O Branded Content é um dos pilares do marketing que se baseia na relação existente entre a marca e o universo em que ela está inserida. Entretenimento, publicidade e informação são alguns dos fatores que regem esse conceito e garantem que uma estratégia de sucesso seja criada.
A qualidade e a relevância com que esses itens são trabalhados se mostram partes importantes no bom aproveitamento do recurso. E uma das melhores formas de visualizar isso na prática é conhecer cases de empresas que obtiveram êxito no uso do Branded Content.
Conheça abaixo alguns deles!
A Dove é uma das marcas que mais explorou com sucesso o poder do Branded Content. Um bom exemplo disso é a campanha “Real Beleza”, que, em diversos vídeos, conseguiu ressaltar a beleza da mulher, criar ações personalizadas e fugir do senso comum.
Se há uma marca que usa o Branded Content com eficiência, é a Coca-Cola. Esse, aliás, é um dos segredos para a marca estar há tanto tempo no topo e ter condições de manter e ampliar esse reinado.
Você já reparou que dificilmente a Coca-Cola oferece o produto logo de cara? O foco dela está sempre em passar uma experiência antes de tudo, em especial usando o seu slogan “viva a felicidade” como guia para as ações.
Ao fazer uma ligação entre um momento feliz e o consumo do produto (como no caso dos anúncios de natal em que ursos aparecem bebendo o refrigerante), a marca passa a reforçar seu posicionamento de forma leve, direta e eficaz.
Não é à toa que as ações que fazem parte do Branded Content da empresa já foram premiadas inúmeras vezes.
Como uma marca de absorventes pode ajudar a desconstruir comportamentos já tradicionais na nossa cultura? Pois foi exatamente isso que a Always, lider desse segmento, fez por meio da campanha intitulada “Like a Girl”.
O principal intuito dela foi mostrar que mulheres podem sim utilizar objetos e realizar atividades que comumente são classificadas como pertencentes ao gênero masculino.
O impacto dessa campanha foi tão grande que ganhou o Emmy no ano de 2015 e serviu de exemplo para outras com objetivos similares.
A Red Bull tem no Branded Content grande parte do seu sucesso. A grande sacada da marca foi deixar de lado a mera propaganda de energéticos para focar em campanhas completas, desafiadoras e alinhadas com os esportes radicais.
Podemos ver situações até então inéditas no meio como vídeos com corrida de aviões exibindo o logotipo da marca e grandes saltos de motocicletas (atrelando “vencer a gravidade” com o consumo da bebida).
Assim, cada ação da marca passou a ser uma verdadeira atração para o público e, é claro, influenciou no grande sucesso comercial que a empresa obteve e segue obtendo.
Conhecer esses cases é uma forma de ganhar inspiração e visualizar como o seu negócio pode se aproveitar da força do Branded Content e, por meio dele, aprimorar a relação com o público. Focar nessa estratégia vai trazer muitos ganhos para a sua imagem e tornar a marca ainda mais sólida.
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