito.

As novas tecnologias propiciam muitas facilidades para as estratégias de aproximação do público e expansão de uma marca. Nesse contexto, o Google Notícias é uma ferramenta que pode fazer com que o tráfego de visitantes em seu site cresça exponencialmente, aumentando as chances de conversão.

Além disso, por exigir determinados pré-requisitos, a plataforma garante ao usuário que ele está lindando com um conteúdo de alta qualidade e de fontes seguras.

Isso aumenta a credibilidade do seu site. Inserido em uma das maiores plataformas de notícias do mundo, ele precisará criar métodos para melhorar a experiência do usuário cada vez mais, oferecendo notícias bem produzidas, assim como facilidade de acesso e carregamento.

Isso garantirá um maior engajamento dos usuários, que poderão compartilhar sua página nas redes, além do aumento do seu faturamento.

Gostou do nosso artigo sobre o Google Notícias? Para não perder mais nenhum conteúdo como este, siga nossos perfis no Instagram, no Facebook e no LinkedIn, e fique por dentro de todas as novidades!

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

2 de maio de 2022

SEO B2B e B2C: confira como colocá-los em prática!


Leia mais
27 de abril de 2022

O que é o Google Web Stories e como utilizá-lo? Confira!


Leia mais
25 de abril de 2022

Conheça as principais tendências para campanhas de mídia digital!


Leia mais
  • → Início
  • → Quem Somos
  • → Anunciantes
  • → Publishers
  • → Showroom
  • → Blog
  • → Canal de Denúncias
  • Soluções
  • → Formatos Diferenciados
  • → Mídia Programática
  • → Search Engine Marketing
  • → Redes Sociais
  • → Digital Out of Home
  • → Suporte Criativo
  • → Mídia Kit
Contato

Fale Conosco

Rua Pamplona, 518
Jardim Paulista,
São Paulo-SP

[email protected]
+55 (11) 4680 4691

© SimpleAds - Advertising Done Right. Todos os direitos reservados.
      Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, memorizando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
      ConfiguraçõesEntendi
      Manage consent

      Visão Geral de Privacidade

      Este website usa cookies para melhorar sua experiência enquanto navega. Além destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados em seu navegador por serem essenciais para o cumprimento de funcionalidades básicas do site. Nós também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa o website. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com seu consentimento. Você também tem a opção de rejeitar estes cookies. Mas optar por isso pode afetar negativamente sua experiência de navegação.
      Funcional
      Cookies funcionais ajudam a performar certas funcionalidades como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de redes sociais, coletar feedbacks e outras funcionalidades de terceiros.
      Performance
      Cookies de performance são usados para entender e analisar os índices-chave da performance do site, ajudando a entregar uma melhor experiência do usuário aos visitantes.
      Analítico
      Cookies analíticos são usados para entender como visitantes interagem com o site. Estes cookies ajudam a informar métricas sobre o número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
      Publicidade
      Cookies de publicidade são usados para prover anúncios e campanhas relevantes ao usuário. Estes cookies rastreiam o visitante através dos sites e coleta informações para oferecer anúncios personalizados.
      Outros
      Outros cookies não categorizados são os que estão sendo analisados e que ainda não foram classificados em uma categoria.
      Necessário
      Cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione apropriadamente. Estes cookies asseguram funcionalidades básicas e componentes de segurança do site, de forma anônima.
      SALVAR E ACEITAR