Phygital é o conceito que junta o físico e o digital. Na prática, são ações e estratégias que combinam os universos offline e online, de modo a trazer uma experiência que seja totalmente integrada para o público. O objetivo é fazer com que o relacionamento entre empresa e cliente seja ainda mais atraente e especial.
É um conceito que faz parte do presente e do futuro da comunicação e marketing. Com o crescimento do mercado digital, era de se esperar que o lado físico perdesse totalmente o impacto. Mas, não é isso que ocorre. Então, se você quer otimizar a comunicação com o seu cliente, continue lendo este post. Entenda o que é phygital e seus efeitos.
Cada consumidor quer ter uma experiência única. É impossível colocar o público-alvo em uma caixa, já que existe muita diversidade dentro de praticamente qualquer mercado. Alguns podem querer uma ação mais digital, em que o foco é na agilidade e em ter o produto o mais rápido possível. Outros preferem o toque pessoal e a experiência física, sentir o produto e todas as sensações referentes a ele. Na verdade, essa mudança também acontece de produto para produto.
Do ponto de vista da comunicação e do marketing, o phygital muda a forma como empresas e clientes interagem. É preciso ser criativo e inovador, mas também buscar integrar ações. Trazer ações físicas e digitais que se complementam é uma forma de promover uma experiência do cliente cada vez mais única.
Ações phygital estão em toda a parte, ainda que muitas empresas não aproveitem seu potencial. A Amazon Go é um exemplo de uma loja física que tem um processo de compras totalmente digital. Também existe o exemplo da ação de marketing da Nivea e seu anúncio protetor. Há outros inúmeros cases, como restaurantes que têm um QR Code nas mesas e com eles os clientes conseguem visualizar o cardápio e até fazer pedidos.
Para o profissional de marketing isso apresenta uma grande oportunidade e um desafio interessante. Assim que todos começam a se acostumar com o digital, o phygital começa a ganhar força, obrigando as estratégias a mudarem mais uma vez. Por exemplo, mídias pagas já fazem parte das estratégias, mas como combiná-las com um elemento físico para tirar o maior proveito possível?
Enquanto os exemplos são inúmeros, o potencial também é enorme. Imagine criar um anúncio físico que pode ser replicado nas redes sociais. É o exemplo da campanha do anúncio grelhado do Burger King. Outra aplicação do phygital é durante um evento presencial, que pode ser replicado e acompanhado pelas redes sociais, inclusive por pessoas de fora.
O poder do phygital é trazer uma experiência única, integrada e que seja ainda mais encantadora para o cliente. Nesse sentido, ela já é o presente e se torna cada vez mais o futuro do marketing digital. Ao combinar com tecnologias como a Internet das Coisas, o potencial é ainda maior.
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