logo-simpleads-brancologo-simpleads-brancologo@2x (1)logo@2x (1)
  • Soluções
    • Formatos diferenciados
    • Mídia Programática
    • Search Engine Marketing
    • Redes Sociais
    • Digital Out of Home
    • Suporte Criativo
  • Quem somos
  • Anunciantes
  • Publishers
  • Portfólio
  • Blog
  • Contato
✕
Como construir autoridade online para o seu negócio?
30 de setembro de 2020
Formatos multi-device: por que é importante pensar nessa estratégia?
5 de outubro de 2020

Você sabe o que é Adblock? Entenda mais!

3 de outubro de 2020

O que é Adblock? Agora, exatamente neste momento, você saberia responder essa pergunta? Caso essa expressão soe familiar e sua empresa invista em campanhas publicitárias online, conhecer a fundo o que significa o termo é fundamental para fazer valer o montante pago.

Entender o funcionamento dessa ferramenta é essencial para criar estratégias mais desenvolvidas e, assim, não desperdiçar seu orçamento com algo que não dê retorno. Se as propagandas indesejadas atrapalham o usuário, o Adblock atrapalha as ações de marketing das empresas.

Por isso, o tema do nosso texto é justamente esse. Afinal, a corporação em que você trabalha talvez precise conhecer técnicas para ”driblar” essa ferramenta. Além disso, o funcionamento e o possível prejuízo aos anunciantes também fazem parte do artigo. Confira!

O que é Adblock?

Você já deve ter tido experiências de abrir uma página e aparecer vários anúncios de produtos e serviços, até mesmo em cima do conteúdo que você está tentando acessar. Por vezes, esses banners podem ser desagradáveis e atrapalhar a experiência do usuário.

Em linhas gerais, podemos dizer que o Adblock foi criado para facilitar a vida dos internautas cansados de elementos publicitários na web. O excesso de anúncios, por exemplo, não caiu no gosto dos usuários. Por isso, desenvolveu-se essa extensão para navegadores, visando a otimizar a experiência no ambiente virtual.

A navegação sem interrupções ou distrações nas páginas são alguns dos motivos pelos quais os internautas estão cada vez mais adotando essa ferramenta. Porém, mesmo benéfica para o usuário, os empreendedores digitais são impactados negativamente, já que suas campanhas ficam mais restritas e reduzidas.

Como funciona o Adblock?

São diversos os bloqueadores de anúncios disponíveis, e o Adblock é o mais comum entre eles. Propagandas no Facebook, banners, pop-ups, vídeos pré-roll no YouTube e quaisquer outros tipos de conteúdos invasivos são os alvos do Adblock. Essa ferramenta é disponibilizada para os navegadores de internet e serve para bloquear os diferentes estilos de publicidade online.

Usando essa extensão, ou esse plugin, os anúncios simplesmente deixam de aparecer na página visitada. Pelo fato de grande parte dos endereços virtuais contar com publicidade, são inúmeras as propagandas ocultadas pelos usuários que se valem dessa plataforma.

Oferecer experiências mais seguras, sem malwares e rastreamentos, e evitar distrações são os principais chamarizes do Adblock. Assim, a extensão busca aumentar constantemente a quantidade de internautas que fazem seu uso.

De que maneira ele é prejudicial aos anunciantes?

Pelo que explicamos até agora, você já percebeu que o Adblock consiste em um enorme problema para quem investe em publicidade online. Não são apenas as empresas anunciantes saem em desvantagem. Afinal, quem lucra para propagar publicidade também deixa de alcançar boa parte do público-alvo.

De forma prática, a explicação pode ser feita do seguinte modo: determinada corporação investe em banners em alguma página e em publicidade no YouTube. A quantidade de usuários que não tem acesso ao conteúdo é imensurável, pois essa extensão impede a visualização do material.

Sendo assim, as plataformas de medição não são capazes de direcionar essa propaganda a outros internautas, porque o Adblock não notifica a respeito desse tipo de situação para quem é prejudicado por ela.

Como driblar o Adblock?

As estratégias para burlar o Adblock são de diferentes níveis, variando de acordo com a intenção de cada anunciante. É possível, por exemplo, solicitar ao visitante da página que não use a extensão. Sites mais inflexíveis bloqueiam o acesso dos internautas que se valem dessa ferramenta para não ver propagandas. Resta, então, um investimento garantido: a aposta nos conteúdos de qualidade na internet.

Elaborar materiais úteis para diversos estilos de pessoa consiste em uma técnica infalível. Isso porque a qualidade desperta interesse, gera engajamento e tende a criar um efeito dominó, resultando em um número cada vez maior de acessos e reconhecimento à marca.

No entanto, também há outras maneiras de driblar o bloqueador de anúncios. Confira, a seguir, algumas das estratégias!

