Com o passar do tempo, o Instagram passou a contar com uma série de funcionalidades que atraíram empresas dos mais variados segmentos. Dessa forma, a rede social passou de uma plataforma de compartilhamento de imagens para uma ferramenta robusta usada para anunciar diversos produtos e serviços. Nesse sentido, dois recursos que merecem destaque são o Reels e o Instagram Shopping.
Pensando em te ajudar a tirar o máximo proveito desses dois recursos do Instagram, preparamos este guia completo em que explicaremos o funcionamento tanto do Reels como do Instagram Shopping. Além disso, falaremos sobre as vantagens de ambos e dicas de como usá-los para aumentar o alcance de uma marca, bem como o volume de vendas do negócio.
Ficou interessado no tema? Continue a leitura e veja como o Reels e o Instagram Shopping podem trazer resultados expressivos ao seu negócio!
Com o intuito de concorrer com a rede social chinesa TikTok, o Instagram lançou recentemente o Reels, um meio prático de postar vídeos curtos e divertidos dentro da plataforma. Assim como o concorrente, o Reels conta com vários recursos de edição como filtros e efeitos que ajudam o conteúdo a chamar a atenção das pessoas e aumentar o seu alcance. Para postar um Reels no Instagram, os passos a serem seguidos são:
Agora que você entendeu melhor o que é e como funciona o Instagram Reels, vamos falar agora sobre alguns dos principais benefícios dessa ferramenta. Por isso, acompanhe as subseções a seguir!
Como o Reels é um recurso recente do Instagram, a plataforma está priorizando a divulgação dos conteúdos postados nele. Por isso, essa é uma excelente oportunidade de criar formatos de anúncios que trazem engajamento para a audiência e, consequentemente, a conversão. Vale salientar também que os vídeos do Reels ficam disponíveis da aba “Explorar”, significando que eles podem ser vistos por pessoas que ainda não seguem o seu perfil na rede social.
Dentre as redes sociais mais conhecidas, elas têm um aspecto em comum, a especificidade. Já o Instagram é uma plataforma dotada de uma integração completa, que liga entretenimento e negócios, o que difere um pouco do LinkedIn, por exemplo, que é voltado apenas para trabalho, vagas de emprego e construção de networking.
Como dissemos, o Instagram está priorizando a entrega de conteúdos postados no Reels. Além disso, o uso de hashtags relacionadas ao tema do vídeo são uma excelente oportunidade de aumentar o alcance de uma publicação, aumentando a base de seguidores e aproximando cada vez mais pessoas ao seu negócio.
Você já deve ter notado que o Reels pode trazer mais alcance da sua marca e oportunidades de vendas, não é mesmo? Para isso, é preciso adotar algumas boas práticas que sejam capazes de fazer o seu negócio obter os resultados esperados. Acompanhe as subseções a seguir e veja as dicas que preparamos para você!
Sabe aquela música que está nas paradas de sucesso ou que é bastante conhecida do grande público? Pois bem, assim como o Stories, o Reels tem uma lista em que a pessoa pode selecionar a faixa que fará parte do seu vídeo. Isso ajuda bastante o conteúdo a viralizar e trazer mais seguidores para a sua página.
Essa pode ser a dica mais valiosa para você obter sucesso com a estratégia do Reels. Sempre que for publicar vídeos curtos, busque explorar todas as opções disponíveis e procure se destacar dos outros. Com criatividade é possível que mais pessoas tenham interesse no consumo de conteúdo, aumentando as chances de se tornarem clientes no futuro.
As hashtags facilitam as buscas por conteúdos dentro do Instagram. Portanto, sempre que for postar no Reels, utilize até sete hashtags relacionadas ao vídeo, considerando também aspectos como o volume de publicações para esse assunto. Em outras palavras, se uma hashtag tiver milhões de postagens, pode ser um pouco difícil que as pessoas encontrem a sua publicação. Nesse caso, apostar na especificidade pode ser mais vantajoso, aumentando as chances do seu vídeo no Reels ser visualizado.
Em poucas palavras, o storytelling é a arte de envolver o público por meio de histórias. Usar esse recurso no Reels pode ser bastante interessante, sendo que uma das formas de fazer isso é dividindo um assunto em várias postagens. Quando um conteúdo é publicado por partes, o storytelling pode ser bastante explorado, trazendo diversas sensações às pessoas, como curiosidade e suspense.
Influenciadores digitais possuem centenas de seguidores no Instagram. Quando se procura uma parceria, as chances de obter visibilidade pelo Reels aumenta bastante. Vale destacar que existem outras subcategorias — os microinfluenciadores e os nano influenciadores. Embora tenham menos seguidores em comparação com os primeiros, eles podem ajudar a promover um conteúdo no Reels e aumentar o alcance da marca.
O Instagram Shopping é um recurso que dá às empresas a condição de criar mostruários virtuais dos seus produtos. Uma das principais características do Instagram Shopping é que as pessoas podem efetuar compras sem sair da plataforma, o que implica em uma maior praticidade e melhor experiência do cliente. O recurso permite também que os produtos sejam marcados no feed de publicações, bastando a pessoa clicar para ter acesso a esse e outros itens do mostruário virtual. A seguir apresentamos os recursos que compõem o Instagram Shopping.
