Na hora de fazer pesquisas na internet, muitas pessoas tendem a lançar palavras no buscador para, assim, encontrar a informação desejada. Porém, existem algumas técnicas de busca avançada no Google que permitem refinar a procura de dados na web, obtendo resultados mais assertivos e relevantes.
Dessa forma, as chances de se deparar com um grande número de informações desnecessárias e que não têm a ver com os seus objetivos são reduzidas. Você economiza tempo e torna seu trabalho ainda mais eficiente, conseguindo melhorar sua produção diária.
Agora que você já sabe que é possível otimizar as suas pesquisas na internet, que tal conhecer algumas técnicas de busca avançada no Google? Então, não deixe de ler os próximos tópicos!
Essa talvez seja a técnica de pesquisa avançada no Google mais conhecida. Ao colocar termos entre aspas, você consegue realizar busca por frases e por palavras específicas, eliminando resultados poucos significativos. Também é possível verificar se trechos dos seus conteúdos estão replicados por outros sites e blogs.
Ao acrescentar o sinal de subtração (-) antes de uma palavra, você a exclui dos resultados da pesquisa. Esse método é eficiente quando se lida com termos que possuem significados diferentes. Assim, não há risco de ver uma lista ampla com informações de pouca utilidade para você.
Muita gente, com certeza, já abriu o buscador, mas não se lembrou da palavra que gostaria de pesquisar. Quando isso acontece, o que resta a fazer é substituir o termo esquecido por asterisco (*). Desse modo, o Google vai trocá-lo por uma palavra qualquer, facilitando um pouco a sua vida
Você sabia que é possível pesquisar no Google por formatos específicos de documentos, como Word, Excel, Power Point, PDF e demais extensões? Basta digitar “filetype:” ou “ext:” — tanto antes quanto depois do termo — para encontrar o documento desejado.
Você, provavelmente, já abriu um site e no momento de fazer uma pesquisa não teve sucesso, pois o sistema interno era ineficiente. Quando isso acontece vale a pena recorrer ao Google. Digite o termo a se procurar, depois escreva “site:” e o endereço web dele.
Há como restringir os resultados da sua pesquisa Google a um termo ou a várias palavras que aparecem na URL. Para isso, digite “inurl:” ou “allinurl:”, respectivamente, e confira as informações recebidas.
Outra forma de refinar as suas pesquisas é por meio de alguma palavra-chave que apareça no título de uma página. Para isso, digite “intitle:” antes do termo em questão.
Assim como explicado no tópico acima, também é possível pesquisar por palavras no corpo do texto. Os comandos são “intext:”, para uma palavra, ou “allintext:”, para diversas palavras.
Ao digitar o comando “related:” e o nome de um site no buscador, o Google entregará website similares ao apontado na pesquisa.
Ao buscar no Google Imagens, após o termo da busca, você pode adicionar o comando “imagesize:” seguido das dimensões de largura x altura em pixels da imagem, assim os resultados serão filtrados apenas à imagens que possuem aquele exato tamanho.
Quer obter informações sobre o seu site ou sobre o site de um concorrente? Digite no buscador “info:” e o nome da página a ser pesquisada. O Google entregará o “cache:” (última versão do site salva pelo bot do buscador), bem como websites relacionados e termos dentro da página.
Ao utilizar técnicas de busca avançada no Google é possível melhorar as suas ações de marketing digital, uma vez que você vai ter acesso a conteúdos mais avançados e vai encontrar com facilidade os termos do seu interesse. Assim, você pode estruturar estratégias online mais eficientes para a sua empresa.
Gostou deste artigo com técnicas de busca avançada no Google? Então compartilhe nas suas redes sociais através dos botões abaixo!