Quando pensamos em produção de conteúdo para a web, o principal desafio é como aumentar os acessos ao nosso portal, atraindo o público. Para solucionar esse problema, é importante investir em formas de crescimento orgânico para além das estratégias pagas, e é aí que o link building entra.
Mas o que esse conceito significa e quais as melhores práticas? Continue lendo para saber!
A tradução literal seria algo do tipo: construir links ou conexões. A lógica é praticamente essa. O link building se trata de uma estratégia em que um site ou blog constrói conexões entre diferentes páginas dentro do seu portal ou fora dele. Você coloca um link dentro de um texto, em uma palavra, por exemplo, que direciona para outro, simples assim. Mas o que parece banal deve ser muito bem calculado.
O motivo para se dar tanta atenção a essas conexões é exatamente fortalecer a relevância do seu site e/ou postagem e melhorar o chamado ranqueamento dele em buscadores da internet. É uma forma de convencer o Google de que o seu conteúdo é famoso e interessante o suficiente para que os usuários acessem e gostem do que viram. Para o buscador é bom, pois fortalece a autoridade dele como provedor de conteúdo de qualidade, já a sua empresa aumenta o número de visitas.
Esse ranqueamento é a ordem de prioridade em que os resultados de uma busca são disponibilizados para o usuário, ou seja, quanto melhor o ranking de uma página, melhor a posição dela. Com uma posição mais relevante, o seu conteúdo terá um aumento no número de acessos de forma orgânica e, assim, seu negócio conseguirá atrair um público maior.
Para alcançar um ranking melhor, é necessário obedecer às práticas de SEO — Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca —, que abordam diversas formatações e, principalmente, o link building.
O grosso da prática de link building deve ser pensado para atrair a autoridade de outros sites para o seu e fortalecer a sua autoridade por meio de outras plataformas confiáveis. É uma lógica de criar uma teia de conexões que mantenha o usuário navegando de sites mais conhecidos para o seu, dentro do seu e do seu para outros. Para conseguir construir essa rede de forma eficaz, aqui vão algumas dicas.
Antes de atrair os usuários para o seu site, você precisa garantir que eles vão gostar do que encontrarão ali e, mais importante, que vão compartilhar o conteúdo. Caso contrário, você dificilmente vai convencer essa pessoa a voltar ao seu site, e isso será percebido pelos sites de busca.
Para evitar esse cenário, você precisa investir em marketing de conteúdo, em peças que sejam altamente relevantes, por meio da inclusão de infográficos, posts interativos e formatação que facilita a escaneabilidade. Esses são apenas alguns exemplos, mas, de modo geral, tente focar em conteúdos que tragam alguma novidade ou que engajem os visitantes.
Parece contraditório falarmos tanto da construção de links para neste momento valorizarmos as menções sem eles. No entanto, o Google e outros buscadores conseguem localizar também as menções ao seu produto ou serviço em sites mesmo que eles não façam a conexão com a página da sua marca. Isso ocorre quando o seu trabalho está sendo tão relevante no mercado que a divulgação ocorre de forma espontânea, e isso é ótimo para o seu ranqueamento.
Porém, a autoridade dessas páginas que fazem menção a você sem link não será transmitida para o seu portal, então, numa boa prática de link building, você pode entrar em contato com os responsáveis e convencê-los a adicionarem um link. Dessa forma, você garante o melhor dos mundos para a sua estratégia.
Quem tem maior autoridade na web (ou no mundo como um todo) do que os portais de notícias? O reconhecimento deles como atores relevantes é notável nos buscadores, por toda estrutura de checagem de informações e pelo alto tráfego de leitores constantes e recorrentes.
Seria incrível para qualquer produtor de conteúdo conseguir ser mencionado ou até um link com um desses sites, e é por meio de uma assessoria de imprensa que você pode conseguir isso. Um bom assessor mantém canais de comunicação fortes com repórteres e portais, para convencer sobre oportunidades de notícias envolvendo o seu produto ou serviço.
É com esses profissionais que você consegue ressaltar os diferenciais da sua marca, com potencial de gerar artigos e os tão desejados links.
Nem sempre um link é benéfico para a sua estratégia. Algumas vezes, ele pode até prejudicar sua confiabilidade junto aos sites de busca. É importante avaliar com cuidado os links que sua página recebe e descobrir se são spam ou de sites duvidosos e, quando necessário, rejeitar esse link building.
Para isso, existem ferramentas como o Google Search Console, em que você consegue adicionar esses sites para serem impedidos de se conectar ao seu, limpando a sua rede de más influências.
Bom, se depois de todas essas informações você ainda está em dúvida sobre a importância vital dessa estratégia, vamos repassar alguns benefícios potenciais para seu negócio. Com um link building eficaz, sua marca consegue aumentar a confiança e a autoridade do seu portal, melhorando a visibilidade dele em sites de busca como Google e Yahoo.
Ganhando maior exposição nesses buscadores, você aumenta o número de visitas que recebe de forma orgânica, sem precisar investir tanto em publicidade paga, que nem sempre dá tanto retorno. E, por fim, com maior tráfego, as chances de aumentar a conversão desses usuários em clientes fiéis é substancial, alavancando o potencial de vendas e o lucro da sua empresa.
O link building é uma prática fundamental no marketing digital, e as dicas de como aprimorar essa estratégia são tantas que não cabem neste texto, mas cabem na nossa página do Facebook! Curta a gente lá para garantir mais conteúdos como este!