Você conhece o marketing local? A estratégia que aproxima público e marca de determinada localidade pode ser aplicada por empresas de todos os portes, mas faz uma grande diferença para a promoção de pequenos negócios.
Quer saber por que o marketing local é importante e as dicas de como aplicá-lo? Siga a leitura, anote as sugestões e inclua a estratégia nas suas ações de divulgação. Boa leitura!
É uma estratégia que tem como objetivo promover a interação de marcas com o público de determinada segmentação geográfica. Geralmente, é a mesma localização na qual a empresa está presente. Aproximar a marca de quem mora ou trabalha na mesma cidade, ou no bairro no qual ela está, é uma ação que gera muitos benefícios e colabora com outras estratégias de marketing e vendas, como:
É interessante destacar que o marketing local é recomendado fortemente para pequenos negócios. A capacidade de atendimento, a proximidade com o público e os esforços de comunicação concentrados numa região menor são apenas alguns fatores que evidenciam como a estratégia faz sentido para empresas de pequeno porte.
O requisito básico para aplicar o marketing local é a interação da marca com a comunidade e as pessoas que frequentam as proximidades da empresa. Assim, toda e qualquer estratégia precisa ser pensada com esse objetivo. Confira algumas dicas!
O primeiro passo para fazer qualquer estratégia de marketing é conhecer o seu público. Depois disso, é fundamental segmentá-lo para direcionar as ações conforme cada perfil.
Identifique o público da localidade da sua empresa e promova ações diferenciadas para ele. Isenção de taxa de delivery e atendimento domiciliar podem ser alguns exemplos.
O marketing local pode ser promovido e potencializado quando ações são integradas, além daquelas do marketing digital. Participar de eventos locais, apoiar ações sociais, contribuir com o espaço comum na manutenção de praças e canteiros são algumas das oportunidades que as empresas podem criar e aproveitar para reforçar sua presença na localidade.
Se você pretende investir em marketing digital, considere as divulgações com geolocalização para que seus anúncios sejam certeiros e conversem com o público que você deseja: seus vizinhos e frequentadores das redondezas da sua empresa. Claro que a aproximação com o público de determinada região pode ser feita com muitas outras ações. Seja criativo!
Porém, é fundamental mensurar o retorno das estratégias de marketing local para verificar se a empresa está no caminho certo. Aposte nas informações geradas pelas suas divulgações com geomarketing para ter uma ideia dos resultados e complemente com dados e pesquisas.
Quer saber mais sobre geomarketing? Leia o conteúdo: “O que é geomarketing e quais são os benefícios”.