Esse recurso consiste na empresa criar uma loja virtual dentro do Instagram. Dessa forma, os produtos podem ser inseridos para que se tornem posteriormente visíveis ao público. Existem duas formas de acessar a loja: a primeira é pela aba “Loja” do próprio Instagram e a outra é por meio do botão que fica no perfil da empresa. Já as coleções de loja são uma espécie de álbum, que podem ser acessadas tanto pela aba “Loja” como pela opção “Guias”, localizado na página da empresa.
O Instagram Shopping permite também que os produtos sejam descritos, de modo que as pessoas tenham acesso a informações como frete, fotos adicionais e políticas de devolução da mercadoria. Também é importante destacar que as compras podem ser realizadas dentro dessa página de detalhes do produto. As etiquetas de preço podem ser colocadas tanto nas publicações do feed como em anúncios dentro do Instagram. Após o clique na etiqueta, a pessoa é direcionada até a página de detalhes do item.
As lives feitas no Instagram agora podem ser usadas para vender um produto, por meio de um botão que fica abaixo dos comentários. Quando uma empresa deseja lançar algo, ela pode fazer uma série de stories, de modo que a audiência possa criar lembretes sobre a data exata em que o produto estará disponível para ser comercializado.
Agora que você entendeu o que é o Instagram Shopping e os seus recursos, chegou a hora de saber de que forma o seu negócio pode se beneficiar dessa ferramenta. Acompanhe as suas principais vantagens a seguir!
Embora a compra virtual seja um procedimento que desperta a desconfiança de algumas pessoas, o Instagram Shopping conta com um ambiente bastante seguro, de modo que as informações pessoais e financeiras dos compradores ficam protegidas. Assim, há um risco muito menor de os dados serem acessados por terceiros ou criminosos virtuais.
Compras na internet costumam ser mais ágeis do que as tradicionais. No entanto, o Instagram Shopping veio para agilizar ainda mais o processo. Se a pessoa estiver visualizando as publicações e se interessar por algum produto, ela pode fechar a compra ali mesmo, sem precisar ser direcionado a uma página externa de e-commerce, por exemplo.
O Instagram Shopping pode ajudar bastante o site de uma empresa a obter um maior volume de visitas. Além disso, esse tráfego pode ser composto por pessoas realmente dispostas a efetuar uma compra. Consequentemente, as chances de vender aumentam, contribuindo para elevar o faturamento e o ticket médio.
Antes de usar o Instagram Shopping é preciso cumprir algumas exigências da ferramenta. Depois, é preciso proceder com alguns passos para ativar o recurso. Os requisitos a serem cumpridos são:
Depois que a empresa cumpriu todos os requisitos citados acima, é preciso mais alguns procedimentos antes de usar o Instagram Shopping, que são:
Separamos para você algumas dicas que podem te ajudar a tirar o máximo proveito do Instagram Shopping. Acompanhe a seguir!
Conhecer a fundo o público-alvo na internet consiste em compreender suas dores e necessidades. Esse conhecimento serve de base para que os produtos vendidos no Instagram Shopping estejam alinhados com as expectativas e preferências do público, o que impacta diretamente na satisfação e fidelização. Existem várias formas de obter esse conhecimento mais detalhado, sendo que, no caso do Instagram, uma boa alternativa é usar enquetes nos stories.
A humanização tem relação direta com o perfil dos clientes da marca. Em outras palavras, quando se coloca pessoas na divulgação de um produto ou serviço, a comunicação tende a ser mais fluida e humanizada. Se a persona do seu negócio são adultos jovens, por exemplo, seria importante contar com pessoas que tenham essa faixa de idade na hora de divulgar no Instagram Shopping.
Um bom perfil deve apresentar imagens que sejam não só legíveis, mas que sejam capazes de gerar identificação e empatia do público. Além disso, padronizar as publicações ajudam bastante a página a ter uma identidade visual.
O texto da descrição também deve ser elaborado de modo a gerar engajamento e interesse da audiência. O uso de hashtags na descrição também contribui para o Instagram considerar o conteúdo como relevante e mostrá-lo para um número maior de pessoas.
Postar no Instagram com frequência definida contribuí para a audiência se lembrar do seu negócio. No entanto, não adianta publicar todos os dias conteúdos que tenham foco apenas em vender, pois isso pode acabar por espantar os futuros clientes. O ideal é apostar em recursos como a humanização e o storytelling, de modo a gerar uma empatia e engajamento do público de forma natural.
Como vimos ao longo do texto, o Reels e o Instagram Shopping são ótimas ferramentas para a divulgação de diversos produtos e serviços. Se o seu negócio deseja implementar as duas estratégias para obter maior visibilidade e aumento das vendas, saiba que a SimpleAds pode te ajudar. Somos uma empresa que realiza distribuição de campanhas online em formatos diferenciados. Além disso, simplificamos o planejamento e veiculação dessas campanhas, no intuito de gerar os melhores resultados aos nossos clientes!
Agora que você entendeu a importância de adotar o Reels e o Instagram Shopping na estratégia do seu negócio, entre em contato conosco e veja como a SimpleAds pode ajudar a sua marca a aumentar a visibilidade e vender mais!