Não tem como ter grandes resultados sem investir em links patrocinados — essa é uma realidade que os empreendedores precisam aceitar. Os conteúdos gratuitos desempenham, sim, um papel muito importante dentro das estratégias de marketing, no entanto, a entrega é bem limitada, mesmo que você tenha uma audiência engajada.
Vender no digital exige investimentos em anúncios. Essa é uma das maneiras mais eficientes de potencializar seus resultados e fazer com que a sua mensagem alcance um maior número de pessoas.
Afinal, você sabe o que é e como funcionam os links patrocinados? Sabe o que a sua empresa ganha ao investir neles? Pois bem, este é um artigo completo sobre o tema, que vai ajudar você a elevar o seu faturamento. Continue a leitura e entenda mais sobre essa estratégia.
De maneira bem simples, podemos definir os links patrocinados como anúncios em forma de textos. Para ficar mais claro, vamos tentar “materializar” esse conceito: sabe quando você pesquisa por algum tema nos mecanismos de buscas e os primeiros sites aparecem em destaque, com a informação “anúncio” ao lado? Esses são os links patrocinados.
Nas redes sociais eles também aparecem com frequência — são aqueles posts que contêm a identificação “patrocinado” em cima da imagem ou vídeo.
Os links patrocinados são divididos em:
Você, com certeza, já deve ter visto inúmeros anúncios em jornais impressos, certo? Pois bem, os links patrocinados são semelhantes a eles, porém, com uma diferença importante: o posicionamento deles é definido por um “leilão”.
Isso significa que, nesse momento, alguns fatores são levados em consideração, como:
De acordo com o seu segmento, você pode selecionar as palavras-chave que mais se adaptam à sua estratégia e escolher a forma como esses anúncios serão cobrados. Eles funcionam por meio dos resultados nas buscas pagas, nos comparadores de preços, em remarketing e em rede de display.
Os links patrocinados fazem toda a diferença nas estratégias de marketing de uma empresa e podemos provar. Veja, a seguir, por que você precisa usá-los.
Você não precisa começar investindo fortunas em links patrocinados, muito pelo contrário! Mesmo com um orçamento pequeno é possível começar a investir e, com o passar do tempo, aumentar a verba para os anúncios.
Principalmente para quem está começando no mundo dos negócios é importante ir com calma para evitar transtornos caso algo não saia conforme o esperado. Como existe uma facilidade para escalar esse investimento, é possível começar com pouco e depois aumentar a verba conforme os resultados.
A mensuração dos resultados é indispensável para que seja possível ajustar e otimizar as campanhas. Em virtude disso, as plataformas de anúncios oferecem uma série de relatórios para que você possa acompanhar o andamento das suas campanhas. Com base nesses dados, a tomada de decisão é facilitada e estratégias são definidas com mais eficiência.
Isso porque será possível avaliar a maneira como as campanhas estão sendo feitas e garantir que mais leads sejam captados com o intuito de melhorar o faturamento da empresa.
Não há empecilhos para realizar alterações em suas campanhas. As plataformas de anúncios são bastante intuitivas e facilitam a gestão dos anúncios, possibilitando que você otimize suas campanhas rapidamente antes que as falhas prejudiquem os seus resultados.
Além disso, caso o seu orçamento para anúncios aumente, é possível otimizar as campanhas para ampliar o alcance do seu público-alvo.
Um dos maiores benefícios dos links patrocinados é que você tem a oportunidade de direcionar os seus anúncios para quem realmente tem interesse no que você oferece, ou seja, para os reais potenciais clientes — bem diferente do que vemos em estratégias tradicionais de outbound marketing, como panfletos, outdoors etc.
Dentro da plataforma de gerenciamento de anúncios é possível segmentar o seu público-alvo, escolhendo perfis que têm o mesmo interesse da sua persona.
Além de tudo que já citamos até aqui, existem outros benefícios que os links patrocinados oferecem ao seu negócio. Abaixo listamos os principais deles.
O tráfego orgânico é bom, porém, não traz grandes resultados. Por outro lado, os links patrocinados oferecem um melhor retorno de maneira rápida e eficiente. Combinado com as estratégias orgânicas, elas aumentam as chances de vendas e de fidelização dos clientes.
Por exemplo, suponhamos que você é gestor de uma clínica odontológica. As estratégias orgânicas estão relacionadas à produção recorrente de conteúdo, tanto em vídeo quanto em imagem, e elas servem para educar a sua audiência e fortalecer a autoridade da clínica no mercado.
Os links patrocinados têm o papel de trazer mais clientes para conhecer a sua clínica. Logo, imagine o seguinte cenário: o lead acessa o seu perfil para entrar em contato. Ao acessá-lo, percebe que você tem vários conteúdos relevantes para solucionar os problemas dele.
No final, ele vai ou não vai se sentir seguro ao entrar em contato e agendar uma avaliação? É claro que sim. Percebeu como as duas estratégias andam juntas?
Como dito, os anúncios, quando bem-feitos, atraem o público certo para a sua empresa. Dessa forma, como esse público já tem uma intenção real de compra, as conversões (vendas) aumentam, pois eles conseguem convencê-lo a tomar uma decisão diante da oferta apresentada.
Marketing de conteúdo, presença nas redes sociais e SEO são apenas algumas das estratégias que têm seus resultados acelerados com os links patrocinados. A partir do momento que o anúncio coloca o público-alvo em contato com a sua marca, as chances de potencializar as vendas aumentam.
