O planejamento é a palavra-chave em qualquer tipo de estratégia no marketing digital. Nesse sentido, isso não seria diferente na criação de conteúdo para o YouTube. Apenas criar um canal e postar vídeos não é o suficiente. Se você quer aproveitar ao máximo os benefícios da plataforma, saiba que planejar é o primeiro passo.
A produção de pautas, o roteiro e a priorização da qualidade técnica são alguns dos aspectos que precisam ser considerados. Afinal, o YouTube se tornou o segundo maior buscador do mundo. Portanto, se você quer que o seu conteúdo tenha maior engajamento e alcance, a preparação e o planejamento devem ser a base.
Para auxiliar nessa empreitada, separamos 4 dicas de como você deve começar a sua curadoria e planejamento na criação de conteúdo para YouTube. Confira!
O primeiro passo (e o essencial) é entender o seu público-alvo. A sua persona também deve ser usada para a criação de conteúdos nas redes sociais, pois assim você saberá qual é a sua audiência e quem consome o que é produzido.
Dessa forma, compreender quem assistirá aos seus vídeos dará muitas ideias sobre os conteúdos que devem ser abordados, o formato, a linguagem e outras informações importantes.
Toda identidade e estilo do canal precisa ser feita de acordo com os interesses do público. Ou seja, considerar o que a audiência quer ver é primordial.
Muitos canais desandam devido a falta de planejamento. A consistência é o principal fator para que os vídeos engajem e o canal tenha um bom alcance, e a periodicidade na postagem de vídeos faz toda diferença.
Elaborar uma agenda de conteúdos é o que fará você manter uma constância na produção para não ficar muito tempo sem postar nada.
Para isso, tenha uma lista de assuntos que quer abordar e crie subtópicos que também podem servir para a gravação de vídeos. Além de ter um tema central, o canal também pode se estender para outros temas relacionados, o que ajudará a atrair um público mais diversificado.
A maneira mais eficaz para não se perder na produção de conteúdo é por meio da organização das pautas. A pauta nada mais é do que a organização de ideias para o vídeo, como a mensagem que você quer passar, os tópicos que devem ser abordados e outras informações.
Portanto, a pauta é um instrumento para melhorar a qualidade do conteúdo e ainda deixa os assuntos mais “amarrados”. Desse modo, o vídeo fica mais organizado e facilita até a edição do material. Assim, o resultado terá mais fluidez e clareza. Outra dica interessante é produzir diferentes tipos de conteúdo, como:
A diversidade de assuntos e de abordagens ajudará a expandir ainda mais o seu canal. Por isso, planejar o conteúdo para YouTube é fundamental para o sucesso na rede, sobretudo se você quer evitar erros e aproveitar ao máximo o que a plataforma tem a oferecer.
Você já deve saber sobre a importância de acompanhar as métricas, certo? Então, veja como ter as melhores informações sobre o seu canal com o YouTube Analytics!