logo-simpleads-brancologo-simpleads-brancologo@2x (1)logo@2x (1)
  • Soluções
    • Formatos diferenciados
    • Mídia Programática
    • Search Engine Marketing
    • Redes Sociais
    • Digital Out of Home
    • Suporte Criativo
  • Quem somos
  • Anunciantes
  • Publishers
  • Portfólio
  • Blog
  • Contato
✕
Rich Media: o que é e por que investir nesse tipo de conteúdo?
9 de fevereiro de 2022
Yoast SEO: guia completo sobre como funciona e como instalar
3 de março de 2022

Entenda como o AdBlock prejudica seu produtor de conteúdo favorito

17 de fevereiro de 2022

Nós apenas usamos a internet como a conhecemos hoje porque, na década de 90, houve muitos debates entre os crânios da tecnologia sobre qual seria o papel dessa mais nova e revolucionária ferramenta, e como eles alcançariam esse papel.

A pauta em questão sempre foi a acessibilidade e a democratização da informação como um aspecto obrigatório da internet. Se fosse para existir esse ambiente virtual, ele deveria atender a todos e dar acesso gratuito aos mais diversos conteúdos.

Para viabilizar a gratuidade para os usuários foi necessário encontrar um meio de rentabilizar o trabalho dos produtores de conteúdo. A solução encontrada foi a publicidade.

Mas quem diria que, neste futuro em que vivemos, haveria um aplicativo que boicotaria todos esses sites gratuitos? Entenda mais acompanhando a leitura abaixo!

O que é um bloqueador de anúncios?

O nome por si só já define o aplicativo, mas temos o prazer de explicar. AdBlock, AdBlock Plus, Brave, assim como diversos outros, são bloqueadores de anúncio que podem ser instalados tanto como um aplicativo de sistema, como também uma extensão do seu navegador web. Mas como ele funciona?

De diversas maneiras: fazendo uma leitura do código CSS da página (Cascading Style Sheets, uma linguagem de código que divide o que são os elementos visuais do site), através da qual ele interpreta certos elementos HTML e XHTML (linguagem de códigos de conteúdo) e, uma vez reconhecido pelo filtro, este elemento, sendo um anúncio, é ocultado da visualização total da página para o usuário.

Caso ele seja um aplicativo de sistema, o bloqueador de anúncios também pode ler o HTTP (protocolo base de comunicação da web) da página antes mesmo de esta ser carregada. Uma vez customizado, ele esconde os anúncios.

Inclusive, dependendo do aplicativo, ele também pode acessar o Domain Name System (DNS) de um IP host do site, e esconder o elemento de publicidade que consta no DNS.

Por quê não usar um adblocker?

O principal é que esse aplicativo não apenas interfere na sua experiência como usuário, mas também prejudica (e muito!) o publisher, aquele produtor de conteúdo que trabalha para que você encontre a informação que deseja  em seu site ao longo da semana. E aqui vão os porquês de não usar um bloqueador de anúncio:

  1. Prejudica – e muito! – o produtor de conteúdo. 
    Como falamos, muitos portais, jornais e blogs dependem quase que majoritariamente da receita gerada pela publicidade. Para vocês terem uma noção: o Google divulgou em 2020 que os publishers que usam o Google Ad Manager para veicular anúncios em seus sites, recebem cerca de 95% da receita total que é gerada por eles. Isso, levando em conta que o cálculo é feito por impressões e cliques nos anúncios.

    Considerando a quantidade exorbitante de micro e pequenos empresários que dependem mais de seus sites para gerar renda do que em qualquer outra plataforma, reflita o quanto os bloqueadores de anúncios prejudicam essa classe
  2. Sobrecarrega seu computador/celular
    Por haver esse aumento no consumo da memória RAM, o aparelho que você estiver navegando vai começar a sobrecarregar todas as outras funções, e basicamente todos os aplicativos começarão a funcionar de modo muito mais lento. 
  3. Aumenta drasticamente o uso de memória RAM
    Pelo bloqueador fazer uso de inúmeros filtros para analisar o CSS, ou o DNS de uma página, ele concentra o uso da memória RAM nessa leitura para cada guia que estiver aberta em seu navegador – ou até mesmo em seu celular.
  4. Não protege sua privacidade como eles prometem
    Se a razão para você cogitar fazer o download de um aplicativo como este for a “chance de navegar de forma privada”, esqueça! Um bloqueador de anúncios não impede que o algoritmo, os cookies, vírus e demais elementos que rondam a internet leiam seu histórico de navegação, interprete suas preferências e etc. Ele simplesmente esconde os anúncios de você. Então, além de prejudicar seu produtor de conteúdo, ele mente pra você!

Juridicamente é legal usar o bloqueador de anúncios?