Isso mesmo que você leu, links patrocinados reduzem custos de marketing. Afinal, isso é investimento e não um custo — a conta é simples. À medida que as suas conversões aumentam e as estratégias orgânicas são aceleradas, os custos são reduzidos. No entanto, vale destacar que isso só será possível se o trabalho for bem-feito, por isso, é importante dar preferência para profissionais especializados da área.
A partir do momento que a sua marca começa a aparecer com certa frequência para a sua audiência, maiores são as chances de ela se manter constantemente na mente dessas pessoas. Um plano sólido de divulgação permite que as pessoas se sintam mais confiantes em ouvir o que você tem a dizer, fazendo com que elas respeitem a sua marca antes mesmo de conhecê-la.
Antes de investir em links patrocinados é importante saber como usá-los corretamente para garantir bons resultados. Para ajudar você nessa missão, separamos os principais passos para colocá-los em prática adequadamente.
Em primeiro lugar, é preciso definir quanto você investirá por dia nos anúncios. Sabemos que é possível começar a anunciar com valores pequenos, porém, é importante avaliar se vale a pena. Na hora de definir quanto investir, leve em consideração os resultados que deseja ter.
Por exemplo, se você quer ter um retorno alto, não adianta investir R$ 5 por dia em anúncio, o resultado não vem. O que recomendamos é que esse investimento seja de pelo menos R$ 20 por dia, mais ou menos, para que você tenha melhores retornos — mas vale destacar aqui que as estratégias usadas também precisam fazer sentido para o seu negócio, ou seja, apenas investir altas quantias também não é o suficiente.
O planejamento é indispensável quando o assunto é investimento em links patrocinados. Organize cada etapa da sua estratégia para garantir que terá o retorno esperado. Dessa maneira, é possível evitar equívocos que podem prejudicar o desempenho das suas campanhas.
Nesse momento, também é importante definir seus objetivos, entender sua persona, pesquisar sobre o mercado e selecionar as principais plataformas para inserir os links patrocinados.
Essa parte é muito simples. Feito o planejamento, é hora de decidir em quais plataformas anunciará. Depois, é só realizar o seu cadastro de forma rápida e fácil. Essas plataformas são bem intuitivas, portanto, você conseguirá entender as instruções com facilidade. No entanto, vale lembrar que é preciso ter uma conta empresarial antes de realizar seus anúncios, ok?
Chegamos a parte mais importante da criação dos anúncios. Nesse momento, será necessário informar os principais dados da sua campanha para que ela funcione da maneira correta e alcance o público certo. Além de informações relativas ao orçamento diário, é preciso configurar as palavras-chave, localização, público-alvo e duração da campanha.
É claro que isso é apenas uma orientação básica a respeito do que deve ser feito nessa configuração. Portanto, não deixe de estudar sobre o assunto para entender mais sobre as estratégias que podem ser usadas nas campanhas da sua empresa.
A análise de resultados precisa fazer parte da sua rotina. Acompanhar o andamento das campanhas é fundamental para eliminar gargalos e potencializar os resultados. Mensure a efetividade das ações colocadas em prática e quais foram os retornos obtidos. Se a campanha não gerar lucros, significa que ela precisa ser otimizada e, nesse momento, é importante observar detalhadamente todas as ações realizadas para identificar os erros. Faça testes para avaliar quais campanhas performam melhor.
Existem algumas situações que os links patrocinados são considerados indispensáveis. Veja quais são elas.
O tráfego é um fator muito importante para o sucesso de um negócio online. Se as pessoas não visitam a sua página, não tem como elas conhecerem as suas soluções, muito menos comprar seus produtos ou serviços.
Portanto, se você sente a necessidade de aumentar o tráfego do seu site ou perfil nas redes sociais, é necessário investir nos links patrocinados. Isso porque eles passam a dar destaque ao seu site, influenciando diretamente no primeiro contato do consumidor com a sua marca.
Apesar de a geração de tráfego ser algo muito importante dentro de uma estratégia de marketing, ele não paga boletos, digamos assim — da mesma forma que as curtidas, comentários e compartilhamento de posts nas redes sociais. Tudo isso tem a sua importância para o fortalecimento da marca, mas não para o faturamento da empresa, concorda?
Nesse momento, é preciso pensar em como captar os leads de maneira eficiente. Pode ser incentivando-os a entrar em contato pelo WhatsApp, por exemplo. Caso você venda um produto de alto ticket e que exija uma negociação mais próxima, pode usar landing pages para captação e seleção dos leds.
Embora os links patrocinados não tenham o poder de negociação, eles transformam os usuários em importantes potenciais compradores. O fato de os anúncios trazerem até você leads qualificados e que têm uma intenção real de compra ajuda muito no processo de vendas.
É como se os links patrocinados colocassem você “na frente do gol” e o que você precisa fazer apenas é “empurrar a bola para dentro do gol”, deu para entender? Nesse sentido, entendemos que eles têm um papel indispensável na conversão de leads.
Percebeu o quanto os links patrocinados podem ajudar a sua empresa a vender mais? Por essa razão, eles precisam ser vistos como um investimento e não como custo, pois trarão um retorno sobre os valores que serão aplicados.
O ambiente digital é bem concorrido, como se não bastasse, grandes players do mercado também estão nessa corrida pelos mesmos clientes que os seus. Portanto, é importante não medir esforços para se destacar e estar presente na mente do seu potencial cliente.
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