O que é Adblock? Agora, exatamente neste momento, você saberia responder essa pergunta? Caso essa expressão soe familiar e sua empresa invista em campanhas publicitárias online, conhecer a fundo o que significa o termo é fundamental para fazer valer o montante pago.
Entender o funcionamento dessa ferramenta é essencial para criar estratégias mais desenvolvidas e, assim, não desperdiçar seu orçamento com algo que não dê retorno. Se as propagandas indesejadas atrapalham o usuário, o Adblock atrapalha as ações de marketing das empresas.
Por isso, o tema do nosso texto é justamente esse. Afinal, a corporação em que você trabalha talvez precise conhecer técnicas para ”driblar” essa ferramenta. Além disso, o funcionamento e o possível prejuízo aos anunciantes também fazem parte do artigo. Confira!
Você já deve ter tido experiências de abrir uma página e aparecer vários anúncios de produtos e serviços, até mesmo em cima do conteúdo que você está tentando acessar. Por vezes, esses banners podem ser desagradáveis e atrapalhar a experiência do usuário.
Em linhas gerais, podemos dizer que o Adblock foi criado para facilitar a vida dos internautas cansados de elementos publicitários na web. O excesso de anúncios, por exemplo, não caiu no gosto dos usuários. Por isso, desenvolveu-se essa extensão para navegadores, visando a otimizar a experiência no ambiente virtual.
A navegação sem interrupções ou distrações nas páginas são alguns dos motivos pelos quais os internautas estão cada vez mais adotando essa ferramenta. Porém, mesmo benéfica para o usuário, os empreendedores digitais são impactados negativamente, já que suas campanhas ficam mais restritas e reduzidas.
São diversos os bloqueadores de anúncios disponíveis, e o Adblock é o mais comum entre eles. Propagandas no Facebook, banners, pop-ups, vídeos pré-roll no YouTube e quaisquer outros tipos de conteúdos invasivos são os alvos do Adblock. Essa ferramenta é disponibilizada para os navegadores de internet e serve para bloquear os diferentes estilos de publicidade online.
Usando essa extensão, ou esse plugin, os anúncios simplesmente deixam de aparecer na página visitada. Pelo fato de grande parte dos endereços virtuais contar com publicidade, são inúmeras as propagandas ocultadas pelos usuários que se valem dessa plataforma.
Oferecer experiências mais seguras, sem malwares e rastreamentos, e evitar distrações são os principais chamarizes do Adblock. Assim, a extensão busca aumentar constantemente a quantidade de internautas que fazem seu uso.
Pelo que explicamos até agora, você já percebeu que o Adblock consiste em um enorme problema para quem investe em publicidade online. Não são apenas as empresas anunciantes saem em desvantagem. Afinal, quem lucra para propagar publicidade também deixa de alcançar boa parte do público-alvo.
De forma prática, a explicação pode ser feita do seguinte modo: determinada corporação investe em banners em alguma página e em publicidade no YouTube. A quantidade de usuários que não tem acesso ao conteúdo é imensurável, pois essa extensão impede a visualização do material.
Sendo assim, as plataformas de medição não são capazes de direcionar essa propaganda a outros internautas, porque o Adblock não notifica a respeito desse tipo de situação para quem é prejudicado por ela.
As estratégias para burlar o Adblock são de diferentes níveis, variando de acordo com a intenção de cada anunciante. É possível, por exemplo, solicitar ao visitante da página que não use a extensão. Sites mais inflexíveis bloqueiam o acesso dos internautas que se valem dessa ferramenta para não ver propagandas. Resta, então, um investimento garantido: a aposta nos conteúdos de qualidade na internet.
Elaborar materiais úteis para diversos estilos de pessoa consiste em uma técnica infalível. Isso porque a qualidade desperta interesse, gera engajamento e tende a criar um efeito dominó, resultando em um número cada vez maior de acessos e reconhecimento à marca.
No entanto, também há outras maneiras de driblar o bloqueador de anúncios. Confira, a seguir, algumas das estratégias!
Se você está procurando uma medida eficiente para se livrar do Adblock e ter contato direto com sua audiência, saiba que o e-mail marketing é a solução ideal. O disparo de mensagens para divulgar e promover seus produtos e serviços diretamente para seu público-alvo tem muitas vantagens.
Em primeiro lugar, quase todo mundo tem um e-mail, que é um meio de comunicação mais pessoal. Segundo, é uma ferramenta que suporta diversos formatos de mídia. E, terceiro, você consegue acompanhar de perto o desempenho das campanhas. Entretanto, tenha cuidado para que suas mensagens não sejam caracterizadas como spam.
Produzir anúncios menos invasivos e que não perturbem a navegação do usuário é uma saída para essa questão. Dessa forma, a publicidade nativa (ou native ads) é aquele conteúdo mais tradicional, que não interrompe a experiência do público e, portanto, não é intrusiva como os banners e outros formatos.
Nas redes sociais, é é como um post normal, mas com o detalhe de um aviso informando que a publicação é patrocinada. Assim, o Adblock não desabilita o conteúdo, e a audiência continua vendo aquele anúncio.
O marketing de influência é alternativa que vem se popularizando, sobretudo nas redes sociais. Com ele, é possível criar parcerias com produtores de conteúdo que sejam compatíveis com o seu público. Você pode escolher grandes influenciadores com milhões de seguidores ou micro influenciadores, que têm uma audiência menor, mas que são muito eficientes, pois trabalham com um público de nicho.
Estabelecer parcerias com influenciadores que têm credibilidade é fundamental, uma vez que é a imagem da sua marca que está em jogo. Desse modo, é necessário criar uma estratégia para oferecer o que você vende de forma mais sutil. Isso pode ser feito por meio de review, promoções ou outras ações que tenham a ver com o seu negócio e com o público que você deseja atingir.
Como em inúmeros outros ramos, o mundo virtual vive sob uma constante transformação. Para tirar vantagem disso em favor da sua empresa, é fundamental ficar de olho nas tendências e, inclusive, na criação de extensões como os bloqueadores. Entender o que é Adblock e suas funções é fundamental para buscar novas maneiras de chegar até seu público, sem que essa ferramenta prejudique suas ações. Assim, o desempenho da sua estratégia será mais elevado!
Então, descobriu de verdade o que é Adblock? Para receber novos artigos úteis como este, assine nossa newsletter!