As peças de marketing digital precisam ser relevantes para o público. Afinal de contas, essa característica garante qualidade ao material e gera valor a quem o consome. É por isso que o conteúdo evergreen tem tanta capacidade de aumentar a eficiência de estratégias.
Conteúdos evergreen são perenes e atemporais: mesmo com o passar do tempo, continuam entregando relevância. De quebra, estimulam o tráfego orgânico a partir da implementação de técnicas adequadas de SEO em seu desenvolvimento.
Você já ouviu falar nesse conceito? Ao longo do post, vamos mais a fundo no tema, abordando a importância e as principais dicas para a produção. Confira!
Basta entender a definição do termo para compreender por que ele é tão valioso. A seguir, listamos alguns dos benefícios específicos do conteúdo evergreen.
Um dos princípios do marketing de conteúdo diz respeito à geração de valor. Afinal, transmitir conhecimento significa criar autoridade. Quanto maior o oferecimento de conteúdos relevantes para o público, mais cresce a credibilidade da marca. Conteúdos perenes reforçam constantemente essa confiança a partir da entrega de informações úteis sem data de validade.
Constância é uma das palavras-chave para entender o papel dos conteúdos evergreen. O investimento tem foco no longo prazo, em um crescimento contínuo e estável, sem depender de tendências passageiras. Essa relevância perene assegura um bom posicionamento nos mecanismos de busca, sobretudo no Google. Sempre atual, o material é mais procurado e, consequentemente, tratado como prioridade pelo algoritmo da plataforma de pesquisa.
Por abordar determinado tema sob um viés específico, o conteúdo evergreen aumenta as suas possibilidades de qualificar os leads. Isso porque facilita a identificação do assunto de maior interesse deles, já que são produções conceituais e explicativas. Ao invés de compartilhar uma notícia de valor passageiro, a marca responde diversas questões em um só lugar.
Para potencializar o ganho de autoridade, a geração de tráfego orgânico e a segmentação de leads, é necessário seguir metodologias eficazes. Confira os pilares da construção de um bom conteúdo evergreen.
Se pretende atingir o público, um dos primeiros passos deve ser saber como chegar até ele. A palavra-chave está entre os elementos de maior importância nesse sentido, exigindo uma pesquisa aprofundada a respeito das keywords em alta. Hoje, há muitas ferramentas disponíveis para facilitar esse processo, auxiliando na identificação de palavras-chave eficientes para um bom ranqueamento.
O posicionamento atualizado da marca, mostrando que está antenada às tendências, ajuda bastante na estratégia. Contudo, no conteúdo evergreen, o foco muda, indicando que o ideal é não citar novidades, nem prever cenários futuros. A máxima consiste em fugir de temas com alto poder de renovação constante, já que conceitos básicos e comprovados têm menores chances de ser refutados dentro de pouco tempo.
Um conteúdo evergreen tem tom educativo, ou seja, cumpre a excelente função de porta de entrada para sua marca. Os assuntos normalmente são mais amplos, com foco nos aspectos mais relevantes em questão. Por isso, o ideal é projetá-los pensando nos passos iniciais da jornada de compra — caso do chamado topo do funil.
Criar conteúdos evergreen, conforme já conferimos, é uma metodologia de longo prazo. Para fomentar a geração de tráfego com pessoas que ainda não conhecem a marca, a construção de links internos desempenha papel vital. Essa prática ajuda a direcionar os visitantes para outras páginas do site, deixando claro a todos que a marca domina uma série de temas. O resultado é um efeito dominó positivo, gerando mais e mais credibilidade, sem falar no estímulo a um bom ranqueamento.
Uma estratégia digital precisa mesclar várias técnicas eficientes, e certamente o conteúdo evergreen está entre as principais. É uma maneira incrível de incentivar o crescimento constante da sua base de leads e, com um excelente custo-benefício, aumentar a autoridade da marca perante o público.
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