Sim e não ao mesmo tempo. Embora o bloqueio de anúncios seja considerado legal no tribunal e defendido pelas legislações de privacidade e proteção de dados, os Adblockers podem ser expressivamente ilegais na Europa, nos Estados Unidos e em todas as nações signatárias do Tratado de Direitos Autorais da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. 

Isso porque os bloqueadores de anúncio buscam driblar até mesmo os sites que possuem o sistema Anti-Adblock – aquele site de jornal que você tenta acessar com o AdBlock, mas ele te impede, pedindo para você desativar o aplicativo para entrar no portal, por exemplo.

Nos Estados Unidos…

A lei americana sobre direito autoral (Digital Millennium Copyright Act – DMCA) prevê na seção 103 que é proibido o desvio de medidas tecnológicas destinadas a impedir ou limitar o acesso a uma obra. Como os Antiadblocker utilizam de tecnologias para controlar acesso, alguns bloqueadores de anúncio, como o AdBlock Plus, violam a DMCA ao tentarem superar e contornar a tecnologia dos anti-adblockers.

Dessa forma, podemos entender que as contramedidas não podem ser burladas como acontecem, pois os bloqueadores de bloqueadores de anúncios utilizam medidas restritivas para limitar o acesso a um site, logo são, por natureza, “medidas tecnológicas que efetivamente controlam o acesso à uma obra”.

Já na Europa…

O artigo 6º da Directiva 2001/29/CE da UE diz que contornar as medidas tecnológicas dos sites que possuem sistemas Antiadblocker é expressivamente ilegal. Inclusive, também é ilegal fabricar, produzir e distribuir os sistemas que possam contornar essas medidas.

No fim das contas…

É um fato consumado dizer que o bloqueador de anúncios tem sido amplamente usado no cotidiano de uma parcela de usuários. Segundo a PageFair, estima-se que cerca de 198 milhões de pessoas no mundo todo usam algum tipo de adblocker, representando menos que 1% do total de usuários ativos na internet. 

Nós, da SimpleAds, valorizamos o trabalho dos publishers assim como das agências publicitárias. Mas além disso, prezamos que você, usuário, tenha uma experiência limpa e consciente da internet. Por isso recomendamos que você não baixe um adblocker, afinal, existem outras alternativas. Por exemplo: configurar suas preferências de cookies, mudar o buscador do navegador, deixar sempre ativado seu antivírus com bloqueio de rastreamento etc.. Não deixe um produtor de conteúdo na mão! 

Gostou desse conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para não perder um post sequer! 

Compartilhar
1

Artigos Relacionados

30 de abril de 2025

Mídia Programática: como (e por que) manter sua estratégia humanizada?


Leia mais
11 de abril de 2025

Profissões do Futuro na Publicidade Digital com IA: O Diferencial das Soft Skills


Leia mais
31 de março de 2025

Dia das Mães: Como a Publicidade Digital Impulsiona as Vendas e Gera Oportunidades


Leia mais
  • → Início
  • → Quem Somos
  • → Anunciantes
  • → Publishers
  • → Showroom
  • → Blog
  • → Canal de Denúncias
  • → FAQ
  • → Política de Privacidade
  • Soluções
  • → Formatos Diferenciados
  • → Mídia Programática
  • → Search Engine Marketing
  • → Redes Sociais
  • → Digital Out of Home
  • → Suporte Criativo
  • → Mídia Kit
Contato

Fale Conosco

Rua Pamplona, 518
Jardim Paulista,
São Paulo-SP

[email protected]
+55 (11) 4680 4691

© SimpleAds - Advertising Done Right. Todos os direitos reservados.
      Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, memorizando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
      ConfiguraçõesEntendi
      Manage consent

      Visão Geral de Privacidade

      Este website usa cookies para melhorar sua experiência enquanto navega. Além destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados em seu navegador por serem essenciais para o cumprimento de funcionalidades básicas do site. Nós também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa o website. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com seu consentimento. Você também tem a opção de rejeitar estes cookies. Mas optar por isso pode afetar negativamente sua experiência de navegação.
      Funcional
      Cookies funcionais ajudam a performar certas funcionalidades como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de redes sociais, coletar feedbacks e outras funcionalidades de terceiros.
      Performance
      Cookies de performance são usados para entender e analisar os índices-chave da performance do site, ajudando a entregar uma melhor experiência do usuário aos visitantes.
      Analítico
      Cookies analíticos são usados para entender como visitantes interagem com o site. Estes cookies ajudam a informar métricas sobre o número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
      Publicidade
      Cookies de publicidade são usados para prover anúncios e campanhas relevantes ao usuário. Estes cookies rastreiam o visitante através dos sites e coleta informações para oferecer anúncios personalizados.
      Outros
      Outros cookies não categorizados são os que estão sendo analisados e que ainda não foram classificados em uma categoria.
      Necessário
      Cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione apropriadamente. Estes cookies asseguram funcionalidades básicas e componentes de segurança do site, de forma anônima.
      SALVAR E ACEITAR