Diferente de outras estratégias de comunicação e divulgação, o marketing digital permite acompanhar os resultados obtidos em todas as ações. Com isso, fica mais fácil identificar acertos, erros e promover melhorias em seu trabalho. Mas como mensurar o tráfego orgânico do seu site?
Nos buscadores da internet, como o Google, Yahoo e Bing, aparecem nas primeiras páginas os resultados mais relevantes para a palavra-chave pesquisada. Os resultados que aparecem em destaque — sem precisar pagar por isso — configuram o tráfego orgânico, que demonstra o desenvolvimento da estratégia de marketing e crescimento do site.
Agora que você já sabe a importância de mensurar os resultados, que tal aprender quais as principais métricas para medir o tráfego orgânico do seu site? É só acompanhar os próximos parágrafos!
O Click Through Rate (CTR) é usado para verificar a eficácia dos seus anúncios. De uma maneira geral, ele analisa a quantidade de cliques recebidos na propaganda frente ao número de exibições que ela teve. Isso mostra a qualidade do material e se ele é atrativo ou não para a sua audiência, indicando a necessidade de melhorá-los ou não.
Essa métrica acompanha a quantidade de pessoas que acessam o seu site, mas desconsiderando a frequência com que elas entram na página. Ou seja, mesmo que um usuário entre dez vezes em seu website, ele será registrado como um visitante único. Assim, você consegue ter uma visão mais correta do seu fluxo de audiência.
A Taxa de Rejeição — ou Bounce Rate — tem como objetivo mostrar quantas pessoas acessam apenas uma página do seu site e não continuam navegando por outras áreas do portal. Assim, é interessante avaliar essa métrica por página, o que pode demonstrar o que está errado e aquilo que interessa e estimula a sua audiência.
Mensurar esses dados é bastante importante para entender como os visitantes chegam ao seu site. Eles podem partir de redes sociais, e-mail marketing e buscadores web. Com esse dado, consegue-se avaliar quantas pessoas chegaram até você de maneira orgânica e quantas chegaram por meio de outras estratégias, inclusive pelas campanhas pagas.
Para facilitar o processo de acompanhamento de resultados e ter certeza de que os dados mensurados estão certos, é interessante usar algumas ferramentas específicas para esse trabalho. A seguir listamos as principais opções. Confira!
No mercado é possível encontrar excelentes ferramentas para mensurar os seus resultados e acompanhar o tráfego do seu site. Muitas delas estão associadas ao Google, que se destaca como o principal buscador online. Abaixo apresentamos duas:
Essa é, provavelmente, a ferramenta de análise mais popular e usada no mundo. Com ela, terá acesso às mais diversas métricas, permitindo uma avaliação completa do seu site e das estratégias usadas. Ela é gratuita.
Esse serviço gratuito do Google permite que você monitore e acompanhe a presença do site nos resultados de pesquisa. Assim, você poderá entender como o Google avalia o seu site e realizar ações mais concretas para otimizar o seu desempenho.
Acompanhar o tráfego orgânico do seu site é a melhor forma para entender os resultados das suas ações e o que pode ser melhorado. Portanto, para ganhar a sua audiência em meio à concorrência de mercado, é necessário adotar uma política de mensuração dos seus canais de comunicação. Não perca tempo e comece logo!
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