E-mail marketing

Se você está procurando uma medida eficiente para se livrar do Adblock e ter contato direto com sua audiência, saiba que o e-mail marketing é a solução ideal. O disparo de mensagens para divulgar e promover seus produtos e serviços diretamente para seu público-alvo tem muitas vantagens.

Em primeiro lugar, quase todo mundo tem um e-mail, que é um meio de comunicação mais pessoal. Segundo, é uma ferramenta que suporta diversos formatos de mídia. E, terceiro, você consegue acompanhar de perto o desempenho das campanhas. Entretanto, tenha cuidado para que suas mensagens não sejam caracterizadas como spam.

Publicidade nativa

Produzir anúncios menos invasivos e que não perturbem a navegação do usuário é uma saída para essa questão. Dessa forma, a publicidade nativa (ou native ads) é aquele conteúdo mais tradicional, que não interrompe a experiência do público e, portanto, não é intrusiva como os banners e outros formatos.

Nas redes sociais, é é como um post normal, mas com o detalhe de um aviso informando que a publicação é patrocinada. Assim, o Adblock não desabilita o conteúdo, e a audiência continua vendo aquele anúncio.

Marketing de influência

O marketing de influência é alternativa que vem se popularizando, sobretudo nas redes sociais. Com ele, é possível criar parcerias com produtores de conteúdo que sejam compatíveis com o seu público. Você pode escolher grandes influenciadores com milhões de seguidores ou micro influenciadores, que têm uma audiência menor, mas que são muito eficientes, pois trabalham com um público de nicho.

Estabelecer parcerias com influenciadores que têm credibilidade é fundamental, uma vez que é a imagem da sua marca que está em jogo. Desse modo, é necessário criar uma estratégia para oferecer o que você vende de forma mais sutil. Isso pode ser feito por meio de review, promoções ou outras ações que tenham a ver com o seu negócio e com o público que você deseja atingir.

Como em inúmeros outros ramos, o mundo virtual vive sob uma constante transformação. Para tirar vantagem disso em favor da sua empresa, é fundamental ficar de olho nas tendências e, inclusive, na criação de extensões como os bloqueadores. Entender o que é Adblock e suas funções é fundamental para buscar novas maneiras de chegar até seu público, sem que essa ferramenta prejudique suas ações. Assim, o desempenho da sua estratégia será mais elevado!

Então, descobriu de verdade o que é Adblock? Para receber novos artigos úteis como este, assine nossa newsletter!

eBook Grátis
Compartilhar
0

Artigos Relacionados

17 de junho de 2025

Criatividade + Tecnologia: A Fórmula para Performar de Verdade


Leia mais

Smiling business woman with executives discussing.

5 de maio de 2025

Fazer negócios, com criatividade e entrega, em qualquer era, é para os ousados


Leia mais
6 de abril de 2022

O Guia Completo de YouTube Analytics: saiba agora como ler suas métricas!


Leia mais
  • → Início
  • → Quem Somos
  • → Anunciantes
  • → Publishers
  • → Showroom
  • → Blog
  • → Canal de Denúncias
  • → FAQ
  • → Política de Privacidade
  • Soluções
  • → Formatos Diferenciados
  • → Mídia Programática
  • → Search Engine Marketing
  • → Redes Sociais
  • → Digital Out of Home
  • → Suporte Criativo
  • → Mídia Kit
Contato

Fale Conosco

Rua Pamplona, 518
Jardim Paulista,
São Paulo-SP

[email protected]
+55 (11) 4680 4691

© SimpleAds - Advertising Done Right. Todos os direitos reservados.
      Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, memorizando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
      ConfiguraçõesEntendi
      Manage consent

      Visão Geral de Privacidade

      Este website usa cookies para melhorar sua experiência enquanto navega. Além destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados em seu navegador por serem essenciais para o cumprimento de funcionalidades básicas do site. Nós também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa o website. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com seu consentimento. Você também tem a opção de rejeitar estes cookies. Mas optar por isso pode afetar negativamente sua experiência de navegação.
      Funcional
      Cookies funcionais ajudam a performar certas funcionalidades como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de redes sociais, coletar feedbacks e outras funcionalidades de terceiros.
      Performance
      Cookies de performance são usados para entender e analisar os índices-chave da performance do site, ajudando a entregar uma melhor experiência do usuário aos visitantes.
      Analítico
      Cookies analíticos são usados para entender como visitantes interagem com o site. Estes cookies ajudam a informar métricas sobre o número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
      Publicidade
      Cookies de publicidade são usados para prover anúncios e campanhas relevantes ao usuário. Estes cookies rastreiam o visitante através dos sites e coleta informações para oferecer anúncios personalizados.
      Outros
      Outros cookies não categorizados são os que estão sendo analisados e que ainda não foram classificados em uma categoria.
      Necessário
      Cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione apropriadamente. Estes cookies asseguram funcionalidades básicas e componentes de segurança do site, de forma anônima.
      SALVAR E ACEITAR